Jogos Escolares da Juventude reúnem cinco mil estudantes

Jogos Escolares da Juventude reúnem cinco mil estudantes
Foto: Divulgação

Monday, 18 November 2019

A equipe catarinense terá representantes nas 14 categorias.

Blumenau está pronta para receber os Jogos Escolares da Juventude, evento que reúne os melhores atletas do Brasil entre 12 e 17 anos. A cerimônia de abertura será neste sábado, 16, às 18h, no ginásio Galegão, ao lado da Vila Germânica. As competições seguem até o dia 29 com participação de quase cinco mil estudantes das 27 unidades federativas, além de convidados da Angola, da Venezuela e do Japão.

Ao todo, serão distribuídos 1.502 medalhas e 50 troféus. O evento contará ainda com 683 técnicos, 494 árbitros e 187 voluntários, exigindo a utilização de 67 ônibus, além de vans, carros, caminhões e ambulâncias. O time Santa Catarina, maior delegação dos Jogos, será composto por 341 componentes, sendo 150 atletas da categoria 12 a 14 anos, 147 atletas entre 15 e 17, 37 professores/técnicos e sete dirigentes.

A equipe catarinense terá representantes nas 14 categorias: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, judô, luta olímpica, futsal, handebol, ginástica rítmica, voleibol, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e xadrez. Em 2018, nos JEJ em Natal (RN), a delegação conquistou um total de 72 medalhas, sendo 13 de ouro, 36 de prata e 23 de bronze, ficando entre as quatro melhores delegações do Brasil.

Os Jogos Escolares de Juventude é um evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com o Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, e prefeitura de Blumenau. 

Parceria Governo do Estado e COB

Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho, a realização dos Jogos Escolares da Juventude em  Blumenau representa um ganho significativo para toda uma cadeia no estado: “Ganha o setor do turismo, cultura, gastronomia, toda rede hoteleira e traz visibilidade para o nosso Estado já que toda a grande mídia do país cobrirá os Jogos. Os JEJ são uma das maiores competições esportivas do mundo e já revelaram grandes campeões olímpicos para o Brasil”.

Rui lembra como começou o processo para trazer o evento para Santa Catarina: “Soubemos que Blumenau pretendia fazer uma etapa classificatória dos JEJ e então, entramos em contato com o governador Carlos Moisés sugerindo a possibilidade de sediar a competição. O governador deu o sinal positivo e fechamos a parceria com COB e a prefeitura de Blumenau”.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE