Paradesporto Escolar participa de projeto do CEI Nazaré
Foto: DivulgaçãoWednesday, 29 August 2018
Atividades acontecerão nesta quarta-feira, a partir das 9h.
O Programa Paradesporto Escolar participará nesta quarta-feira, dia 29, com a equitação adaptada, de uma das ações de um projeto do Centro de Educação Infantil (CEI) Nazaré. A unidade de ensino está localizada na Rua Doutor Pedro Zimmermann, nº 10139, bairro Itoupava Central. A integração ocorrerá das 9h às 10h30 e reunirá todos os alunos da instituição. A ocasião contará com a presença de um cavalo e um aluno do Paradesporto Escolar. O objetivo da iniciativa é trocar experiências e fazer com que as crianças tenham um contato com o animal.
O projeto no CEI Nazaré foi implantado para começar a ser desenvolvido no segundo semestre deste ano. A proposta é de que em cada mês sejam apresentadas atividades diferentes que trabalhem vários aspectos nas crianças da instituição. Em outras ocasiões, que ocorrerão mensalmente, serão executadas atividades com teatro, brincadeira com água, sabão na lona e tenda literária.
A participação do Paradesporto Escolar foi solicitada pelas professoras do CEI, responsáveis pela ação. Segundo a Diretora do Paradesporto, Giselle Margot Chirolli,”um dos nossos maiores objetivos do programa é estarmos desenvolvendo ações com as unidades da rede de ensino, para que possamos contribuir em diversos aspectos, realizando o movimento multidisciplinar e interdisciplinar. Temos certeza que esta ação será muito importante para as crianças do CEI”,afirma.
Sobre a equitação adaptada:
A modalidade da equitação adaptada foi incorporada no Programa Paradesporto Escolar em setembro de 2017. As aulas atendem crianças e adultos com deficiência física e ocorrem uma vez por semana, sendo que o aluno fica meia hora em cima do cavalo. No início são desenvolvidos exercícios para fortalecer a musculatura e trabalhar com a flexibilidade, o alongamento e o equilíbrio. Após ter condições e autonomia em cima do animal, são iniciadas então, as aulas com rédea para que os alunos possam guiar o cavalo sozinho.