Blumenauenses ganham Troféu Guga Kuerten de Excelência no Esporte

Blumenauenses ganham Troféu Guga Kuerten de Excelência no Esporte
Foto: Divulgação

Thursday, 16 March 2017

Cidade garantiu o prêmio nas categorias de A Melhor Atleta e Melhor Técnico.

Ocorreu na noite desta terça-feira, dia 14, a entrega do Troféu Guga Kuerten de Excelência no Esporte. O objetivo da premiação é de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. Blumenau esteve representada por atletas, técnicos, entidades e equipes em oito das 15 categorias, totalizando 13 indicados. Ao final, dois representantes de Blumenau conquistaram o prêmio.

Jessica Maier, ginasta da equipe da Associação de Ginástica Rítmica de Blumenau (Agiblu), foi eleita na categoria A Melhor Atleta. Ela foi a capitã do conjunto brasileiro de ginástica rítmica na Olimpíada do Rio de Janeiro. A ginasta também representou a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de Lisboa, Thiais (França), Pesaro (Itália), Minsk (Bielorrússia), Sofia (Bulgária), Guadalajara (Espanha), Berlim (Alemanha) e Kazan (Rússia), ficando entre as finalistas em Lisboa, Pesaro, Minsk, Guadalajara e Berlim. 

Além disso, a ginasta teve destaque no Pan-Americano de Toronto (Canadá) em 2015, conquistando com a seleção da modalidade duas medalhas de ouro e uma de prata.

Outro vencedor blumenauense da noite foi o técnico da Associação Blumenau de Karatê, Vanderlei de Oliveira, que foi premiado na categoria Melhor Técnico. "É uma honra receber este prêmio. É um motivo a mais para buscar a perfeição, para continuar com o trabalho de base, em busca de novos talentos e, principalmente, de comprometimento", declara. 

O técnico teve como conquistas o Campeonato Pan-Americano pela Seleção Brasileira; Campeonato Sul-Americano pela Seleção Brasileira; Aluna campeã pan-americana sênior; Aluna campeã sul-americana sênior; Aluna campeã pan-americana cadete; Aluna vice-campeã do Open de Las Vegas (EUA); Aluna vice-campeã do Open da Turquia; 16 alunos titulares da Seleção Brasileira em 2016; 22 medalhas no Brasileiro, sendo oito de ouro; Equipe campeã invicta do Estadual; Técnico da Seleção Brasileira em 2016; Aluna 5º colocada na Premier League de Okinawa, no Japão; Aluna 5ª colocada na Premier League de Roterdã, na Holanda e Aluna titular da Seleção Brasileira no Mundial Sênior da Áustria.

Sobre o Troféu
O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado por meio do Decreto 1.279 de 16 de abril de 2008 com o objetivo de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. Desde sua criação, já foram premiados 32 atletas, 10 entidades esportivas e paradesportivas, 10 técnicos, 10 equipes e cinco árbitros.

O troféu leva o nome do maior tenista brasileiro de todos os tempos - Gustavo Kuerten, dono de três títulos em Grand Slams (todos em Roland Garros (França), em 1997, 2000 e 2001) e do Masters Cup, em 2000, em Lisboa (Portugal). Guga encerrou sua carreira em 2008. Na sua trajetória como tenista, somou 358 vitórias, faturou 20 títulos e foi o líder do ranking mundial de Simples por 43 semanas.

Texto: Diorgnes Saldanha Lima


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE