Além do BEC: conheça o projeto que prevê parque aquático na Artex

Além do BEC: conheça o projeto que prevê parque aquático na Artex
Foto: Projeto inclui parque de recreação aquática (divulgação)

Monday, 16 February 2026

Proposta alternativa para o complexo no Garcia inclui foco em lazer e eventos, além de áreas de recreação para a comunidade de Blumenau.

A disputa pelo futuro do Parque Prefeito Carlos Curt Zadrozny, a icônica antiga Associação da Artex, revelou que o interesse da iniciativa privada vai além do futebol. Embora o plano da SAF do Blumenau Esporte Clube (BEC) para construir um centro de treinamentos padrão Fifa tenha sido o mais bem avaliado pela prefeitura, um segundo projeto detalhado também entrou na mesa de negociações, trazendo uma visão focada em entretenimento familiar e turismo de eventos para a região do Garcia.

Esta proposta alternativa, submetida à comissão julgadora do município, sugere a criação de um parque privado de recreação aquática dentro da estrutura. O plano não se limitava às piscinas: previa também uma reforma completa e modernização do salão principal do complexo, visando transformar o local em um hub para cerimônias, festas e grandes eventos em Blumenau.

Apesar de o projeto do BEC ter levado vantagem na avaliação inicial devido ao nível de detalhamento técnico e ao compromisso com a manutenção da área pública, a prefeitura de Blumenau não descartou as ideias apresentadas pelo segundo concorrente. Segundo informações apuradas, ambos os estudos podem servir de base para o futuro edital de concessão da área de quase 100 mil metros quadrados.

O governo municipal segue com os estudos em andamento e reforça que nenhum dos projetos precisa ser seguido à risca no documento final. O objetivo central permanece o mesmo: garantir que a maior área de lazer do Distrito do Garcia seja autossustentável, mantendo o acesso da comunidade e elevando o padrão de infraestrutura disponível para os moradores de Blumenau e visitantes.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE