Michael Bisping anuncia aposentadoria: "Grande carreira. Obrigado a todos"

Michael Bisping anuncia aposentadoria:
Foto: Divulgação

Tuesday, 29 May 2018

Aos 39 anos, ex-campeão dos médios do UFC relata problemas nos olhos e influência de filme para tomar decisão de parar. Inglês põe fim à carreira com 30 vitórias.

Pouco depois de duas semanas da despedida de Vitor Belfort, outro grande nome do MMA pendura as luvas. Ironia do destino, dois desafetos. Ex-campeão peso-médio do Ultimate, o inglês Michael Bisping anunciou nesta segunda-feira que está oficialmente aposentado. Aos 39 anos, 14 deles dedicados às artes marciais mistas, Bisping usou seu podcast “Believe You Me” para falar sobre o assunto e fazer o anúncio.

- Então, obviamente, brinquei com isso por um longo tempo, poderia lutar de novo, não poderia. E infelizmente não é uma luta que estou anunciando. Vou anunciar minha aposentadoria oficial das artes marciais mistas - disse Bisping.

Desde sua última luta, em novembro do ano passado, quando perdeu para Kelvin Gastelum poucos dias depois de ter perdido o cinturão para Georges St. Pierre, Bisping tem falado sobre a aposentadoria, mas sem dar definição alguma. Na verdade, o inglês se aposentaria logo após o UFC 199, em junho de 2016, mas um nocaute contra Luke Rockhold e a conquista do título do UFC mudaram os planos.

michael
 
@bisping
 
 

Thank you John, you were always in my corner.
I’ll elaborate more soon, but it’s pretty emotional actually seeing all the kind messages. Thank you all. Proper statement coming soon. https://twitter.com/jon_anik/status/1001269152814977025 

 

Antes disso, em 2013, numa luta com Vitor Belfort, um chute do brasileiro descolou a retina do olho direito do inglês. No duelo com Gastelum, o outro olho incomodou o lutador. O temor por um novo problema pesou na decisão de parar. Ele passou a ver “flashes” no olho esquerdo.

 

- Percebi que não havia flash; é só meu olho, e toda vez que olho para a esquerda, ele pisca. E ainda faz isso quando está escuro (...). Está claro (aqui) agora, então não consigo ver. Comecei a surtar, pensando: ”Oh, meu Deus, não acredito nisso, tenho uma retina deslocada no meu olho bom. E tenho problemas com meu olho ruim”. Obviamente, estava meio que enlouquecendo.

Os médicos diagnosticaram um descolamento do “vítreo” no olho esquerdo, o que deixa em risco a retina deslocada no olho direito. Ainda assim, Bisping revela que negociou uma luta de despedida contra Rashad Evans no dia 17 de maio, no UFC Londres, mas a luta não aconteceu.

A decisão de se aposentar veio, porém, apenas neste último domingo. O agora ex-lutador conta que assistiu ao filme britânico “Journeyman”, em que um pugilista veterano sofre com problemas físicos e mentais no fim da carreira.

- Estava assistindo esse filme ontem à noite e pensei: não vale a pena. Não vale a pena. Quero dizer, o que mais vou fazer? Ganhei o cinturão, conquistei muitas vitórias. Qual é o objetivo de açoitar um cavalo morto? Não que eu seja um cavalo morto, mas qual é o objetivo? Você precisa saber quando se afastar. Tenho quase 40 anos, a hora é agora. Quero dizer, antes de mais nada, obrigada à minha esposa. Sem ela, não teria acontecido. Isso é um fato. Ela foi incrível a cada passo do caminho. Meus filhos. Meu pai. Meu pai foi incrível. E claro, todos no Reino Unido e em todo o mundo que me apoiaram.

Michael Bisping se aposenta com um cartel de 30 vitórias e nove derrotas, e detém o recorde - ao lado de St. Pierre - de maior número de vitórias no Ultimate, com 20 triunfos na organização. Campeão do reality show The Ultimate Figthter 3, Bisping também detém o recorde de lutas no UFC, ao lado de Jim Miller, com 29 lutas cada.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE