Coreias não irão desfilar juntas em Paralimpíada

Friday, 09 March 2018
Ao contrário do que aconteceu nas Olimpíadas de Inverno, os dois países não devem se apresentar juntos na abertura em Pyeongchang.
Coreia do Sul e Coreia do Norte não irão desfilar juntas na cerimônia de abertura da Paralimpíada de Inverno de Pyeongchang, como fizeram na Olimpíada de Inverno do mês passado, porque não conseguiram chegar a um acordo sobre uma bandeira unificada que apague ilhas envolvidas em disputas com o Japão, disseram autoridades.
O Japão reclamou com a Coreia do Sul sobre fãs balançando bandeiras da península coreana em uma partida amistosa de hóquei no gelo feminino nos Jogos de Inverno entre o time conjunto da Coreia do Norte e da Coreia do Sul e a Suécia.
A bandeira representa um mapa de toda a península coreana, incluindo um grupo de ilhas sob disputa --conhecido como Dokdo em coreano e Takeshima em japonês - localizado no Mar do Japão, que é conhecido pelos coreanos como Mar Leste.
A delegação norte-coreana para a Paralimpíada disse nesta quinta-feira que "não aceita o fato de que o Dokdo não pode ser marcado devido a questões políticas na Coreia", de acordo com comunicado do Comitê Paralímpico da Coreia.
Em resposta à declaração norte-coreana, o Comitê Paralímpico Internacional disse que as duas Coreias irão desfilar separadamente uma vez que as bandeiras não podem ser alteradas.
As Paralimpíadas de Pyeongchang começam hoje e irão até o dia 18 de março.