O novo 'normal' do Paulistão

O novo 'normal' do Paulistão
Foto: Reprodução

Thursday, 02 July 2020

Clubes paulistas voltam a treinar após 107 dias e quase 3 mil testes de covid-19. Será suficiente?

Os 16 clubes do Campeonato Paulista estão liberados a retomar os treinos coletivos a partir de hoje (1º), exatos 107 dias após a paralisação do torneio por causa da pandemia de covid-19. Para voltar aos centros de treinamento, os times precisaram testar mais de 1,2 mil pessoas e, no processo, gastaram, juntos, ao menos R$ 720 mil com exames.

Um levantamento do UOL revela que a retomada dos treinos ocorre após ao menos 2.794 exames, feitos em 1.295 pessoas, incluindo atletas e alguns de seus familiares, além de integrantes de comissão técnica e funcionários que estejam em contato direto com os elencos.

Até agora, 19 atletas foram afastados para evitar a transmissão aos companheiros. Outros 40 tiveram contato com o novo coronavírus em algum momento dos últimos meses, mas estão recuperados e liberados. Entre funcionários e integrantes de comissões técnicas, 22 profissionais foram isolados por causa da covid-19 e outros 42 tiveram a doença no passado. No total, ao menos 122 profissionais contraíram o vírus, ainda que não tenham tido sintomas.

Todos estes números são uma fotografia deste momento, mas mudam com frequência e tendem a aumentar à medida que os clubes façam novas rodadas de testes. Os 16 clubes foram procurados pela reportagem para compartilhar seus dados, mas Ituano e Santo André não esclareceram quais tipos de testes foram realizados. Desta forma todas estas somatórias são um piso, não um teto.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE