Vale cerca de 4.800 atletas para 59ª edição dos Jasc

Vale cerca de 4.800 atletas para 59ª edição dos Jasc
Foto: Divulgação

Thursday, 31 October 2019

Pomerode, Timbó e Indaial receberão os jovens a partir de amanhã.

A expectativa é total para a comunidade esportiva catarinense para o início da etapa estadual da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a ser realizada entre os dias 1 e 10 de novembro no Vale do Itajaí. Durante os dez dias de competição, serão cerca de 4.800 atletas disputando 26 modalidades esportivas. A cerimônia de abertura está programada para sexta-feira, 1º novembro, às 20 horas, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó, cidade-sede da competição ao lado de Indaial e Pomerode. 

Os Jasc são a maior competição de esporte amador do estado e uma das mais importantes e antigas do país. Ao longo de mais de 50 anos de existência, a competição já revelou inúmeros talentos como Gustavo Kuerten, o Guga (tênis), Luisa Matsuo (ginástica rítmica), Tiago Splitter (basquete), Ana Moser e Nathália Zílio (vôlei), Fabiana Beltrame (remo), Fernando Scherer, o Xuxa (natação), entre tantos outros. As velocistas Tamires de Liz e Ana Cláudia Lemos, ambas atletas olímpicas, são dois dos últimos destaques.  

O que começou como uma confraternização de pessoas, em 1960, se transformou hoje em um megaevento que envolve diretamente cerca de 2.500 profissionais na organização e atrai a mídia do todo estado. Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho da Mota, vivenciar os Jasc, seja como atleta, dirigente, organizador ou colaborador, é experimentar o universo esportivo em sua plenitude. É ser ator de uma competição consagrada como uma das melhores do Brasil, palco de atletas olímpicos, da seleção brasileira e anônimos.

 “Os Jasc são a oportunidade de ver e praticar, não somente bons jogos em quadra, mas experimentar o esporte como elemento da manutenção para uma vida saudável.  É vivência, por meio do esporte, de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito”, destaca Godinho.

A cerimônia de abertura está programada para o dia 1º novembro, às 20 horas, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó (Rua: Juluis Scheidmantel, s/n – Centro). A etapa estadual é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Indaial, Timbó e Pomerode. A estimativa dos organizadores é que o evento incremente ao comércio local das três cidades cerca de R$ 15 milhões.

O Jogos Abertos de Santa Catarina serão disputados nas modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, caratê, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiros, triatlo, vôlei, vôlei de praia e xadrez e ainda Jiu-jitsu (provisória). Na programação haverá também a exibição do boxe. 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE