NFL adquire 10% da ESPN em mega-acordo fechado

Wednesday, 06 August 2025
Transação envolve o principal veículo de mídia esportiva do mundo e a maior liga esportiva do planeta.
A NFL anunciou oficialmente, na noite desta terça-feira (5), um acordo com a ESPN, em que a maior liga esportiva do planeta passará a ter participação acionária de 10% no principal veículo de mídia esportiva do mundo. Em troca, a ESPN adquiriu a NFL Network e alguns outros ativos de mídia controlados pela NFL, incluindo o canal linear RedZone e o NFL Fantasy.
Além da venda da NFL Network, a NFL e a ESPN também firmaram um segundo acordo, pelo qual a NFL licenciará para a ESPN determinados conteúdos da liga e outras propriedades intelectuais para serem usadas pela NFL Network, bem como outros ativos.
“O anúncio de hoje [ontem, dia 5] abre caminho para que a marca líder mundial em mídia esportiva e o esporte mais popular dos Estados Unidos ofereçam uma experiência ainda mais envolvente para os fãs da NFL, de uma forma que só a ESPN e a Disney conseguem”, destacou Robert Iger, CEO da The Walt Disney Company.
“O comissário [Roger] Goodell e a NFL construíram ativos de mídia excepcionais, e essas transações aumentarão as opções do consumidor, proporcionarão aos espectadores ainda mais conveniência e qualidade, e expandirão a amplitude e a proposta de valor do ecossistema de streaming da Disney”, acrescentou o executivo.
De acordo com a NFL, os acordos “visam a estabelecer um novo padrão de como o futebol americano profissional é transmitido, vivenciado e celebrado pelos fãs”.
“Desde o lançamento em 2003, a NFL Network proporcionou a milhões de fãs acesso sem precedentes ao esporte que amam. Seja estreando o Thursday Night Football, transmitindo o Combine ou contando histórias incríveis de futebol americano por meio de programas originais e notícias de última hora, a NFL Network cumpriu seu papel. A venda da Network para a ESPN fortalecerá esse legado notável, oferecendo mais futebol americano da NFL para mais fãs de maneiras novas e inovadoras”, afirmou Goodell.
Detalhes Adicionais
Ainda segundo a NFL, a ESPN pretende empregar conhecimento e recursos no desenvolvimento da NFL Network, na distribuição do RedZone para operadoras de TV por assinatura e no NFL Fantasy, para “expandir o alcance do público, aumentar a acessibilidade e a flexibilidade para os consumidores, impulsionar a inovação e oferecer ainda mais conteúdo de alta qualidade aos fãs a preços altamente competitivos”.
Como resultado desta venda, a programação da NFL estará disponível em mais plataformas, incluindo o próximo serviço direto ao consumidor (DTC) da ESPN, e permanecendo disponível nas principais operadoras de TV a cabo, satélite e streaming. A oferta de DTC da ESPN oferecerá uma variedade de conteúdo da NFL aos assinantes.
“Este é um dia emocionante para os fãs de esportes. Ao combinar esses ativos de mídia da NFL com o alcance e a inovação da ESPN, estamos criando um destino privilegiado para os fãs de futebol americano. Juntas, a ESPN e a NFL estão redefinindo a forma como os fãs interagem com o jogo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Este acordo ajuda a impulsionar o futuro digital da ESPN, estabelecendo as bases para uma oferta ainda mais robusta enquanto nos preparamos para lançar nosso novo serviço direto ao consumidor”, disse Jimmy Pitaro, presidente da ESPN.
No total, as plataformas da ESPN licenciarão mais três jogos da NFL por temporada para serem transmitidos na NFL Network. Além disso, a ESPN ajustará sua programação geral de jogos da NFL, com quatro jogos (incluindo alguns de janelas sobrepostas) transferidos para a NFL Network, que continuará a apresentar sete jogos por temporada.
Por fim, a NFL continuará a deter e operar seus negócios de mídia, incluindo propriedades como a NFL Films e plataformas-chave voltadas para os fãs, como NFL+, NFL.com, NFL Podcast Network, NFL Fast Channel e os sites oficiais dos 32 clubes da liga. Além disso, também continuará a deter, operar e produzir a NFL RedZone, mantendo os direitos de distribuição digital da plataforma.
As transações estão sujeitas a negociações de acordos definitivos entre as partes e a diversas aprovações, inclusive pelos proprietários dos times da NFL. Vale lembrar que, atualmente, a ESPN é 80% detida pela ABC (uma subsidiária indireta da The Walt Disney Company) e 20% pela Hearst.