Hamilton vence em Itália e iguala Schumacher

Hamilton vence em Itália e iguala Schumacher
Foto: Divulgação

Wednesday, 05 September 2018

Depois da euforia, a deceção. Raikkonen e Vettel mantiveram os dois primeiros lugares só até à curva 4 (Variante della Roggia).

O Autodromo Nazionale de Monza esgotou (mais de 120.000 espectadores) para a 69.º do G.P. de Itália. Na véspera, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel posicionaram os dois Ferrari na 1.ª linha da grelha de partida, o que não acontecia desde 1994. O finlandês conseguira, também, a 1.ª ‘pole position’ da Scuderia desde 2010 e a volta mais rápida de sempre na Fórmula 1, com velocidade média de 263,587 km/h, eliminando da lista dos recordes os 262,242 km/h de Juan Pablo Montoya em 2004, num Williams-BMW com motor de 10 cilindros (nos monolugares atuais, unidades de potência com sistema híbrido, com V6 1.6 Turbo assistidos eletricamente). Portanto, expetativa de vitória de um cavallino rampante… A marca de Maranello ganhou 19 edições da corrida (a 1.ª em 1951, com Alberto Ascari), mas subiu pela última vez ao lugar mais alto do pódio em 2010, com Fernando Alonso.

Hoje, depois da euforia, a deceção. Raikkonen e Vettel mantiveram os dois primeiros lugares só até à curva 4 (Variante della Roggia)! Aí, o alemão, atacado por Hamilton na travagem, não evitou toque no Mercedes #44, incidente normal nas corridas (e, assim, sem penalizações) e caiu para o fim do pelotão. Como aconteceram mais escaramuças após o arranque, intervenção do Safety Car para limpeza da pista. No relançamento do G.P. o britânico tentou ultrapassagem ao finlandês da Scuderia – ainda trocaram de posições após o recomeço, na volta 4, mas o contra-ataque ao ataque manteve o Ferrari à frente.

Kimi parou na volta 20 e, temporariamente, perdeu o comando para Lewis. Então, os estrategas da Mercedes entraram em ação: sacrificaram o resultado de Bottas, que perseguia Verstappen (3.º) e pediram-lhe para bloquear Raikkonen depois da passagem de Hamilton pelas boxes, para facilitar a recuperação do campeão do Mundo. Manobra muito bem-sucedida! Hamilton, beneficiando, também, do desgaste mais rápido dos pneus do Ferrari de Raikkonen aproximou-se depressa do finlandês e, no início da volta 45, na 1.ª variante de Monza, atrasou a travagem até ao limite, passou o adversário e regressou à liderança da corrida, desta vez definitivamente!

Até ao final do G.P., registo só para incidente na mesma zona do circuito, com Verstappen a empurrar Bottas para fora da pista, razão por trás da penalização de 5 s que retirou o pódio ao piloto holandês da Red Bull, que errou da mesma forma pela 3.ª vez em 2018 – acabou mesmo em 5.º, atrás quer do finlandês da Mercedes, quer de Vettel, que minimizou as perdas para o 1.º do Mundial (Lewis aumentou a vantagem em 13 pontos, de 17 para 30).

Hamilton, com a 6.ª vitória de 2018 e 68.ª da carreira, igualou o recorde de triunfos de Michael Schumacher no G.P. de Itália (cinco) e conseguiu a 4.ª vitória em cinco anos no circuito de Monza (2.º em 2016, atrás de Nico Rosberg, então parceiro do campeão do Mundo na Mercedes). Impressionante!

Classificação

1.º Lewis Hamilton, Mercedes, 1:56.54,484 horas
2.º Kimi Raikkonen, Ferrari, +8,705 s
3.º Valtteri Bottas, Mercedes, +14,066 s
4.º Sebastian Vettel, Ferrari, +16,151 s
5.º Max Verstappen, Red Bull-TAG Heuer, +18,208 s
6.º Romain Grosjean, Haas-Ferrari, +56,320 s
7.º Esteban Ocon, Force India-Mercedes, +57,761 s
8.º Sergio Pérez, Force India-Mercedes, +58,678 s
9.º Carlos Sainz Jr., Renault, +1.18,140 m}
10.º Lance Stroll, Williams-Mercedes, +1 volta
11.º Sergey Sirotkin, Williams-Mercedes, +1 volta
12.º Charles Leclerc, Alfa Romeo Sauber-Ferrari, +1 volta
13.º Stoffel Vandoorne, McLaren-Renault, +1 volta
14.º Nico Hulkenberg, Renault, +1 volta
15.º Pierre Gasly, Toro Rosso-Honda, +1 volta
16.º Marcus Ericsson, Alfa Romeo Sauber-Ferrari, +1 volta
17.º Kevin Magnussen, Haas-Ferrari, +1 volta

Mundial de Pilotos

1.º Lewis Hamilton, 256 pontos
2.º Sebastian Vettel, 226 pontos
3.º Kimi Raikkonen, 164 pontos
4.º Valtteri Bottas, 159 pontos
5.º Max Verstappen, 130 pontos
6.º Daniel Ricciardo, 118 pontos
7.º Nico Hulkenberg, 52 pontos
8.º Kevin Magnussen, 49 pontos
9.º Sergio Pérez, 44 pontos
10.º Fernando Alonso, 44 pontos
11.º Esteban Ocon, 43 pontos
12.º Romain Grosjean, 35 pontos
13.º Carlos Sainz Jr., 32 pontos
14.º Pierre Gasly, 28 pontos
15.º Charles Leclerc, 13 pontos
16.º Stoffel Vandoorne, 8 pontos
17.º Marcus Ericsson, 6 pontos
18.º Lance Stroll, 5 pontos
19.º Brendon Hartley, 2 pontos
20.º Sergey Sirotkin, 0 pontos

Mundial de Construtores

1.º Mercedes, 415 pontos
2.º Ferrari, 390 pontos
3.º Red Bull-TAG Heuer, 248 pontos
4.º Haas-Ferrari, 84 pontos
5.º Renault, 84 pontos
6.º McLaren-Renault, 52 pontos
7.º Toro Rosso-Honda, 30 pontos
8.º Force India-Mercedes, 28 pontos
9.º Alfa Romeo Sauber-Ferrari, 19 pontos
10.º Williams-Mercedes, 5 pontos


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Redação

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