Blumenauenses conquistam medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Tuesday, 02 December 2025
Natação, bocha e tênis de mesa somam 16 medalhas e Santa Catarina fica em 3º lugar.
Atletas blumenauenses tiveram participação de destaque nas Paralimpíadas Escolares 2025 ao integrarem a delegação de Santa Catarina nas modalidades de natação, bocha paralímpica e tênis de mesa. A equipe catarinense encerrou a competição no 3º lugar geral entre as 27 delegações participantes. A segunda fase do evento foi realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Na natação, os atletas de Blumenau conquistaram oito medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Entre os destaques, Nicolly Maia somou cinco pódios, incluindo ouros nos 100m costas e nos 200m medley — prova em que também estabeleceu um novo recorde escolar. Igor Antunes foi outro dos nomes vitoriosos da delegação catarinense, garantindo cinco ouros.
A equipe blumenauense contou ainda com o bom desempenho de Amanda de Liz, campeã nos 100 costas e vice-campeã em duas provas. Os atletas Bruno Zanotti, João Pacheco, Amanda de Sousa, Nicolas Fernandes e Weivid Chaves também tiveram posições de destaque, contribuindo para a pontuação de Santa Catarina.
Na bocha paralímpica, Evelyn de Oliveira garantiu o ouro na classe BC4, enquanto Kevin Lira, da classe BC1, terminou em quarto lugar. No tênis de mesa, dois atletas blumenauenses conquistaram o ouro: Sophia de Oliveira, da classe TT10, e Fábio Boaventura, campeão nas classes TT6 e TT7.
Primeira etapa teve medalhas e recordes no atletismo
Na primeira etapa, realizada entre 17 e 21 de novembro, os atletas de Blumenau já haviam contribuído com resultados expressivos para Santa Catarina no atletismo, somando 20 medalhas de ouro, nove de prata e duas de bronze, além da conquista de nove novos recordes escolares.
A comitiva de Blumenau contou com 47 integrantes – entre atletas, técnicos e staff – que representaram Santa Catarina nas duas fases da competição. O grupo é formado por estudantes do Programa do Paradesporto, reconhecido pela formação e incentivo à prática esportiva inclusiva e coordenado pelas secretarias de Educação (Semed) e da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).