Stock Car confirma volta ao Rio e anuncia etapa no Galeão

Stock Car confirma volta ao Rio e anuncia etapa no Galeão
Foto: Divulgação

Wednesday, 15 December 2021

A Stock Car vai novamente correr na cidade do Rio de Janeiro, após dez anos de lacuna, com uma novidade: um circuito montado no Aeroporto Internacional do Galeão.

A Stock Car está de volta à cidade do Rio de Janeiro na próxima temporada. Após dez anos de ausência, a categoria vai disputar uma prova na capital fluminense, especificamente no Aeroporto Internacional do Galeão, localizado na Ilha do Governador, no dia 10 de abril. Será a quarta etapa do campeonato de 2022. O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (15), no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro.

A prova terá o tradicional formato de rodadas duplas, com duas corridas disputadas no domingo, e vai marcar o retorno do Rio de Janeiro ao cenário do automobilismo nacional. A última etapa na cidade foi em julho de 2012, quando Allam Khodair venceu no extinto Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá.

“Há um sentimento de grande orgulho em todos os membros da Stock Car pela façanha que estamos construindo para o ano que vem, isso vai dos pilotos aos engenheiros, mecânicos e patrocinadores. Certamente os fãs sentirão o mesmo. Será um momento histórico”, destaca Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

O circuito, montado em uma pista auxiliar do aeroporto, foi idealizado por Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Pelas imagens do projeto, a pista terá apenas quatro curvas, sendo uma chicane, mas se assemelha muito a um anel externo.

Apesar da novidade, o local não terá as operações impactadas pelo fim de semana da corrida, pois o circuito será montado em uma pista auxiliar. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto do Galeão foi o oitavo mais movimentado do Brasil, com 4,4 milhões de passageiros passando pelos seus corredores no ano passado.

Em outubro, a Vicar, promotora da categoria, anunciou as datas do novo calendário para a temporada 2022. O cronograma compreende 12 etapas, sendo duas em regime de rodada dupla, com início em 13 de fevereiro e encerramento em 20 de novembro, antes do início da Copa do Mundo do Catar.

A grande novidade é o retorno da Corrida de Duplas, realizada pela última vez em 2018, e que retornaria em 2020, mas foi adiada e, posteriormente, cancelada por decorrência da pandemia do novo coronavírus. A prova vai representar justamente a abertura do campeonato, ainda sem praça definida.

Ainda que os locais não tenham sido divulgados pela Stock Car, o calendário da próxima temporada tem a mesma quantidade de etapas deste ano. A nova programação contará com duas rodadas duplas, realizadas em dois finais de semana: 19 e 20 de março e 2 e 3 de julho. O campeonato continuará com o formato de duas largadas por etapa.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE