Hamilton comanda dobradinha da Mercedes na Rússia

Hamilton comanda dobradinha da Mercedes na Rússia
Foto: Divulgação

Monday, 30 September 2019

A corrida começou com um período de safety car por causa de um acidente envolvendo Romain Grosjean, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi.

O GP da Rússia da Ferrari implodiu após Sebastian Vettel provocar uma controvérsia de ordens de equipe e abandonar, o que resultou em um safety car virtual que deu a vitória a Lewis Hamilton.

Vettel se recusou a abrir passagem para Charles Leclerc depois de ultrapassar seu companheiro de equipe e Hamilton na largada, mas eventualmente abandonou devido a uma falha de motor.

Naquele momento, Leclerc já estava novamente à frente de Vettel graças ao seu pit-stop antecipado, mas Vettel parou seu carro na pista e causou um safety car virtual.

Isso permitiu que Hamilton e seu companheiro de equipe na Mercedes, Valtteri Bottas, fizessem suas paradas durante a neutralização, o que eles converteram em uma dobradinha inesperada, enquanto um frustrado Leclerc foi o terceiro.

A corrida começou com um período de safety car por causa de um acidente envolvendo Romain Grosjean, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi na primeira volta.

Giovinazzi ficou espremido entre os dois carros na freada da curva 4, se tocou com Ricciardo do lado interno e jogou a Renault para cima de Grosjean, com o carro do francês batendo nas barreiras externas.

Enquanto a Haas era recuperada, soube-se que a Ferrari havia instruído Leclerc a não lutar com Vettel se o alemão usasse o vácuo para superá-lo na largada, concordando em trocar as posições quando a prova recomeçasse.

Contudo, uma semana depois de Leclerc se irritar com a estratégia da Ferrari que deu a vitória a Vettel em Cingapura, o tetracampeão mundial não obedeceu a ordem para deixar Leclerc passar e se afastou de seu companheiro.

Leclerc foi o primeiro dos líderes a parar e usou suas quatro voltas com pneus novos para impor um ritmo alucinante que lhe permitiu superar Vettel quando o líder fez seu pit-stop na volta 26.

Logo após retornar à pista, Vettel sofreu uma aparente falha no MGU-K e parou, provocando um VSC que arruinou as chances da Ferrari, já que Hamilton e Bottas haviam ficado na pista e Leclerc ainda estava fora da janela de pit-stop da dupla da Mercedes no caso de uma neutralização.

Hamilton e Bottas fizeram suas trocas para pneus macios enquanto Leclerc andava em velocidade consideravelmente reduzida e voltaram em primeiro e terceiro. George Russell então sofreu um acidente bizarro durante o VSC devido a uma falha não especificada, levando à entrada do safety car.

A Ferrari optou por sacrificar a posição de pista de Leclerc e trocou seus pneus médios por macios; com isso, ele perdeu a segunda colocação para Bottas, mas eliminou a vantagem de pneus da Mercedes em termos de desgaste e composto.

Contudo, apesar de todo o esforço de Leclerc, ele não conseguiu ameaçar Bottas seriamente em nenhum momento após a relargada. Isso deixou Hamilton tranquilo rumo à sua 82ª vitória na F1, ampliando sua vantagem no campeonato para 72 pontos sobre Bottas com cinco etapas pela frente.

Max Verstappen chegou em quarto depois de uma corrida discreta. O piloto da Red Bull largou em nono devido a uma punição no grid e perdeu contato com os líderes enquanto escalava o pelotão até o quinto lugar no começo. Ele aproveitou o VSC para colocar pneus médios e cruzou a linha nove segundos atrás de Leclerc.

O companheiro de Verstappen na Red Bull, Alex Albon, foi o quinto apesar de ter largado dos boxes. Ele ultrapassou Carlos Sainz durante sua recuperação, mas o espanhol da McLaren ainda foi o melhor do resto após liderar o pelotão intermediário durante quase todo o fim de semana.

Sergio Perez (Racing Point) superou Kevin Magnussen (Haas) para terminar em sétimo; o dinamarquês cruzou a linha de chegada em oitavo, mas foi rebaixado para nono na bandeirada devido a uma punição de cinco segundos por sair da pista quando tentava se defender de Perez.

O companheiro de Sainz na McLaren, Lando Norris, foi o único beneficiado e subiu para oitavo. Nico Hulkenberg (Renault) estava distante demais e não pôde se aproveitar, chegando em 10º.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 53 1h33m38.992s
2 Valtteri Bottas Mercedes 53 3.829s
3 Charles Leclerc Ferrari 53 5.212s
4 Max Verstappen Red Bull/Honda 53 14.210s
5 Alexander Albon Red Bull/Honda 53 38.348s
6 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 53 45.889s
7 Sergio Perez Racing Point/Mercedes 53 48.728s
8 Lando Norris McLaren/Renault 53 57.749s
9 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 53 58.779s
10 Nico Hulkenberg Renault 53 59.841s
11 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 53 1m00.821s
12 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 53 1m02.496s
13 Kimi Raikkonen Alfa Romeo/Ferrari 53 1m08.910s
14 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 53 1m10.076s
15 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 53 1m13.346s
16 Robert Kubica Williams/Mercedes 28 abandono
17 George Russell Williams/Mercedes 27 abandono
18 Sebastian Vettel Ferrari 26 abandono
19 Daniel Ricciardo Renault 24 abandono
20 Romain Grosjean Haas/Ferrari 0 abandono

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Redação

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