Recordista paralímpico conhece Paradesporto de Blumenau

Recordista paralímpico conhece Paradesporto de Blumenau
Foto: Michele Lamin

Saturday, 26 May 2018

Paratleta Petrucio Ferreira esteve no município nesta quinta-feira, dia 24.

Blumenau recebeu nesta quinta-feira, dia 24, a visita do medalhista paralímpico e recordista mundial Petrucio Ferreira. O atleta veio conhecer o Programa Paradesporto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e da Fundação Municipal de Desportos (FMD), em parceria com a Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).

Durante sua estadia na cidade, Petrucio esteve na Escola Básica Municipal (EBM) Quintino Bocaiúva para conhecer um fã, o estudante e paratleta José Alexandre Martins da Costa, de 14 anos. O encontro foi organizado pela direção do Paradesporto, como surpresa e estímulo para o atual bicampeão das Paralimpíadas Escolares na modalidade de atletismo. Apelidado de Petrucinho, o garoto compete na mesma categoria do atleta profissional, os 100 metros rasos. José Alexandre é ouro também nos 200 metros e no salto em distância.

“Vim especialmente para conhecê-lo e demonstrar apoio a esse programa tão importante na vida de jovens com deficiência. Estou muito feliz e isso me deixa ainda mais motivado para representar nosso país. Desejo isso também para o José Alexandre, que esse encontro sirva de estímulo para ele continuar treinando e nos representar no futuro”, declarou o medalhista de ouro das Paralimpíadas Rio 2016.

O encontro despertou a emoção não só do estudante, mas de todos os colegas e familiares. “O sonho do José Alexandre é chegar aonde o Petrucio chegou, ter esse reconhecimento”, observou a mãe do garoto, Simara Martins Duarte. Segundo ela, o menino iniciou no Paradesporto aos 11 anos e o esporte mudou totalmente sua vida. “Antes ele tinha muita vergonha, não queria sair de casa e ficava muito triste porque as pessoas lhe perguntavam sobre sua deficiência. Agora ele não se esconde mais”, conta.

José Alexandre se prepara atualmente, com treinos diários, para os Jogos Escolares Paralímpicos de Santa Catarina, que ocorrem em julho. A competição é classificatória para as Paralimpíadas Escolares em novembro.

Já Petrucio aproveitou a passagem pela escola para fazer uma palestra para os estudantes ainda pela manhã. Ele também realizou visitas aos apoiadores do programa municipal, como a Unimed, esteve com o prefeito Mário Hildebrandt, e encerrou o dia com uma palestra para toda a equipe de alto rendimento do Paradesporto de Blumenau, com a participação de cerca de 80 atletas e professores.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE