Rivaldo analisa as finais dos estaduais e o Brasil nas Eliminatórias

Rivaldo analisa as finais dos estaduais e o Brasil nas Eliminatórias
Foto: Divulgação

Tuesday, 05 April 2022

Rivaldo falou ainda sobre a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, e alertou que é cedo para que os torcedores de Palmeiras e Flamengo comemorem estar em grupos tecnicamente mais fáceis.

Neste final de semana os torcedores brasileiros vão conhecer os campeões estaduais nas principais praças esportivas nacionais. E a Betfair convocou o craque Rivaldo para analisar os jogos decisivos do Cariocão 22 e dos campeonatos Paulista, Mineiro e Gaúcho. Confira a opinião do embaixador Rivaldo, que dentre os tantos títulos conquistados ao longo de sua carreira, possui três campeonatos estaduais em sua galeria de conquistas.

Em 25 anos de carreira, Rivaldo conquistou o Pernambucano com o Santa Cruz, em 1990, o Paulistão 1996 com o Palmeiras e o Campeonato Mineiro em 2004, com o Cruzeiro. Na opinião do craque, por mais que alguns clubes tenham conseguido alguma vantagem na primeira partida, os torneios ainda apresentam indefinições para sabermos quem será campeão estadual, confira as análises.

Cariocão 22

Após a derrota para o Fluminense por 2 a 0 na primeira partida do Cariocão, o Flamengo terá uma missão difícil para reverter o placar e conquistar o tetracampeonato Carioca. Na opinião de Rivaldo, o clássico ainda permanece em aberto na finalíssima deste sábado.

“A partida está em aberto ainda. O rubro-negro tem um elenco fantástico e pode virar o placar, embora sempre seja difícil entrar em campo com uma desvantagem de dois gols. Acredito que o Flamengo virá muito forte nessa segunda partida buscando o resultado contra um Fluminense que fará de tudo para segurar essa vantagem conquistada na primeira partida.”

Para Rivaldo, a equipe do técnico português Paulo Sousa precisa ligar o sinal de alerta para não repetir os erros já cometidos no passado, que causaram desgaste com a torcida. “Com o elenco que tem, o Flamengo não pode perder novamente para o Fluminense na partida decisiva, pois isso fará com que venham críticas fortes da torcida e uma eventual crise por parte da imprensa”, afirmou o craque, em entrevista.

Campeonato Paulista

Equipe de melhor campanha no Paulistão, o Palmeiras foi derrotado pelo São Paulo no primeiro jogo da final, por 3 a 1. Na opinião do craque Rivaldo, a conquista do troféu estadual ainda está indefinida. “O título não está encaminhado para o São Paulo ainda, especialmente considerando que o Palmeiras jogará em sua casa, com o forte apoio de sua torcida, onde tem sido muito forte em suas partidas.”

“Eu vejo que será mais um jogo muito emocionante onde todo resultado é possível. O Palmeiras vai precisar fazer valer o fator casa para virar essa partida final. Eu acredito que o pênalti duvidoso será utilizado pelo técnico Abel Ferreira para motivar o seu time rumo a uma virada épica”, afirmou Rivaldo.

Campeonato Mineiro

O Cruzeiro vai encarar o Atlético na final do estadual de Minas Gerais em partida única. Para Rivaldo, embora o Galo esteja num patamar superior e com um elenco cheio de estrelas, a Raposa deve brigar de forma igual no Mineirão na busca pelo título estadual. 

“Esse é um jogo que normalmente não tem favorito por conta da grande rivalidade entre os times, mas se formos avaliar a qualidade dos elencos, é claro que a maior responsabilidade de conquista estará do lado do Atlético Mineiro”, afirmou Rivaldo.

Na entrevista, Rivaldo comentou que para a Raposa, agora dirigida por seu ex-companheiro Ronaldo, seria importante a conquista de um título em cima do Galo por conta das dificuldades enfrentadas dentro e fora de campo nas últimas temporadas. “O Cruzeiro tem novos investidores e busca se reerguer para voltar para a elite do futebol brasileiro, e nada melhor do que comemorar um título para motivar sua torcida e jogadores”, completa.

Gauchão 2022

Para Rivaldo, o Grêmio está a um passo de confirmar o título do Campeonato Gaúcho. Na primeira partida, o Tricolor venceu o Ypiranga de Erechim por 1 a 0, equipe que liderou todo primeiro turno no estadual.

“O Grêmio está perto de confirmar o título do Campeonato Gaúcho e isso é muito importante, especialmente após ganhar confiança por ter batido seu rival Internacional nas semifinais. A vitória sobre o Ypiranga por 1 a 0 na primeira partida da final já deixa a equipe gaúcha com uma mão na taça antes do jogo decisivo.”

Na entrevista, Rivaldo ainda destacou a importância do título para uma temporada de renascimento do tricolor gaúcho, que disputará a Série B do Brasileiro em 2022. “Conquistar um título na temporada vai ser muito importante para dar confiança a um time que terá muitas batalhas difíceis na Série B, na briga para retornar à primeira divisão do futebol brasileiro”, aposta o craque.

“Considero o Brasil favorito para conquistar a Copa do Mundo 2022”

A Seleção Brasileira encerrou as Eliminatórias da Copa do Mundo com duas marcas expressivas: a equipe de Tite obteve a melhor campanha da história dos pontos corridos (foram 46 pontos em 14 vitórias e 3 empates, superando os 43 pontos da Argentina na campanha da Copa de 2002) e se manteve de forma invicta nas 17 rodadas disputadas. Para Rivaldo, conquistar o título Mundial no Catar é um sonho possível para o Brasil em 2022.

“Olhando ao que outras seleções vêm mostrando ultimamente, eu estou confiante de que o Brasil pode chegar na final da Copa do Mundo e trazer o hexa pra casa. Para mim, o Brasil é favorito a conquistar a Copa do Mundo”, disse Rivaldo.

Em relação às vitórias nas goleadas sobre Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias, Rivaldo destaca que o Brasil precisa colocar os pés no chão e trabalhar firme rumo ao objetivo do ano. “É preciso manter o foco e não usar essa confiança no mau sentido. A Argentina também teve uma campanha fantástica nas Eliminatórias da Copa de 2002 e acabou caindo logo na fase de grupos na Copa do Mundo, então, isso também é um alerta importante aos nossos atletas.”

Fluminense e São Paulo são favoritos na Copa Sul-Americana

Em sua análise de probabilidades, a Betfair apontou que Fluminense e São Paulo são as equipes favoritas a conquistar a Copa Sul-Americana. Segundo a casa de apostas, há 18,2% de chances das equipes conquistarem o título continental de 2022 - e para Rivaldo, essa expectativa pode se confirmar dentro das quatro linhas. 

“A Betfair está atribuindo fortes chances de conquista do torneio para Fluminense e São Paulo, - ambos com 18,2% de probabilidade – e eu concordo com isso, pois são duas equipes muito fortes que estão vivendo bons momentos atualmente.”

“Acho bem provável que o título possa ficar entre um dos dois. Ambos têm elencos muito fortes e estão pegando confiança com as finais dos estaduais e, certamente, vão querer brigar por um título internacional. As duas equipes têm qualidade de atuar em alto nível na Libertadores, então, é claro, que são favoritos na Sul-Americana”, aposta Rivaldo.

Facilidade na Libertadores? Apenas no papel…

Rivaldo falou ainda sobre a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, e alertou que é cedo para que os torcedores de Palmeiras e Flamengo comemorem estar em grupos tecnicamente mais fáceis.

“O sorteio da Libertadores indicou grupos teoricamente mais tranquilos para Palmeiras e Flamengo, mas como eu sempre digo, isso só conta no papel, pois será necessário comprovar dentro de campo”, afirmou o craque na entrevista.

A grande esperança de conquistas em 2022, o Atlético Mineiro, já deu mostras de que pode ir longe na CONMEBOL Libertadores, e um dos seus desafios será o encontro na fase de grupos com o seu rival de estado, o América Mineiro.

“Eu acredito que o América-MG preferia evitar o seu rival Atlético Mineiro logo na fase de grupos, especialmente em sua estreia na competição. O Galo é hoje o melhor time do Brasil e um dos favoritos a conquistar a Libertadores, então, com certeza será difícil para o Coelho encarar o forte elenco do Atlético. Ainda assim, eu espero que ambos possam se classificar para a fase seguinte”, analisou.

No grupo E, considerado pela imprensa como o grupo da morte da Libertadores 2022, o Corinthians encara o poderoso Boca Juniors, seis vezes campeão do torneio. “Eu penso que esse confronto será importante para entender o atual nível do Timão na competição sul-americana, além de reeditar a emocionante final de 2012”,

”Enfrentar outro candidato ao título logo na fase de grupos pode ser importante para testar sua força logo na fase inicial do torneio, e assim poder corrigir aquilo que possa estar falhando. Serão certamente dois jogos muito emocionantes para se assistir”, finaliza Rivaldo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE