Única brasileira da WNBA conta caos do basquete brasileiro

Única brasileira da WNBA conta caos do basquete brasileiro
Foto: Divulgação

Wednesday, 19 August 2020

Damiris fala de racismo, problemas do basquete brasileiro e protagonismo inédito.

O ótimo desempenho de Damiris Dantas na primeira metade da temporada 2020 da WNBA, na "bolha" montada na Flórida, tem causado frisson no Brasil. Suas atuações são mais do que triunfo pessoal. São um banho de autoestima em uma modalidade carente de ídolos, de visibilidade e de oportunidades.

Sei que sou a única do Brasil, da América do Sul, é meu papel entrar e dar meu melhor, ser espelho para outras meninas que estão surgindo. Eu recebo muitas mensagens de meninas que estão me assistindo na W, que estão jogando o videogame com a Damiris. Isso é uma motivação. Eu sei a responsabilidade que eu tenho, sei de toda a luta de todo mundo. Eu entro jogar pensando nelas."

Na seleção desde os 17 anos, Damiris Dantas há uma década carrega a responsabilidade de ser a próxima estrela do basquete brasileiro. A herdeira da Rainha Hortência, da Magic Paula, da Tia Jane, porém, precisou segurar a lanterna enquanto a modalidade se dirigia ao fundo do poço, ficando fora de Mundial e Olimpíada e perdendo a hegemonia sul-americana após 34 anos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE