Seleção Brasileira de Rugby em cadeira de rodas promove jogo exibição

Seleção Brasileira de Rugby em cadeira de rodas promove jogo exibição
Foto: Divulgação

Thursday, 30 September 2021

Partida será aberta ao público respeitando todas as normas sanitárias de prevenção ao Coronavírus.

Nesta quinta-feira, dia 30, às 9h30, a Seleção Brasileira de Rugby em cadeira de rodas promove uma partida de exibição aberta ao público. O jogo será disputado na quadra do Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. O evento faz parte da programação do Primeiro Try Out, que está sendo desenvolvido em Blumenau pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio do Programa de Paradesporto da Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Secretaria Municipal do Esporte (SME) e da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).
  
O Try Out consiste em um período de formação e treinamento da Seleção Brasileira, que atualmente ocupa a décima colocação no ranking mundial da modalidade. Os atletas da modalidade ficaram sem treinar e competir devido à Pandemia causada pelo Coronavírus e este evento representa o retorno das atividades presenciais. 
  
 A partida de exibição terá dois tempos de oito minutos, sendo que o cronômetro é pausado cada vez que a bola sai de quadra ou em caso de falta. Em um jogo oficial são quatro tempos de oito minutos. O evento será aberto ao público respeitando todas as normas sanitárias de prevenção ao Coronavírus. Será permitida ocupação simultânea de até 40% da capacidade total de público sentado.
  
A Seleção Brasileira conta com 37 atletas neste Try Out, que estão sendo constantemente avaliados técnica e fisicamente.  Ao final serão selecionados 24 atletas, que seguem para as outras etapas de treinamento, até fechar o grupo para disputa de competições. 
  
A diretora de Desenvolvimento do Paradesporto, Beatriz Zipf, afirma que esta será uma grande oportunidade que os paratletas de Blumenau terão para conhecer este esporte Paralímpico. “Durantes esses dias de treinamento os profisisonais do Programa já estiveram acompanhando os treinos e puderam conhecer todo o trabalho desenvolvido pela comissão técnica e, posteriormente, muito do que foi aprendido será aplicado nas modalidades em Blumenau”, destaca.
     
O prefeito Mário Hildebrandt celebra a realização deste evento e por sediar o Try Out. “Somos referência no paradesporto e estar oportunizando este treinamento aos paratletas do Rugby aqui em Blumenau é especial para nós, mais ainda para os nossos paratletas que terão uma experiência incrível”, completa.
   
Este evento em nível nacional vem ao encontro de todo o trabalho desenvolvido em prol da inclusão e do fomento ao esporte no município, destaca a secretária de Educação, Patrícia Lueders. “Além disso, esta é mais uma oportunidade de novamente, mesmo em período de pandemia, termos a sensação de normalidade, com a realização de grandes eventos em nossa cidade”, completa.
          
O Secretário Nacional de Paradesporto, José Agtônio Guedes Dantas e Giselle Margot Chirolli, Diretora Nacional do Paradesporto, da Secretaria Nacional do Paradesporto, que pertence a Secretaria Especial de Esportes, vinculada ao Ministério da Cidadania virão de Brasília para acompanhar o evento, além de outras ações em Blumenau e região.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE