APAN conquista vaga inédita para o playoff
Foto: DivulgaçãoFriday, 06 March 2020
Vitória sobre Itapeninga assegurou a vaga em sua melhor campanha numa Superliga.
O planejamento para o primeiro ano de Superliga era para se manter entre os 10 e na elite do voleibol brasileiro. A meta já havia sido alcançada na semana passada, mas a APAN fez mais. Pela primeira vez na história, a modalidade blumenauense terá presença garantida num playoff (quartas-de-final). A confirmação veio na noite de ontem, após a vitória de 3 sets a 1 sobre Itapetininga (25/19, 25/21, 21/25 e 25/19), combinada com a derrota do Vôlei Ribeirão para o Vôlei Renata.
Mesmo com uma combinação de resultados, onde, numa hipótese, a APAN seja derrotada em seus dois últimos jogos (SESI-SP e Maringá) e os adversários diretos por uma briga no G-8 vencerem, ficariam em desvantagem nos critérios de desempate.
Melhor colocação em 2001
Até então, em todas as participações do voleibol blumenauense numa Superliga, a melhor colocação havia sido um sétimo lugar, numa disputa sem playoff, em 2001.
O jogo
A APAN superou Itapetininga numa partida encarada como uma final antecipada. O vencedor poderia garantir a classificação antecipada para as quarta-de-final. Foi um jogo de muito equilíbrio, com rallyes intermináveis, mostrando a força das duas equipes, com campanhas muito semelhantes na Superliga. Em sua análise pós-jogo, o técnico André Donegá enalteceu o empenho e esforço dos seus comandados.
O central Ialisson recebeu o Troféu Viva Vôlei como melhor do jogo. O oposto Franco foi o maior pontuador, com 21 anotados.
Mesmo garantindo nos playoffs, a APAN não terá muito tempo para comemorar. Ainda restam dois compromissos nessa primeira fase. E o próximo já é no sábado, diante do SESI de São Paulo, às 19 horas, com transmissão ao vivo para todo Brasil pela TV Cultura.