Blumenau é ouro, prata e bronze no Europeu de Jiu-Jitsu

Blumenau é ouro, prata e bronze no Europeu de Jiu-Jitsu
Foto: Divulgação

Monday, 23 January 2017

A história dos atletas da Nova União é tão inspiradora que podemos colocá-la no contexto da Jornada do Herói, conceito narrativo que estrutura a maioria das epopeias que tanto amamos.

Você já ouviu falar na ‘Jornada do Herói’?

Conceito criado pelo antropólogo Joseph Campbell em 1949 e com o nome de Monomito, essa idéia diz que as maiores histórias épicas da Humanidade – desde a Odisséia até Harry Potter, de Rocky Balboa ao Senhor dos Anéis – são compostas por uma série de ciclos idênticos que forjam a personalidade do herói e dão corpo à história.

Esse conceito, de fato, tem sido amplamente usado por escritores e roteiristas modernos que vão de Suzanne Collins (de ‘Jogos Vorazes’) a Stan Lee (da editora de quadrinhos ‘Marvel Comics’, hoje propriedade da Disney) e sempre apresenta os mesmos 12 estágios.

Como são os estágios?

  1. Vida comum: é apresentado o dia-a-dia do protagonista;
  2. Chamado à aventura: é apresentado um desafio ao protagonista;
  3. Recusa ao chamado: o protagonista resiste a se entregar à aventura;
  4. O mentor: um mentor convence o protagonista a abraçar a aventura;
  5. Primeiro portal: o protagonista abandona a vida comum e se lança à aventura;
  6. Desafios: surgem os primeiros obstáculos da jornada;
  7. Aproximação: surgem logo em seguida os primeiros êxitos do herói;
  8. Provação: mas, pouco depois, um desafio deverá ser vencido pelo protagonista;
  9. Recompensa: ao vencê-la ele finalmente obtém a recompensa;
  10. Caminho de volta: agora o protagonista começa a retornar com a recompensa;
  11. Apoteose: munido com tudo que aprendeu, o protagonista vence um desafio fatal;
  12. Retorno: o protagonista enfim volta e pode dividir a recompensa com aqueles que ama;

Usemos, por exemplo, o clássico do cinema: Star Wars.

Luke Skywalker vivia tranqulamente com seus tios em Tatooine (‘Vida Comum’). Então a princesa Léia manda uma mensagem ao guerreiro ancião Obi-wan Kenobi pedindo ajuda (‘Chamado à Aventura). Luke prefere não ir porque precisa ajudar seus tios com a colheita (Recusa ao Chamado). Porém seus tios morrem e Kenobi o convence a ir, contando sobre a existência dos Jedi e lhe dando um sabre de luz (O Mentor). Com a ajuda do piloto e mercenário Han Solo eles deixam o planeta Tatooine (Primeiro Portal). Juntos eles invadem a Estrela da Morte para resgatar Léia e quase acabam morrendo (Desafios). Contudo isso os ajudou a ter as plantas de construção da dita Estrela (Aproximação). Porém, durante a fuga, eles têm que fugir dos inimigos que ainda restam (Caminho de Volta). Com o auxílio daquilo chamado de ‘a Força’, Luke consegue destruir a Estrela da Morte e se torna, enfim, um jedi (Apoteose). O filme termina com a cerimônia da vitória (Retorno).

Mas não precisamos estar em planetas distantes, na realidade virtual de Matrix, no fundo do mar com Nemo, na lendária cidade de Tróia, numa escola para bruxos, num reino distante de conto de fadas, na capital de um mundo pós-apocalíptico ou na savana do Rei Leão para ver essa história.

O Monomito pode ser aplicado a histórias reais como na hagiologia, nas biografias de Siddharta Gautama (Buda), Jesus Cristo e Maomé ou na mitologia de Prometeu, Osíris ou Hércules. Mas podemos aplicá-la também aqui ao lado: em nossos campeões de jiu-jítsu.

Wanderson Willian Martello e Maria Eduarda Tozoni Ono estavam em sua rotina normal de treinamento em Blumenau, na Nova União, Duggen Academia (Vida Comum). Quando surgiu a oportunidade de disputarem em Portugal o Campeonato Europeu Aberto de jiu-jítsu Brasileiro de 2017 (Chamado à Aventura). Mas a Europa parecia tão distante e esse sonho parecia tão difícil (Recusa ao Chamado). Contudo o mestre Marcos Cunha estava ali para ensiná-los a apoiá-los a cada momento (O Mentor). Assim eles decidiram abandonar a zona de conforto e treinar duro para os combates (Primeiro Portal). Contudo surgiu um falso agente de viagens que aplicou um golpe que quase destruiu o sonho dos atletas (Desafios). Com a ajuda de amigos e familiares eles conseguiram juntar dinheiro o bastante para, como os guerreiros que são, disputarem seus lugares de destaque na competição (Aproximação). Começam as primeiras lutas e os oponentes são fortes (Provação). Isso não impede Duda de ficar com a medalha de prata no Open Class do Juvenil ou com a de bronze no Pena, bem como Martello de conquistar o bronze no Juvenil Leve e o ouro no Open Class (Recompensa). Finalmente em posse de suas medalhas, eles se preparam para o retorno (Caminho de Volta). Agora não apenas atletas, mas sim campeões internacionais de jiu-jítsu (Apoteose). E uma festa enorme os espera na chegada (Retorno).

A caminhada desses atletas foi tão árdua para chegar até aqui e seus resultados foram tão expressivos que podemos com facilidade encaixá-los no mesmo esquema de histórias épica – a Jornada do Herói – usado por filmes como ‘Toy Story’, animações como ‘Cavaleiros do Zodíaco’ e livros como ‘Os Três Mosqueteiros’. Esses blumenauenses são heróis e como heróis devem ser tratados.

Parabéns a Wanderson Willian Martello pelo ouro e pelo bronze. Parabéns a Maria Eduarda Tozoni Ono pela prata e pelo bronze. Parabéns ao mestre Marcos Cunha por ter conduzido seus discípulos tão bem. E parabéns a todos os atletas da Nova União/Duggen Academia.

Vocês valem ainda mais do que o ouro que ganham.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE