Hamilton comanda dobradinha da Mercedes na Rússia
Foto: DivulgaçãoMonday, 30 September 2019
A corrida começou com um período de safety car por causa de um acidente envolvendo Romain Grosjean, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi.
O GP da Rússia da Ferrari implodiu após Sebastian Vettel provocar uma controvérsia de ordens de equipe e abandonar, o que resultou em um safety car virtual que deu a vitória a Lewis Hamilton.
Vettel se recusou a abrir passagem para Charles Leclerc depois de ultrapassar seu companheiro de equipe e Hamilton na largada, mas eventualmente abandonou devido a uma falha de motor.
Naquele momento, Leclerc já estava novamente à frente de Vettel graças ao seu pit-stop antecipado, mas Vettel parou seu carro na pista e causou um safety car virtual.
Isso permitiu que Hamilton e seu companheiro de equipe na Mercedes, Valtteri Bottas, fizessem suas paradas durante a neutralização, o que eles converteram em uma dobradinha inesperada, enquanto um frustrado Leclerc foi o terceiro.
A corrida começou com um período de safety car por causa de um acidente envolvendo Romain Grosjean, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi na primeira volta.
Giovinazzi ficou espremido entre os dois carros na freada da curva 4, se tocou com Ricciardo do lado interno e jogou a Renault para cima de Grosjean, com o carro do francês batendo nas barreiras externas.
Enquanto a Haas era recuperada, soube-se que a Ferrari havia instruído Leclerc a não lutar com Vettel se o alemão usasse o vácuo para superá-lo na largada, concordando em trocar as posições quando a prova recomeçasse.
Contudo, uma semana depois de Leclerc se irritar com a estratégia da Ferrari que deu a vitória a Vettel em Cingapura, o tetracampeão mundial não obedeceu a ordem para deixar Leclerc passar e se afastou de seu companheiro.
Leclerc foi o primeiro dos líderes a parar e usou suas quatro voltas com pneus novos para impor um ritmo alucinante que lhe permitiu superar Vettel quando o líder fez seu pit-stop na volta 26.
Logo após retornar à pista, Vettel sofreu uma aparente falha no MGU-K e parou, provocando um VSC que arruinou as chances da Ferrari, já que Hamilton e Bottas haviam ficado na pista e Leclerc ainda estava fora da janela de pit-stop da dupla da Mercedes no caso de uma neutralização.
Hamilton e Bottas fizeram suas trocas para pneus macios enquanto Leclerc andava em velocidade consideravelmente reduzida e voltaram em primeiro e terceiro. George Russell então sofreu um acidente bizarro durante o VSC devido a uma falha não especificada, levando à entrada do safety car.
A Ferrari optou por sacrificar a posição de pista de Leclerc e trocou seus pneus médios por macios; com isso, ele perdeu a segunda colocação para Bottas, mas eliminou a vantagem de pneus da Mercedes em termos de desgaste e composto.
Contudo, apesar de todo o esforço de Leclerc, ele não conseguiu ameaçar Bottas seriamente em nenhum momento após a relargada. Isso deixou Hamilton tranquilo rumo à sua 82ª vitória na F1, ampliando sua vantagem no campeonato para 72 pontos sobre Bottas com cinco etapas pela frente.
Max Verstappen chegou em quarto depois de uma corrida discreta. O piloto da Red Bull largou em nono devido a uma punição no grid e perdeu contato com os líderes enquanto escalava o pelotão até o quinto lugar no começo. Ele aproveitou o VSC para colocar pneus médios e cruzou a linha nove segundos atrás de Leclerc.
O companheiro de Verstappen na Red Bull, Alex Albon, foi o quinto apesar de ter largado dos boxes. Ele ultrapassou Carlos Sainz durante sua recuperação, mas o espanhol da McLaren ainda foi o melhor do resto após liderar o pelotão intermediário durante quase todo o fim de semana.
Sergio Perez (Racing Point) superou Kevin Magnussen (Haas) para terminar em sétimo; o dinamarquês cruzou a linha de chegada em oitavo, mas foi rebaixado para nono na bandeirada devido a uma punição de cinco segundos por sair da pista quando tentava se defender de Perez.
O companheiro de Sainz na McLaren, Lando Norris, foi o único beneficiado e subiu para oitavo. Nico Hulkenberg (Renault) estava distante demais e não pôde se aproveitar, chegando em 10º.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 | 1h33m38.992s |
2 | Valtteri Bottas | Mercedes | 53 | 3.829s |
3 | Charles Leclerc | Ferrari | 53 | 5.212s |
4 | Max Verstappen | Red Bull/Honda | 53 | 14.210s |
5 | Alexander Albon | Red Bull/Honda | 53 | 38.348s |
6 | Carlos Sainz Jr. | McLaren/Renault | 53 | 45.889s |
7 | Sergio Perez | Racing Point/Mercedes | 53 | 48.728s |
8 | Lando Norris | McLaren/Renault | 53 | 57.749s |
9 | Kevin Magnussen | Haas/Ferrari | 53 | 58.779s |
10 | Nico Hulkenberg | Renault | 53 | 59.841s |
11 | Lance Stroll | Racing Point/Mercedes | 53 | 1m00.821s |
12 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Honda | 53 | 1m02.496s |
13 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo/Ferrari | 53 | 1m08.910s |
14 | Pierre Gasly | Toro Rosso/Honda | 53 | 1m10.076s |
15 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo/Ferrari | 53 | 1m13.346s |
16 | Robert Kubica | Williams/Mercedes | 28 | abandono |
17 | George Russell | Williams/Mercedes | 27 | abandono |
18 | Sebastian Vettel | Ferrari | 26 | abandono |
19 | Daniel Ricciardo | Renault | 24 | abandono |
20 | Romain Grosjean | Haas/Ferrari | 0 | abandono |