Jhon Xavier é bronze na Lituânia

Tuesday, 26 August 2025
Pentatleta brasileiro ganha nove posições no laser-run e conquista pódio inédito no Mundial Sub-19.
O pentatlo moderno do Brasil está novamente em destaque no cenário mundial graças à Jhon Xavier. O atleta de 17 anos conquistou neste sábado, 23, a medalha de bronze no Mundial Sub-19 de Druskininkai (Lituânia), a primeira do país na história de um campeonato mundial de base. O ouro ficou com o húngaro Nemere Szecsi e a prata com o ucraniano Oleg Rybak.
"Foi uma prova extraordinária, que coroa toda a nossa preparação para este Mundial. Estava bastante confiante e, nos últimos meses, fiz um trabalho com a minha psicóloga Rosângela (Vieira) para chegar bem aqui, controlando a ansiedade e o nervosismo. E preciso agradecer também à comissão técnica, o Almir (Claudino), que está comigo aqui na Lituânia e tem sido mais que um parceiro, tem sido um pai para mim. Então, é comemorar agora e continuar trabalhando para buscar mais resultados daqui para frente", comemorou Jhon.
O brasileiro, que já havia se destacado na fase classificatória na última quinta-feira - terceiro lugar em sua série, com 1.531 pontos - voltou a mostrar consistência na final. Ele iniciou a prova com o terceiro lugar na esgrima, depois foi décimo nos obstáculos e 35° na natação, avançando para o laser-run em 12º lugar. Foi quando conseguiu uma arrancada final na prova combinada para cruzar a linha de chegada na terceira posição, com 1.556 pontos.
"A expectativa inicial era superar o resultado de 2024, quando ficamos em 17º lugar. Para este ano, conversando com o Jhon e a comissão técnica, a expectativa era ficar entre os dez primeiros, porque no pentatlo moderno, quando estamos no Top 10, tudo pode acontecer. E hoje foi o dia dele, um atleta super talentoso, que tem uma longa trajetória pela frente", explicou Almir Claudino, coordenador do projeto Pentajovem Recife (PE), idealizado pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, do qual Jhon faz parte.
O Pentajovem é um programa voltado à massificação da modalidade e reúne dezenas de atletas, divididos em diferentes níveis – iniciação, desenvolvimento e alto rendimento – na capital pernambucana. No local, os jovens contam com o suporte de treinadores específicos para cada esporte e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
O pódio de Jhon em Druskininkai comprova a força e tradição do pentatlo moderno pernambucano. O estado que já revelou nomes como Yane Marques e Priscila Oliveira, agora vê despontar um novo talento. O pentatleta foi descoberto em um projeto de natação no Centro Comunitário da Paz (Compaz), chamando a atenção pela estatura (1,85m) e pelo porte físico. Atualmente treina no Círculo Militar do Recife, sob a supervisão do atleta olímpico e hoje treinador Felipe Nascimento.
No ano passado, Jhon foi um dos destaques dos Jogos da Juventude, evento multiesportivo organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em João Pessoa (PB), que reúne os principais atletas do país até 17 anos. Ele disputou a competição de esgrima, conquistando a medalha de ouro na prova masculina e a prata na equipe mista, ao lado de Yale Ramos, outra promessa do pentatlo pernambucano.
Além de Jhon Xavier, o Brasil contou com a participação de Flávia Souza no Mundial Sub-19 de Pentatlo Moderno. A atleta de 15 anos, do Colégio Militar de Curitiba (PR), fez sua estreia em uma competição deste porte e terminou em 49° lugar, com 1.255 pontos.