Diversidade marca encerramento do Pan, o maior evento da história do Peru

Diversidade marca encerramento do Pan, o maior evento da história do Peru
Foto: Divulgação

Monday, 12 August 2019

Jogos de Lima terminam com a melhor participação do Brasil e na cerimônia falam um pouco mais da história do país; campeã de tudo, judoca é a porta-bandeira brasileira.

Agora, é Santiago em 2023. Neste domingo chegou ao fim os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. E os peruanos fizeram mais uma bonita festa para encerrar bem todo o espetáculo que promoveram durante os 19 dias de competição, naquele que foi o maior evento esportivo na história do país. Na cerimônia de encerramento, a campeã de tudo Rafaela Silva foi a encarregada de ser a porta-bandeira do Brasil e mostrou uma alegria dourada ao entrar no estádio.

Surpresa na delegação brasileira foi a aparição de Jéssica Linhares, medalha de bronze no caratê, que estava de cadeira de rodas por causa de uma fissura no terceiro metatarso do pé direito. No mais, a apresentação das delegações transcorreu sem problemas. Os atletas entraram no estádio nacional antes de começar o espetáculo de dança organizado com mais de mil trajes e que representavam a diversidade do país.

A ideia do espetáculo era contar um pouco mais da história peruana desde antes da chegada dos espanhóis à América. Hábitos, rituais e outros símbolos foram representados durante a parte artística da cerimônia.

Logo depois da apresentação artística com danças e músicas típicas do Peru, o presidente do Comitê Organizador do Pan, Carlos Neuhaus, tomou a palavra. Neuhaus fez questão de exaltar a força dos atletas e o empenho apresentado desde voluntários até torcedores.

- Já jogamos todos (em referência ao lema "Jogamos Juntos" desta edição do Pan). E essa noite celebramos todos. Celebramos os incríveis feitos conseguidos por esses notáveis atletas. Sua coragem, ambição, empenho, força, velocidade, sua humildade na vitória, sua dignidade na derrota. Nos mostraram como competir com os valores de amizade e respeito. Atletas, vocês nos inspiraram. Obrigado!

Após da declaração do fim dos jogos e a descida da bandeira pan-americana, foi a vez de passar à apresentação da próxima cidade-sede: Santiago, capital do Chile. A cantora chilena Francisca Valenzuela deu show, seguida de Gian Marco Zignago.

Com o fim dos Jogos Pan-Americanos a contagem regressiva para a próxima edição começa e também vai ficando mais perto da Olimpíada Tóquio de 2020. Falta menos de um ano para os Jogos do Japão, que começam no dia 24 de julho.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE