76ers empatam a série contra os Raptors em 1 a 1

76ers empatam a série contra os Raptors em 1 a 1
Foto: Divulgação

Tuesday, 30 April 2019

Com defesa forte no começo da partida, bom jogo coletivo e superioridade nos rebotes, Philadelphia supera show de Kawhi no 2º tempo e vence por 94 a 89. Butler arranca vitória com 30 pontos

No jogo 1 da semifinal do Leste entre Toronto Raptors e Philadelphia 76ers, o time da Pensilvânia tinha se deparado com um grande problema: Kawhi Leonard em sua versão mais inspirada. E após levar 45 pontos do ala, os 76ers precisavam dar uma boa resposta. Então, no jogo 2 desta segunda-feira, eis que o coelho saiu da cartola. O Philadelphia brilhou nos ajustes defensivos, freou Kawhi no primeiro quarto, superou um festival de desperdícios de bola (20), e com uma bela atuação coletiva de um ataque liderado por Jimmy Butler, venceu fora de casa por 94 a 89.

O ala, ex-Timberwolves, foi o destaque dos visitantes por chamar a responsabilidade nos momentos cruciais do segundo tempo, saindo de quadra com 30 pontos e 11 rebotes. Pelos Raptors, Kawhi Leonard anotou 20 de seus 35 pontos no segundo tempo. Foi a primeira vez em sua carreira que o ala perdeu para os 76ers. O Toronto tem sua série histórica de cinco vitórias seguidas em playoffs encerrada. Agora, as equipes voltam a se enfrentar quinta-feira, na Filadélfia, às 21h.

Ainda se recuperando de uma gastroenterite, Joel Embiid teve números discretos, mas se saiu com uma jogada decisiva nos segundos finais. Vale reforçar também que Ben Simmons desempenhou papel defensivo fantástico sobre Kawhi no começo do jogo, teve ajuda, e fez o time jogar "lá na frente". Não bastasse a bela defesa dos 76ers, o time ainda teve muita superioridade na briga pelos rebotes (53 a 36) e foi muito bem coletivamente, tendo 5 jogadores com pelo menos 10 pontos. O banco dos Raptors foi amassado pelo banco dos 76ers, que venceu a batalha por 26 a 5.

Os principais números indiviuais

Nos 76ers:
Jimmy Butler - 30 pontos, 11 rebotes e 5 assistências
James Ennis - 13 pontos e 6 rebotes
Joel Embiid - 12 pontos, 6 rebotes e 5 assistências
Tobias Harris - 9 pontos e 11 rebotes

Nos Raptors:
Kawhi Leonard - 35 pontos, 7 rebotes e 6 assistências
Pascal Siakam - 21 pontos, 7 rebotes e 4 roubadas
Kyle Lowry - 20 pontos, 5 rebotes e 5 assistências

O jogo

76ers brilham na batalha defensiva e largam na frente

Após o baile de Kawhi Leonard no jogo 1, o Philadelphia 76ers resolveu fazer ajustes em sua defesa. E pôs Ben Simmons na marcação sobre Kawhi, ao invés de Butler. Com uma responsabilidade a menos, Butler parece ter ficado mais à vontade e brilhou no ataque, liderando a pontuação de seu time no início, com 6 pontos. A tônica da parcial inicial foi de fato a intensidade defensiva, com ambos os times forçando arremessos difíceis do adversário.

Nessa queda de braço, foi melhor o Philadelphia, que freou os Raptors com maior eficiência e chegou a abrir 8 pontos de frente. Com Kawhi bem marcado, Siakam encontrou mais espaço para conduzir os Raptors, despontando como principal opção ofensiva do time canadense. Só que mesmo com Embiid apagado, os 76ers venceram o quarto por 26 a 17.

76ers aumentam vantagem com boa defesa e cestinha improvável

O Philadelphia entrou no segundo quarto com a mesma pegada do primeiro: muito atento e ativo na defesa. Com a ajuda da mão quente de Redick, os Sixers abriram 14 pontos de vantagem. Nas bolas de três, os Raptors viviam um pesadelo, convertendo seus arremessos abaixo da casa dos 20%. Nos rebotes, o time da casa levava uma surra.

Pelos Sixers, Simmons pontuava pouco, mas brilhava na defesa e fazia o time jogar. Quem aproveitava a oportunidade era a dupla de reservas James Ennis e Greg Monroe. A vantagem dos visitantes só não rompia a casa dos 20 pontos porque o time cometia muitos erros. O Toronto melhorou nos últimos 2 minutos, e ao fim do primeiro tempo, os 76ers venciam por 51 a 38. Jimmy Butler (13 pontos) e James Ennis (12 pontos), lideravam os 76ers. Kawhi tinha 15 pelos Raptors.

Kawhi cresce, Raptors melhoram nas bolas de três e partida "pega fogo"

Os Raptors começaram melhor no segundo tempo, cortando a diferença para 8 pontos. A torcida se animava, tentando empurrar o time. Embiid chamava a responsabilidade ao lado de Butler, mas com a defesa dos Raptors dando sinais de vida, o jogo ganhava um equilíbrio não visto na noite. A 6:30 do fim do 3º quarto, os Raptors cortavam a desvantagem para 4 pontos.

Os desperdícios de bola dos 76ers minavam o time, que vivia seu pior momento no jogo. Além disso, os Raptors melhoravam também seu aproveitamento nas bolas de três, deixando tudo aberto. Leonard só crescia, mas ainda assim, o Philadelphia segurou firme a liderança da partida muito pela raça de Jimmy Butler no ataque. Ao fim do penúltimo quarto, os 76ers venciam por 69 a 63.

Último quarto do jogo é marcado por embate entre Butler e Kawhi

No último quarto, os 76ers voltaram a viver um bom momento na partida, ditando o ritmo e abrindo 7 a 2 no início. Só que Kawhi Leonard se recusava a perder em casa, atacando sempre com muito perigo. Quem respondia pelo lado dos 76ers era Jimmy Butler, sendo o principal responsável por manter a vantagem do time na casa dos 10 pontos.

Mesmo quando não definia as jogadas, Kawhi soltava a bola nos companheiros, gerando ótimas oportunidades para sua equipe. Uma bola de 3 pontos de Siakam a 2:30 do fim baixou a vantagem dos 76ers para 4 pontos, mas Butler, também chutando de três, voltou a falar alto no jogo.

Quente no jogo, Lowry voltou a impressionar com uma bola de três fundamental a menos de 2 minutos para o fim. Pascal Siakam brigou bem nos rebotes ofensivos, cortando a diferença para 1 ponto. Embiid pontuou na sequência, e a 7 segundos do fim, Dann Green errou um arremesso para 3. Com a posse do rebote, os 76ers encaminharam a vitória. No fim, 94 a 89.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE