Como o esporte pode estimular a produtividade no trabalho
Foto: ReproduçãoTuesday, 01 May 2018
Percebendo que investimentos em saúde e bem-estar deixam as equipes mais felizes, focadas e motivadas, algumas empresas estão investindo pesado nessas práticas.
Quando pensamos nos benefícios da atividade física, logo vem à mente o ideal de corpo sarado, um teste de colesterol equilibrado e uma saúde de ferro. Porém, um estudo da Leeds Metropolitan University mostra que os benefícios do exercício físico vão muito além de um corpo saudável: eles também podem ajudar a aumentar a sua produtividade no trabalho.
O estudo pesquisou mais de 200 profissionais que têm acesso a academias perto ou até mesmo dentro do local de trabalho e avaliou a performance declarada por estes profissionais ao longo do tempo, comparando dias em que eles haviam ou não se exercitado.
O que eles descobriram foi que, nos dias em que os profissionais fizeram aquela visita à academia, sua performance no trabalho também aumentou. Eles reportaram ser mais efetivos, ter melhores interações com seus colegas e, o mais importante, se sentirem mais satisfeitos ao final do dia de trabalho.
No Love Mondays, plataforma onde profissionais avaliam as empresas onde trabalham, profissionais também declaram ser mais felizes e produtivos em empresas onde a prática de exercícios é incentivada. De acordo com depoimentos na plataforma, a facilidade de acesso a academias e a flexibilidade de horários para acomodar a prática esportiva são fatores que geram maior felicidade do profissional em relação ao seu trabalho.
Horários flexíveis, bicicletas no trabalho, vestiários com chuveiros: o futuro esportivo dos escritórios
Percebendo que investimentos em saúde e bem-estar deixam as equipes mais felizes, focadas e motivadas, algumas empresas estão investindo pesado nessas práticas. A Ambev, por exemplo, decidiu flexibilizar os horários de trabalho para que os profissionais pudessem praticar exercícios na ampla rede de academias com quem a empresa tem parceria. Além disso, a empresa oferece vestiários em sua sede e nas cervejarias e snacks saudáveis durante o dia.
Guilherme Vieira, gerente de Packaging na Ambev, explica como essa mudança gerou impacto em sua vida. “Sempre pratiquei esporte, mas, há quatro anos, meu gerente na Ambev me convidou para participar de uma maratona e isso mudou minha vida pessoal e profissional”, diz. “Já participei de maratonas de até 82 km e, no ano que vem, tenho planos para fazer uma de 100 km. Com os treinos para as provas aprendi ter mais disciplina e foco no objetivo final. Hoje, sinto-me mais tranquilo ao encarar grandes desafios na minha rotina profissional”, enfatiza o colaborador.
O Grupo Netshoes, empresa que tem o esporte em seu DNA, também adota práticas interessantes dentro de casa. Uma delas é o projeto Mobike, que oferece cerca de 20 bicicletas – todas com equipamento de segurança - para que os colaboradores possam ir e voltar do trabalho para casa e utilizar durante o expediente.
A empresa também oferece horário flexível, vestiários com chuveiros, refeitório e espaço de lazer com meia quadra de basquete, tênis de mesa e possui parceria com duas redes de academia que disponibilizam desconto aos colaboradores da companhia. “Incentivamos a prática esportiva e hábitos saudáveis, e observamos que isso traz uma melhora no engajamento e na conexão dos colaboradores com o propósito da companhia”, avalia Sergio Póvoa, diretor de RH do Grupo.