Diversidade e história marcam a abertura dos Jasc

Diversidade e história marcam a abertura dos Jasc
Foto: Divulgação

Sunday, 03 November 2019

Essa é a terceira vez que Timbó, Indaial e Pomerode recebem os Jasc.

Um evento multicultural e cheio de manifestações artísticas. Assim foi a abertura oficial da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na noite desta sexta-feira (1º), em Timbó. Cerca de três mil pessoas lotaram o Pavilhão de Eventos Henry Paul para acompanhar o evento, que teve como tema a inclusão, diversidade e história dos três municípios-sede dos Jasc 2019: Timbó, Indaial e Pomerode. Os jogos começaram nesta sexta-feira e seguem até dia 10.

Na edição deste ano, cerca de 4,8 mil atletas, de 120 municípios, disputam 26 modalidades esportivas. O chefe da Casa Civil, Douglas Borba, acompanhou a solenidade e declarou aberta a competição.

“A expressão perfeita para definir o Jasc é a de alimentar sonhos. E isso é motivar que cada catarinense corra atrás de seus objetivos. Outra que também pode ser usada é superação, afinal 11 anos depois as três cidades estão dando exemplo de reconstrução, atitude e coragem”, afirmou.

O governador Carlos Moises gravou um vídeo, que foi transmitido durante a cerimônia. Ele reforçou a importância do evento para o estado. "Sabemos que os Jasc já revelaram atletas importantes, mas o esporte representa mais do que isso. Santa Catarina tem dado valor à prática esportiva porque sabe que ela promove marcos sociais e atrai muitas pessoas para o bem", declarou.

Essa é a terceira vez que essas três cidades recebem os Jasc. A primeira foi em 2004, a segunda em 2008. Porém, neste ano, por causa das fortes chuvas, a competição precisou ser cancelada no segundo dia. O presidente da Fesporte, Rui Godinho, também reforçou que a superação é um dos diferenciais dessa edição. “Tenho certeza que será um grande evento, já que as cidades se uniram para realizar mais uma vez uma grande competição. Desejo aos atletas muito empenho, para que também possam fazer parte da história dos Jasc”.

A cerimônia de abertura foi marcada por apresentações, que fizeram referências à herança cultural da região do Médio Vale, passando pelos primeiros habitantes indígenas até as danças típicas alemãs e italianas. Nesta edição, os atletas José Alessandro Bagio (marcha atlética), Monica Bogo (Bolão 16CM), Jéssica Mayer (ginástica rítmica), Jocemar Kreitlow (tiro carabina) e Alessandra Picagevicz (marcha atlética) foram os protagonistas em um dos momentos mais esperados do evento. Eles acenderam juntos a pira dos Jasc 2019. Logo em seguida, a atleta de Bolão 23CM Michele Erdmann fez o juramento.

Competições começaram nesta sexta-feira

As competições começaram na manhã desta sexta-feira, quando saiu a primeira medalha da etapa estadual dos Jasc. A nadadora Amanda Schumacher de Oliveira, de Joinville, cravou 5min8s9 e venceu a prova dos 400 metros medley.

Neste primeiro dia de evento, foram mais de 100 confrontos em diversas modalidades. Ao todo, a competição conta com 26 modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, caratê, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiros, triatlo, vôlei, vôlei de praia e xadrez e ainda jitsuo (provisória). Na programação haverá também a exibição do boxe.

Os Jasc, em sua etapa estadual, são uma realização do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Indaial, Pomerode e Timbó.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE