Sucessora de Mori é lenda do esporte japonês

Sucessora de Mori é lenda do esporte japonês
Foto: Divulgação

Friday, 12 February 2021

Ex-ciclista e patinadora, Seiko Hashimoto é apontada como principal candidata à presidência do Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio.

São sete Olimpíadas no currículo – quatro de Inverno e outras três de Verão. Um dos maiores nomes da história do esporte japonês, a ex-ciclista e patinadora Seiko Hashimoto está sendo apontada como principal candidata a sucessora de Yoshiro Mori à frente do Comitê Organizador Tóquio 2020. O ex-dirigente renunciou nesta sexta-feira após comentários machistas e sexistas.

O nome de Hashimoto, de 56 anos e atual ministra olímpica no Japão, ganhou força assim que a saída de Mori passou a ser encarada como inevitável. Com larga história no esporte japonês, a ministra é encarada como uma resposta às declarações do ex-presidente, além de uma tentativa de estancar a crise com uma maior diversidade no comando dos Jogos.

Saburo Kawabuchi, de 84 anos, também foi apontado como possível candidato. Ex-presidente da Associação Japonesa de Futebol, ele defendeu a seleção nas Olimpíadas de Tóquio de 1964 e é o responsável pela Vila Olímpica para os Jogos deste ano.

Hashimoto fez sua estreia olímpica nos Jogos de Inverno de Sarajevo, em 1984. Foram sete participações olímpicas no total, saindo de cena após Atlanta 1996. No currículo, um bronze na prova de 1.500m de patinação de velocidade nos Jogos de Albertville, em 1992. No ciclismo, seu melhor resultado foi com um quinto lugar na velocidade nas olimpíadas de Seul, em 1988.

Antes mesmo de deixar o esporte, Hashimoto ingressou na vida política com um mandato na Casa de Conselheiros, em 1995. Filiada ao Partido Democrata, tem ocupado cargos públicos desde então. Mãe de três filhos, chegou a ser vice-presidente do Comitê Olímpico do Japão. Caso seja escolhida como nova comandante de Tóquio 2020, deverá deixar o cargo de ministra.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE