Resultados garantem BEC e Metrô na próxima fase

Resultados garantem BEC e Metrô na próxima fase
Foto: Divulgação

Monday, 21 July 2025

Se o Verdão vencer na última rodada, os dois times de Blumenau podem se classificar diretamente para as semifinais da Segundona Catarinense.

O fim está próximo, ao menos da primeira fase. Aconteceu neste domingo (20) a penúltima rodada da Série B do Campeonato Catarinense, que classifica seis de seus nove participantes para o mata-mata decisivo, com o adendo de que os dois primeiros colocados avançam diretamente para as semifinais.

O BEC poderia ter garantido a liderança antecipada se tivesse vencido o Fluminense de Joinville fora de casa. Prejudicado pelas péssimas condições do gramado do Estádio Dr. Sadalla Amin Ghanen, o Tricolor perdeu chances preciosas e viu os donos da casa abrirem o placar na única oportunidade de ataque que tiveram no primeiro tempo do confronto. O empate não demorou a sair depois que as equipes voltaram do intervalo e permaneceu até o fim do jogo, muito por conta do goleiro Gabriel, que fechou o gol quando os jogadores do BEC acertaram a pontaria. Como folga na última rodada, a vitória teria feito com que o time não pudesse mais ser alcançado na tabela, mas a igualdade em 1x1 confirmou o eterno Tricolor da Rua das Palmeiras como um dos semifinalistas e deixou uma situação curiosa guardada para o próximo fim de semana.

A única equipe que pode tirar a liderança do BEC é o Juventus, que recebe na última rodada justamente o rival Metropolitano. Para o que o Verdão também avance diretamente para a terceira fase, será preciso vencer o Moleque Travesso fora de casa, garantindo a liderança do BEC e a possível vice-liderança na tabela, que só não aconteceria se o Carlos Renaux superasse o Camboriú em Imbituba por uma diferença de gols maior que a do Metrô.

Ontem no SESI, o Verdão recebeu o Camboriú, oponente direto por essa vaga restante. Sabendo da importância da vitória, os mandantes foram pra cima, tiveram um gol anulado no primeiro tempo e tinham, do outro lado, um adversário que estava a sua frente na tabela e ainda lutava pela liderança geral da primeira fase. O goleiro Alan foi mais uma vez fundamental para o resultado, que foi construído aos 14 minutos do segundo tempo com um gol de cabeça de Willian, que veio do banco. O time ‘do litoral’ pressionou no restante do embate e foi pra cima até o último minuto, mas o 1x0 permaneceu e colocou o Metrô na terceira posição do campeonato, com a vaga garantida para as quartas-de-final.

Nos outros jogos, o Carlos Renaux empatou sem gols contra o Nação em Brusque no sábado (19) e o Tubarão goleou o Porto em casa por 6x0, igualando o maior placar da Segundona até aqui. Se não bastasse, os confrontos da última rodada ganharam um tempero extra com alguns confrontos diretos que valem vaga direta, vaga nas quartas e até uma improvável permanência na divisão de acesso.

Em Porto União, o Porto recebe o Fluminense de Joinville e precisa descontar um saldo negativo de 20 gols, algo praticamente impossível de se alcançar em campo. O Dragão teria chances mais concretas se o BEC tivesse vencido o jogo de ontem, formando um cenário onde uma vitória simples bastaria. Em Joinville, o Nação de Araquari recebe o Tubarão com amplas possibilidades. Se vencer bem, pode até beliscar uma vaga direta se os outros jogos empatarem, mas se perder, fica de fora das quartas e será ultrapassado pelo Peixe. Camboriú e Carlos Renaux estão classificados, mas ainda sonham com a semifinal em caso de empate de seus concorrentes.

A partida com maior foco certamente será Juventus x Metropolitano, que se enfrentam no João Marcatto em Jaraguá do Sul. Para tirar o BEC da liderança, o Juventus precisa vencer por 4x0 para superar o Tricolor no saldo e também no número de gols marcados. Um empate manteria o time grená na segunda colocação, caso o Carlos Renaux não vença o Camboriú fora de casa. Porém, a cidade toda espera que o Verdão leve mais essa e surpreenda os donos da casa, pois uma vitória colocaria o Metropolitano na vice-liderança e bastaria que o Vovô de Brusque não batesse o Camboriú por um placar maior, já que essa combinação de resultados colocaria os dois times de Blumenau diretamente nas semifinais, a um passo do sonhado retorno à elite do Campeonato Catarinense.

Torcedor do BEC, compre a pipoca e ligue o secador no próximo domingo.

Torcedor do Metrô, boa viagem até Jaraguá do Sul para apoiar a equipe.

Vamos colocar Blumenau, em dose dupla, no lugar onde a gente jamais deveria ter saído.


>> SOBRE O AUTOR

Dane Souza

>> COMPARTILHE