Mark O. Madsen busca cinturão do UFC

Mark O. Madsen busca cinturão do UFC
Foto: Divulgação

Tuesday, 19 January 2021

O atleta já é medalhista olímpico.

Mark Overgaard Madsen nasceu em 23 de setembro de 1984 na Dinamarca. Aos 36 anos, o lutador é consagrado por competir em artes marciais mistas e luta greco-romana. Medalhista Olímpico, O. Madsen conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016, além de quatro vezes medalhista no Campeonato Mundial de Luta Livre. Após uma carreira de sucesso no wrestling, Mark se tornou um lutador de artes marciais mistas e atualmente está contratado pelo UFC. Em entrevista ao Apostagolos , o esportista falou sobre os desafios enfrentados e seus objetivos no MMA.

Em sua carreira, O. Madsen se consagrou na luta greco-romana e usa sua experiência nas lutas de MMA: "Uma das maiores vantagens é dominar a habilidade e controlar se você quer ir para o chão ou manter a luta em pé, então essa é a minha vantagem. Se estou enfrentando um bom striker, sou capaz de derrubar esse cara e prosseguir com meu grappling. Se estou enfrentando um bom grappler, então sou capaz de defender as quedas e, em seguida, manter a luta em pé."

"Então, o wrestling é uma habilidade fundamental no MMA, provavelmente a habilidade mais fundamental no MMA. A desvantagem é naturalmente dar minhas credenciais no wrestling. Todo mundo conhece meu plano de jogo", acrescentou.

Comparando os dois estilos, Mark destaca que as lesões na luta greco-romana são mais sérias do que as sofridas no MMA: "O risco de lesão é maior no wrestling do que no MMA. Naturalmente, lutei toda a minha vida e sofri várias fraturas e ferimentos na luta. Você tem que ter em mente que quando você está jogando alguém, você está jogando um cara, você tem que multiplicar o peso dele e se aquele cara cair em você em uma posição estranha, isso vai realmente levar a uma fratura ou você romper um ligamento, então acho que o risco de lesão é realmente maior na luta livre."

"Você vê muito mais cortes no MMA e muito mais sangue no MMA, mas fraturas graves e lesões mais sérias são maiores no wrestling. Tive muito azar na minha última luta para quebrar a mandíbula. Essa é a primeira lesão que tive desde que me aposentei do wrestling, há 3 anos, e decidi seguir para o MMA", disse O. Madsen.

Dinamarquês, Mark O. Madsen está atualmente nos Estados Unidos para treinamentos e preparação para as competições. Em seus planos, o lutador destaca uma possível mudança permanente para a América. "No momento, estamos trabalhando na melhor maneira de participar do MMA e acho que isso envolve eu ou minha família nos mudando para os Estados Unidos por um período de tempo para que eu possa me preparar o melhor que puder para uma luta."

"Atualmente estou morando na Dinamarca, uma área onde tenho desafios para encontrar bons sparrings. Meu treinador não mora próximo e é um desafio para o meu trabalho. Então eu acho que se eu quiser desenvolver meu potencial no MMA, é preciso mudar com minha família para os Estados Unidos", destaca Mark.

Como todo atleta, seu objetivo é ser o maior em seu esporte. Em sua carreira, Mark foca em se aprimorar, sempre com a convicção de que pode se tornar campeão do UFC. "Em primeiro lugar, é importante estabelecer metas no esporte para ter algo em que trabalhar. Sempre, em minha carreira de atleta, sempre trabalhei para ser a melhor versão de mim mesmo, então é isso que faço todos os dias. Tentando fazer o meu melhor todos os dias."

"Então esse é um lado da moeda, o outro lado da moeda é que eu realmente acredito que minha melhor versão é boa o suficiente para competir contra os melhores lutadores de MMA do mundo e, finalmente, me tornar um campeão do UFC. Por isso estou me concentrando em fazer o meu melhor, no desenvolvimento e tenho a firme convicção de que o meu melhor é bom o suficiente para competir e vencer os melhores lutadores de MMA do mundo e, finalmente, vencer o campeonato do UFC", acrescentou Madsen.

O lutador enfrentou momentos complicados antes da luta contra Austin Hubbard em março, onde sofreu com uma lesão no ombro e uma infecção. Já durante a luta, Mark teve uma fratura dupla na mandíbula. Agora, o esportista garante que está recuperado e mantendo sua rotina de treinos, já pronto para lutar. "Estou muito bem em termos de saúde. Minha mandíbula está recuperada, treinei muito esse verão e, no geral, estou pronto para lutar", afirmou.

Em sua vida pessoal, o lutador está com uma situação complicada na família, após o diagnóstico grave em sua esposa. "Infelizmente, tivemos um problema na minha família. Minha esposa foi diagnosticada com esclerose múltipla, e estamos tentando descobrir como lidar com ela. Portanto, é uma situação complicada, porque estou mais do que pronto para ir. Eu me sinto bem, nunca estive melhor neste esporte do que estou agora, mas ao mesmo tempo, tenho uma situação familiar que preciso cuidar agora, então é um pouco complicado", disse Mark.

O problema de saúde de sua esposa é um obstáculo a ser contornado. "Agora mesmo, temos um problema com minha esposa com esse diagnóstico, que temos que contornar. Idealmente, eu gostaria de me mudar para os EUA ou encontrar uma solução onde possa me preparar nos EUA e fazer minha recuperação na Dinamarca com minha família e amigos", afirmou.

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no UFC e as lutas femininas costumam ser apresentadas nos cards de luta. Mark O. Madsen destaca as diferenças entre disputas masculinas e femininas: "Há uma grande diferença nas lutas das mulheres e nas lutas dos homens. Mais uma vez, sou dinamarquês e um dos grandes esportes na Dinamarca é o handebol, e vemos a mesma coisa. É diferente quando se trata do aspecto físico. Lutas femininas são tão divertidas quanto lutas masculinas."

Antes das lutas, O. Madsen equilibra sua tensão e se concentra no desafio que irá enfrentar. "Você tem lutadores que estão muito tensos, muito nervosos, na verdade ao nível de vomitar antes de uma luta. Então você tem caras muito soltos, muito compostos."

"Acho que provavelmente estou no meio disso. Estou tentando me concentrar no trabalho, na tarefa que tenho pela frente. Eu sei que há todo tipo de coisa acontecendo na semana da luta, tantas distrações, tantas perguntas da imprensa, coisas entrando e saindo que vão tirar meu foco do presente para o que aconteceu no passado ou o que vai acontecer no futuro. Eu procuro ficar muito presente, não focar muito no passado ou no que vai acontecer no futuro. Na verdade, apenas ficar presente e fazer um trabalho de cada vez", enfatiza Mark O. Madsen.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE