Islam Makhachev vence Maddalena

Islam Makhachev vence Maddalena
Foto: Divulgação

Monday, 17 November 2025

Ao conquistar o conquista cinturão meio-médio no UFC 322, o lutador se torna bicampeão.

Neste sábado (15), na luta principal do UFC 322, em Nova York (EUA), Islam Makhachev demonstrou por que é considerado por muitos o melhor lutador peso-por-peso da atualidade. Ex-campeão peso-leve (70 kg), o russo abriu mão do cinturão para subir de categoria em busca do bicampeonato. E o objetivo foi concluído de forma bem-sucedida. Diante do até então campeão meio-médio (77 kg) Jack Della Maddalena, o pupilo de Khabib Nurmagomedov não tomou conhecimento do adversário e, sem sustos, conquistou seu segundo título na principal liga de MMA do mundo.

Com um festival de quedas e wrestling em cadeia durante 25 minutos, Makhachev venceu Maddalena na decisão unânime dos juízes. Com Khabib no corner, o russo entrou para o seleto grupo de atletas que se tornaram campeões em duas categorias de peso diferentes. Animado com a conquista, Islam pediu vaga no card do UFC Casa Branca, programado para junho de 2026.

“Esse é um sonho. Toda a minha vida para ter isso aqui. Estou muito feliz. E o cinturão é pesado e maravilhoso. Trabalhei muito para isso. Nova York, muito obrigado! Minha vida mudou. Consigo lutar, posso fazer o que eu quiser. Essa noite foi tão fácil. Esse é meu plano, não é segredo. Todos os oponentes sabem e ninguém vai me parar. Abre a Casa Branca Trump, estou chegando”, declarou Makhachev, ainda no octógono, após vencer no UFC 322.

A luta

Maddalena começou o duelo marchando para frente após Islam chutar sua panturrilha. Em resposta, o russo encurtou a distância, catou a perna do rival e aplicou uma bela queda. Por cima, Makhachev pressionou o australiano com o peso do próprio corpo. Ao tentar se desvencilhar, Jack cedeu as costas, mas na sequência defendeu a investida do desafiante. Em desvantagem, o campeão apenas sobreviveu com as costas no solo até o soar do gongo.

Islam começou o segundo round jogando dois cruzados para medir a distância. Em seguida, um chute alto do russo surpreendeu Maddalena. Trocando força no clinch, foi a vez do campeão surpreender com uma tentativa de queda, devidamente revertida por Makhachev durante o movimento. Por cima, o pupilo de Khabib ‘afogou’ o australiano com pressão no solo até o final do tempo.

Jack tentou mudar a maré da luta com jabs no início do terceiro assalto. Em resposta, Makhachev minou a base do australiano com chutes na panturrilha. Com um ‘timing’ perfeito, Islam grampeou e derrubou o campeão mais uma vez no centro do octógono. Com boas cotoveladas, o russo passou a abrir margem na pontuação no ‘ground and pound’.

Centrado, Makhachev começou o quarto round usando fintas e desferindo chutes altos. Novamente no tempo exato, o pupilo de Khabib atirou uma queda bem-sucedida. No solo, Islam tentou buscar o mata-leão, mas Maddalena defendeu a investida nas costas. Como nas parciais anteriores, Jack se concentrou apenas em não ser finalizado até o soar do gongo.

Atrás no placar, Maddalena foi para o tudo ou nada marchando para frente. Com a estratégia, entretanto, o australiano virou um alvo fácil para uma nova entrada de queda de Makhachev, ainda nos segundos iniciais do quinto round. Visivelmente frustrado, Jack pouco pôde fazer por baixo. Islam, por sua vez, administrou a vantagem já com a vitória garantida.

Confira abaixo todos os resultados do UFC 322:

  • Islam Makhachev venceu Jack Della Maddalena via decisão unânime
  • Valentina Shevchenko venceu Zhang Weili via decisão unânime
  • Michael Morales venceu Sean Brady via nocaute no primeiro round
  • Carlos Prates venceu Leon Edwards via nocaute no segundo round
  • Benoit Saint Denis venceu Beneil Dariush via nocaute no primeiro round
  • Bo Nickal venceu Rodolfo Vieira via nocaute no terceiro round
  • Gregory ‘Robocop’ venceu Roman Kopylov via decisão unânime
  • Erin Blanchfield venceu Tracy Cortez via finalização no segundo round
  • Ethyn Ewing venceu Malcolm Wellmaker via decisão unânime
  • Kyle Daukaus venceu Gerald Meerschaert via finalização no primeiro round
  • Pat Sabatini venceu Chepe Mariscal via decisão unânime
  • Fatima Kline venceu Angela Hill via decisão unânime
  • Baisangur Susurkaev venceu Eric McConico via nocaute no terceiro round
  • Matheus Camilo venceu Viacheslav Borshchev via decisão unânime

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE