Mulher saudita dirige carro de Fórmula 1 no GP da França

Mulher saudita dirige carro de Fórmula 1 no GP da França
Foto: Mark Thompson

Monday, 25 June 2018

Ação marca fim da proibição das mulheres ao volante na Arábia Saudita; Aseel Al Hamad deu voltas no mesmo carro que Kimi Raikkonen usou na vitória do GP de Abu Dhabi em 2012

No domingo (24/06) que começa a valer a permissão para mulheres dirigirem na Arábia Saudita, a saudita Aseel Al Hamad chamou atenção ao pilotar um carro da Fórmula 1 no GP da França. Aseel Al Hamad dirigiu um Renault Sport Formula One Team E20. Ela foi convidada pela marca para dar algumas voltas de demonstração na pista. O carro, segundo a montadora, é o mesmo que Kimi Raikkonen pilotou na vitória do GP de Abu Dhabi em 2012.

"Não comemoramos só o fato de que as mulheres agora podem dirigir. É também o nascimento (de uma nova era) das mulheres no automobilismo", disse Aseel ao site Eurosport. "O mais importante é que estou esperando que as novas gerações de mulheres se interessem pelo automobilismo."

A primeira experiência de Aseel Al Hamad com um carro de Fórmula 1 ocorreu no último dia 5 de junho, em um dia de testes sob a orientação de engenheiros e técnicos da Renault.

Em seu perfil no Twitter, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, disse que a permissão para mulheres dirigirem é "um passo importante para o direito das mulheres, a mobilidade e as mulheres no automobilismo".

Empresária e pintora premiada, Aseel é formada em engenharia de design de interiores pela Prince Sultan University e cultiva paixão por carros Ferrari. Ela é dona de uma empresa de design chamada IDegree Design e atualmente está estudando administração de negócios na Al-Faisal University. Segundo a imprensa saudita, ela já recebeu prêmios por seus esforços em educar mulheres sauditas nas áreas de automobilismo e direção segura.

A saudita é a primeira integrante mulher da Federação de Automobilismo da Arábia Saudita (SAMF) e da Comissão de Mulheres em Automobilismo, criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE