Teddy Riner, lenda do judô, volta a perder

Teddy Riner, lenda do judô, volta a perder
Foto: Divulgação

Thursday, 15 October 2020

Indignado, ele dispara contra árbitro: "Ser roubado assim é nojento".

Teddy Riner voltou a sentir o gosto de uma derrota. Lenda do judô, o francês perdeu a invencibilidade de 10 anos e 154 lutas em fevereiro deste ano, contra o japonês Kokoro Kageura. Neste sábado, caiu novamente, desta vez diante de Ornais Joseph Terhec, durante o Campeonato Francês. Após a luta, Riner soltou toda a sua fúria contra a arbitragem.

O astro francês reclama das punições que recebeu durante a luta contra Terhec, válida pelas quartas de final entre equipes. Riner, do Paris-Saint Germain, foi punido e acabou derrotado. Com o resultado, a Sucy, equipe rival, avançou na disputa.

- Suspeitei que isso aconteceria, porque quando há campeonatos franceses, sempre há erros como esse. Estou um pouco chocado porque estou tentando começar minha luta. Eu nem culpo Terhec, eu o conheço muito bem e não é isso que ele costuma dizer. Mas, agora, a arbitragem também é uma profissão. Nunca critico a arbitragem, mas aqui ... Estou mostrando lutas para vocês, já vi caras que vão all-in e nunca levam o Shido. Não estou dizendo que o que peguei não é merecido. Regras são regras. Mas quando você as aplica, devem ser iguais para todos.

Riner afirmou que vai entrar com um recurso para reclamar da punição.

- Eu já não gostava de lutar na França. É uma pena porque os jovens se entregaram. Se não houver regras iguais para todos, fica complicado. Nunca vi o Shido ser aplicado tão rápido. Mas não disse minha última palavra. Vou apresentar uma reclamação ao nível da Federação Francesa de Judô, porque não é normal. Quero jogar bem o jogo e participar de competições que não me interessam, mas é preciso ser justo. E isso começa com a arbitragem. E quando eu vejo ele (o árbitro) rindo por trás da máscara... Não, isso não me faz rir porque não sou só eu no tatame. Tem gente jovem, é um clube. Ser roubado assim é nojento, é uma injustiça. Até dou risada com o Terhec, que é parceiro de treino. Ele próprio riu até a morte – afirmou.

Bicampeão olímpico e nove vezes campeão perdeu a invencibilidade de quase dez anos para o japonês Kokoro Kageura, de 24 anos, em fevereiro. A queda também foi em casa, no Grand Slam de Paris, na França. A última derrota do ídolo francês havia sido no dia 13 de setembro de 2010, quando foi vencido por Daiki Kamikawa, outro japonês, na final do Mundial Absoluto em Tóquio, no Japão.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE