Coreias não irão desfilar juntas em Paralimpíada

Coreias não irão desfilar juntas em Paralimpíada
Foto: Reprodução

Friday, 09 March 2018

Ao contrário do que aconteceu nas Olimpíadas de Inverno, os dois países não devem se apresentar juntos na abertura em Pyeongchang.

Coreia do Sul e Coreia do Norte não irão desfilar juntas na cerimônia de abertura da Paralimpíada de Inverno de Pyeongchang, como fizeram na Olimpíada de Inverno do mês passado, porque não conseguiram chegar a um acordo sobre uma bandeira unificada que apague ilhas envolvidas em disputas com o Japão, disseram autoridades.

O Japão reclamou com a Coreia do Sul sobre fãs balançando bandeiras da península coreana em uma partida amistosa de hóquei no gelo feminino nos Jogos de Inverno entre o time conjunto da Coreia do Norte e da Coreia do Sul e a Suécia.

A bandeira representa um mapa de toda a península coreana, incluindo um grupo de ilhas sob disputa --conhecido como Dokdo em coreano e Takeshima em japonês - localizado no Mar do Japão, que é conhecido pelos coreanos como Mar Leste.

A delegação norte-coreana para a Paralimpíada disse nesta quinta-feira que "não aceita o fato de que o Dokdo não pode ser marcado devido a questões políticas na Coreia", de acordo com comunicado do Comitê Paralímpico da Coreia.

Em resposta à declaração norte-coreana, o Comitê Paralímpico Internacional disse que as duas Coreias irão desfilar separadamente uma vez que as bandeiras não podem ser alteradas.

As Paralimpíadas de Pyeongchang começam hoje e irão até o dia 18 de março.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE