Japão deve barrar torcedores estrangeiros nas Olimpíadas

Japão deve barrar torcedores estrangeiros nas Olimpíadas
Foto: Divulgação

Wednesday, 10 March 2021

Preocupação com a pandemia e com variantes do coronavírus vai pesar na decisão do país sobre receber visitantes para os Jogos de Tóquio. Decisão oficial está marcada para o fim de março.

O Japão deve barrar a entrada de torcedores estrangeiros no país para as Olimpíadas e para as Paralimpíadas de Tóquio. Segundo a "Kyodo News", agências de notícias japonesa, o Governo do Japão concluiu que receber visitantes não seria possível por causa da pandemia do coronavírus. O Comitê Organizador dos Jogos agendou uma decisão oficial sobre a torcida para o dia 25 de março.

A "Kyodo News" informou nesta terça-feira que oficiais ligados à organização das Olimpíadas estão preocupados com a pandemia e com o número de variantes do coronavírus detectadas em diversos países, por isso o país deve manter as restrições de viagens para estrangeiros. O Comitê Organizador, porém, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a questão. Na segunda-feira, Mark Adams, porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI), reforçou que a decisão vai ser tomada até o fim deste mês.

- Em termos de torcedores, vai haver uma decisão até o fim de março, pelo menos sobre torcedores estrangeiros. Além disso é muito difícil afirmar - disse Adams.

Segundo a "Kyodo News", a cerimônia de início do revezamento da tocha no Japão vai acontecer com portas fechadas em Fukushima. O Comitê Organizador só vai permitir a presença de convidados para evitar aglomerações.

A intenção tanto do Comitê Organizador quanto das autoridades do governo é ter uma definição o quanto antes sobre os torcedores para que os cidadãos japoneses conheçam os planos de contingência da Covid e se tranquilizem a respeito da segurança dos Jogos. Diversas pesquisas organizadas por veículos de imprensa do país mostram desconfiança da população, cuja maioria preferiria que o evento não acontecesse.

A presidente do Comitê acrescentou que a definição com esta antecedência também é importante para o planejamento da rede hoteleira e de transportes do país, e garantiu que as decisões serão tomadas com base em análises de infectologistas renomados.

Questionada sobre uma possível distinção para permitir a entrada no país de torcedores vacinados, Hashimoto afirmou que esta possibilidade não foi discutida na reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e o governo japonês. Ela apenas ressaltou que o trânsito de pessoas vacinadas é visto com bons olhos.

- Sobre vacinas, originalmente foi mencionado pelo COI que não será um pré-requisito, mas para segurança do evento uma alta taxa de vacinação seria algo positivo para espectadores e os cidadãos japoneses.

Com a campanha de vacinação ainda em um estágio muito inicial, o Japão deve prorrogar o estado de emergência, que se encerraria no dia 8 de março, por mais duas semanas. Hashimoto se mostrou otimista, mas assegurou que há um plano B casos as restrições forem além de 25 de março.

- A possibilidade de ampliação de duas semanas é algo que estamos cientes. Uma decisão não foi tomada oficialmente. De qualquer forma entregar os Jogos de forma segura são a prioridade. Acreditamos que não seremos afetados se as medidas forem tomadas. Mas estaremos preparadas para alternativas caso nos afetem.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE