Torneio de Verão foi aberto prossegue até o dia 25

Torneio de Verão foi aberto prossegue até o dia 25
Foto: Divulgação

Wednesday, 15 January 2020

Nessa edição serão 12 equipes na categoria Adulto Masculino Federado, 9 equipes na categoria Adulto Feminino Federado e 9 equipes na categoria Sub-18, reunindo cerca de 400 atletas.

Na sexta-feira, 10 de janeiro, foi realizada no Ginásio Sérgio Luiz Petters a abertura oficial do 35º Torneio de Verão de Indaial, com a participação de grande número de autoridades locais e regionais e a família do atleta homenageado, Bernardo Augusto Manzke Pisetta, além de expressivo público. Bernardo, então com 14 anos, faleceu tragicamente no dia 8 de fevereiro de 2019, num incêndio que vitimou outros nove jovens, no Centro de Treinamento (CT) do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu.

Ademir Packer, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, agradeceu todos os dirigentes que não mediram esforços para inscreverem suas equipes, ressaltando que é pelo empenho de cada um que o Torneio de Verão permanece forte aos trinta e cinco anos e vai continuar por muito tempo ainda. Sobre o homenageado, Packer falou que “Bernardo Pisetta deixou muita saudade, deu exemplo de atleta e servirá de espelho para muitos meninos”.

O vereador Valentim Blasius, representando o Poder Legislativo, enaltecendo o trabalho do diretor da FME, Ademir Packer, e de toda a equipe, que honrosamente realizam a competição. Falou ainda que com certeza esse evento seria especial para os torcedores, pois é principalmente para eles que o evento é realizado com tanto brilhantismo.

Na sequência, Ademir Packer, o deputado estadual, Laércio Schuster Júnior, e o prefeito, André Moser, entregaram uma placa à família do homenageado com o escrito: “Bernardo, até sempre! Com imenso orgulho e a mais profunda satisfação, o Município de Indaial presta sua homenagem a Bernardo Augusto Manzke Pisetta ‘In Memorian’, na 35ª edição do Torneio de Verão. Que sua trajetória dentro do esporte sirva de inspiração, exemplo e motivação para as futuras gerações. Conosco ficam as recordações e as boas lembranças do que vimemos juntos para nos confortarem na saudade. Bernardo eterno! Para sempre em nossa memória e em nossos corações!”.

Após a entrega da placa, dirigentes do Cachorrões Futsal (do qual Bernardo era torcedor), Sandro Mantau e Jean Cunha, acompanhados pelo técnico da equipe, Baiano, como forma de reconhecimento por tudo o que o atleta representou para Indaial e para a matilha Cachorrões, fizeram a entrega aos pais, Leda e Darlei Pisetta, de uma camiseta de goleiro, repetindo um gesto feito anualmente durante o Torneio, ao coro de “Bernardo, Bernardo” vindo das arquibancadas.

Na sequência, os representantes da torcida organizada, Marcelo Lanznaster e Eduardo de Lima, entregaram ao pai e ao irmão Murilo a camiseta oficial personalizada do Cachorrões Futsal.

Após a entrega das lembranças, o pai de Bernardo, Darlei Piseta, fez uso da palavra. Emocionado, agradeceu aos representantes da Embaixada Fla Indaial, Alexandre de Lima (Xandão) e André Johanson, pela solicitação enviada à Câmara para que Bernardo fosse homenageado, bem como aos Poderes Legislativo e Executivo pelo deferimento da homenagem. Darlei também agradeceu aos dirigentes do Cachorrões Futsal, lembrando que a cada edição do Torneio sempre era oferecida a Bernardo a camisa de goleiro da equipe. “A gente fica muito feliz que o Bernardo esteja sendo lembrado. O Bernardo que começou a jogar nesta trave (apontando para uma das goleiras), com o professor Marinho. Ele pediu pra ser goleiro e foi aí que começou. Quero agradecer todos e a torcida do Cachorrões. Podem ter certeza de que ele está aí no meio de vocês, não fisicamente, mas ele está aí”, comentou. Darlei finalizou desejando boa sorte a todas as equipes participantes e parabenizando a FME pela organização do evento.

Já o deputado estadual, Laércio Schuster Júnior, elogiou a gestão municipal moderna, eficiente e participativa, que vem trazendo bons resultados para as famílias indaialenses, e disse estar orgulhoso de compartilhar daquele momento. “Indaial é uma cidade que me encanta, com gestos bonitos. Não só por ser aqui a terra do trabalho, a terra do espírito do empreendedorismo, mas pela união de vocês, pela capacidade que vocês possuem de se unir, principalmente para salvar o Hospital Beatriz Ramos, e o gesto nesta noite de poder homenagear esse jovem que tinha um futuro brilhante, o menino Bernardo”, disse.

Finalizando os discursos, o prefeito, André Moser, citou a soma de esforços das demais secretarias para a realização do torneio; enalteceu o trabalho da imprensa, considerado-o de fundamental importância na manutenção e crescimento da competição; agradeceu a presença dos torcedores que vêm de todos os cantos de Indaial e de várias partes de Santa Catarina e do Brasil para torcer por seus times, aos dirigentes que acreditam no Torneio de Verão e aqueles que ajudaram e fizeram história para a construção do evento. “Indaial é privilegiada, pois em janeiro nós damos o pontapé inicial não só para o futsal, mas para todos os eventos esportivos de Santa Catarina. Que bom que nós estamos levando o nome de Indaial através do Torneio de Verão, porque o esporte ensina muitas cosias a todos nós, a disciplina, o trabalho em equipe, a superação, e é por isso que a Administração Municipal vem investindo fortemente no esporte. Saúdo também a família do jovem Bernardo Pisetta, que representou a nossa cidade no Flamengo e é exemplo de inspiração. Hoje nós estamos felizes porque essa é a consagração desta festa esportiva. Compartilhar com todos vocês a 35ª edição do Torneio nos enche de orgulho e satisfação”, concluiu.

Após o prefeito declarar aberta mais uma edição do Torneio de Verão aconteceram as duas primeiras partidas válidas pela categoria Adulto Masculino Federado.

Nessa edição serão 12 equipes na

categoria Adulto Masculino Federado, 9 equipes na categoria Adulto Feminino Federado e 9 equipes na categoria Sub-18, reunindo cerca de 400 atletas de diversas cidades de Santa Catarina e de vários estados do Brasil. Mais informações em: www.torneiodeverao.net.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE