Atleta é banido por dois anos por agressão a árbitro em Guabiruba

Atleta é banido por dois anos por agressão a árbitro em Guabiruba
Foto: Divulgação

Friday, 25 October 2019

Tiago Santos agrediu um árbitro durante partida realizada pelo Campeonato Municipal de Futebol.

Uma comissão formada pela Secretaria de Esportes de Guabiruba, representantes de equipes de futebol e da Procuradoria-Geral do Município se reuniu na tarde de quinta-feira, 24, para julgar o caso do atleta Tiago Santos, que agrediu o árbitro Alexandre Ramos durante partida realizada pelo Campeonato Municipal de Futebol.

Conforme o relato do juiz agredido e de testemunhas, a confusão aconteceu no final do jogo realizado no dia 20 de outubro, válido pelas quartas de final. O time de Tiago, São Pedro, disputava os pênaltis contra o Santo Antônio no Estádio Luiz Carminatti quando o placar se mostrou favorável ao time adversário de Tiago.

O jogador, que estava no banco de reservas, já havia sido expulso por causar confusão e ter ameaçado agredir o árbitro. Segundo as testemunhas, Tiago teria se aproveitado do final do jogo, quando o policiamento já havia se retirado, para invadir o campo e ir para cima do árbitro aos socos e pontapés.

Contido pelos outros atletas e pela torcida, Tiago foi retirado do local. Neste momento, sua esposa entrou no campo e passou a também agredir fisicamente o árbitro. Em seguida, o rapaz volta para novamente desferir socos e pontapés em Alexandre.

Julgamento

Durante a reunião, a comissão julgadora considerou esse o fato mais grave ocorrido até agora em todas as edições do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba, por isso, optou pela penalidade máxima prevista pela legislação desportiva catarinense: dois anos de suspensão de qualquer atividade esportiva organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba.

Antes do julgamento, Tiago recebeu uma notificação sendo convidado a comparecer à reunião ou enviar defesa. Ele se limitou a enviar uma mensagem de texto à secretária municipal Marcia H. Watanabe acusando-a de não saber organizar o campeonato de futebol, culpando o árbitro pela situação e afirmando que por ele poderia ser banido para sempre de qualquer atividade desportiva de Guabiruba por considerá-las ruins.

Com o episódio, a comissão organizadora do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba se comprometeu a formular, com o apoio da Procuradoria-Geral de Guabiruba, um regulamento mais detalhado e rígido para as próximas edições. “Já passamos por algumas agressões, mas nunca dessa forma. Nunca imaginamos que chegaríamos a esse ponto, mas agora vamos nos preparar para os próximos anos”, afirma Marcia.

Segurança nos clubes

Também ficou estabelecida uma punição de 30 dias para o Estádio Luiz Carminatti no campeonato do ano que vem. A partir do início da competição, o local não poderá sediar eventos nesse prazo. Será exigido ainda que seja instalado um portão com cadeado para evitar acesso ao campo durante as partidas sob pena de o campo não poder ser utilizado para eventos da secretaria sem essa providência.

Antes do campeonato do ano que vem, a Secretaria de Esportes fará vistorias em todos os estádios do município e, quando for o caso, solicitará adequações como portões, cadeados, alambrados e outras providências para que os jogos se tornem mais seguros para todos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE