Tatsuro Taira entra na briga por cinturão dos moscas

Monday, 04 August 2025
O sábado (2) teve mais um evento do UFC em Las Vegas, com um duelo de pesos-moscas como a luta principal da noite.
O sábado (2) teve mais um evento do UFC em Las Vegas, com um duelo de pesos-moscas como a luta principal da noite. O confronto foi entre dois lutadores da Ásia, o japonês Tatsuro Taira e o sul-coreano Hyung Sung Park.
Vindo de derrota, Taira não tomou conhecimento do rival, que entrou de última hora no evento. Ao levar a luta para o chão, teve caminho fácil para conseguir a finalização que lhe rendeu a sua sétima vitória no Ultimate e a sua entrada na briga pelos futuros desafiantes da divisão.
A luta
Já no começo do combate, Taira mostrou a que veio quando derrubou Park com uma sequência de potentes golpes de direita. O primeiro round foi todo do japonês, que demonstrou ser mais agressivo que o coreano, que praticamente adotou postura defensiva durante toda a parte inicial da luta disputada no APEX.
E o segundo round só confirmou tal tendência. O japonês rapidamente foi para a queda e a conseguiu. Sem oposição forte de Park, Taira trabalhou bem o posicionamento para poder pegar as costas do rival. E com um 'face crank', conseguiu a finalização que lhe deu a vitória no main event do UFC Vegas 108.
Os brasileiros no evento
Ao todo, o Brasil teve sete representantes no UFC Vegas 108. Elves Brener protagonizou contra Esteban Ribovics um duelo 'Brasil x Argentina' no octógono e fez um primeiro round bastante equilibrado contra o rival, com a trocação sendo o fator principal de toda a luta. O pupilo de Charles do Bronx não titubeou em sua postura ofensiva, chegando a quase balançar o argentino no terceiro round, mas este conseguiu também mostrar imposição na luta em pé para garantir a vitória na decisão dos juízes. E rendendo ao amazonense sua terceira derrota consecutiva.
Em busca da reabilitação, Karol Rosa mostrou todo o poder de seu jogo diante de Nora Cornolle. Usando bem da trocação e do jogo do clinche, a brasileira chegou a balançar a francesa no primeiro round. A segunda parte da luta foi bastante disputada, com as duas lutadoras buscando chances de finalizar no chão após uma queda conseguida pela capixaba. Em nova queda no terceiro round, Karol quase pegou no katagatame e também teve boa chance de encerrar a luta com uma 'chuva' de cotoveladas no ground and pound. Desta maneira, conseguiu voltar a vencer no octógono.
Outro vindo de derrota, Elizeu Capoeira teve pela frente Neil Magny em um duelo de veteranos. No primeiro round, o brasileiro soube enfrentar o jogo do americano e conseguiu evitar ser quedado, além de encaixar uma boa sequência de cruzados. Na segunda parte, levou a luta para o chão, conseguiu evitar ser finalizado e teve sucesso no ground and pound. Mas Magny resistiu, conseguiu reverter e conseguir depois quedar Elizeu. Daí em diante, apostou nos golpes em direção ao brasileiro, que resistiu o quanto pode, mas não conseguiu evitar a derrota.
Rodolfo Vieira foi mais um brasileiro que buscou a reabilitação do UFC. Contra Tresean Gore, um dos maiores expoentes do jiu-jitsu fez seu primeiro teste depois de começar a treinar na Fighting Nerds, e se mostrou mais agressivo já desde o começo da luta, procurando buscar a queda e neutralizar as investidas do rival. Rodolfo teve bom desempenho em pé na segunda parte da luta e aumentou ainda mais a pressão no terceiro round, ao dar uma 'balançada' no oponente com cruzado. Gore também mostrou ação ofensiva, mas insuficiente para evitar a derrota.
Em confronto brasileiro, Rafael Macapá teve pela frente Felipe Bunes para tentar encaixar a terceira vitória seguida no UFC. E teve que sofrer no primeiro round, que viu os dois lutadores apostarem nas quedas, ao ser por duas vezes quase finalizado pelo rival. O amapaense respondeu na segunda parte da luta, indo bem na trocação e conseguindo defender a tentativa de finalização do potiguar, apostando também em ground and pound. A parte final da luta teve muita busca pelas quedas e até novamente Felipe buscar finalizar, mas Rafael soube ditar o ritmo do combate e vencer mais uma no Ultimate.
Na primeira luta da note, Ketlen Souza enfrentou Piera Rodriguez e teve um primeiro round no qual teve que lidar com as quedas da venezuelana, mas conseguindo se dar bem no chão e até tentar finalizar. No entanto, a 'Esquentadinha' foi alvo das várias tentativas de takedown de 'La Fiera, conseguindo se livrar bem em várias destas oportunidades e até ir bem na trocação. Mas tal jogo causou desgaste na manauara, que seguiu sendo queda pela rival e, assim, ficou com a derrota na decisão dividida.
Resultados UFC Vegas 108 - Taira x Park
Card principal
- Tatsuro Taira venceu Hyung Sung Park por finalização (1:06 do R2)
- Chris Duncan venceu Mateusz Rebecki por decisão unânime dos juízes
- Esteban Ribovics venceu Elves Bremer por decisão unânime dos juízes
- Karol Rosa venceu Nora Cornolle por decisão unânime dos juízes
- Neil Magny venceu Elizeu Capoeira por nocaute técnico (4:39 do R2)
- Kevin Vallejos venceu Danny Silva por decisão unânime dos juízes
Card preliminar
- Rinya Nakamura venceu Nathan Fletcher por nocaute técnico (1:02 do R1)
- Rodolfo Vieira venceu Tresean Gore por decisão unânime dos juízes
- Andrey Pulyaev venceu Nick Klein por nocaute técnico (1:31 do R2)
- Austin Bashi venceu John Yannis por finalização (3:39 do R1)
- Rafael Macapá venceu Felipe Bunes por decisão unânime dos juízes
- Piera Rodriguez venceu Ketlen Souza por decisão dividida dos juízes