"Não vejo o Guardiola treinando a Seleção Brasileira", diz Rivaldo

Foto: Divulgação

Tuesday, 19 April 2022

Rivaldo também falou sobre alguns jogadores brasileiros que estão se destacando pelos seus times nos últimos meses.

Em entrevista, o craque Rivaldo comentou sobre os boatos de Pep Guardiola, seu companheiro de clube nos tempos de Barcelona, ser cotado para assumir o lugar de Tite na Seleção Brasileira em 2023. Na opinião dele, o atual treinador do Manchester City não aceitará o convite, caso ele realmente seja feito: “Não acredito que ele vá aceitar o convite de treinar a Seleção Brasileira, se surgir a proposta”.

Para Rivaldo, também há uma questão em aberto em relação ao torcedor brasileiro, a aceitação de um técnico estrangeiro comandando a seleção canarinho. “Eu tive a oportunidade de jogar com o Guardiola no Barcelona e de conhecê-lo pessoalmente. Tenho uma grande admiração por ele. Pep é um dos melhores treinadores do mundo há vários anos, mas ainda assim tenho algumas dúvidas se o povo brasileiro aceitaria isso tranquilamente, pois o Brasil nunca teve um técnico estrangeiro antes”, disse Rivaldo.

“Na minha opinião, a Seleção Brasileira deveria continuar 100% nacional, pois isso permite ao técnico local ter um maior conhecimento e compreensão de tudo o que envolve o futebol brasileiro e isso ajuda em muitas situações”, afirmou o craque. “Mas a qualidade de Pep Guardiola enquanto técnico não está em dúvida, de modo algum, e eu penso que muitos brasileiros até gostariam de ver como as coisas iriam correr sob o comando de um técnico tão talentoso e ofensivo quanto ele.”

Hulk poderia ter lugar na seleção; Rodrygo e Vini Jr são presente e futuro do Brasil

Rivaldo também falou sobre alguns jogadores brasileiros que estão se destacando pelos seus times nos últimos meses, Hulk fez 29 gols nos últimos 30 jogos pelo Atlético Mineiro e constantemente é lembrado pelos torcedores para estar em uma das vagas na Copa do Mundo.

“Olhando aquilo que ele vem fazendo com a camisa do Galo desde que chegou ao clube, é claro que ele ainda tem qualidade e capacidade de brigar por uma vaga na Seleção Brasileira na Copa do Mundo.”

“Ele vem apresentando o melhor do seu futebol, com certeza poderia ter um lugar na seleção no atual momento. No entanto, precisamos respeitar as escolhas do treinador que, com toda a certeza do mundo, não esqueceu Hulk.”

Para o pentacampeão, o grupo para o Mundial do Catar em dezembro já está com seus nomes ofensivos definidos pelo técnico Tite. “Eu vejo que Tite tem suas escolhas para o ataque quase fechadas. Provavelmente só no caso de existir algum imprevisto com algum jogador que possa se machucar é que eu vejo Hulk tendo sua chance de seguir para o Catar no final do ano”, finaliza.

Rivaldo também deu sua opinião sobre o espaço dos jovens brasileiros Vini Jr. e Rodrygo na Seleção Brasileira, após se destacarem na classificação histórica contra o Chelsea pela UEFA Champions League e garantir a presença da equipe espanhola mais uma vez nas semifinais do torneio.

“Em janeiro eu já tinha afirmado que via os dois jovens atacantes do Real Madrid com qualidade para chegarem na Seleção Brasileira e buscarem sua vaga na Copa do Mundo. O que vimos eles fazerem na Champions nessa semana só vem confirmar isso. Apesar da juventude de ambos, eles estão atuando no mais alto nível na maior competição de clubes do mundo, demonstrando que são jogadores diferenciados”, aponta.

“Se eles conseguirem seguir sendo relevantes no Real Madrid até novembro, com certeza vão estar na cabeça do Tite quando for a hora de decidir a lista final de jogadores convocados”, disse o ex-jogador, campeão da Copa do Mundo de 2002.

Teoricamente, teremos uma final inglesa na Champions

A Betfair apontou que as equipes inglesas do Liverpool e do Manchester City são as maiores favoritas ao título da Liga dos Campeões este ano, conforme o mercado de apostas em seu site. Para Rivaldo, campeão da competição na temporada 2002/2003, a “Orelhuda” desta temporada deverá ficar mesmo - na teoria - com um dos times ingleses.

“O Manchester City e o Liverpool são dados como favoritos a vencer a Champions League após se classificarem para as semifinais, porém, no futebol todo resultado é possível, e não devemos subestimar os times espanhóis ainda em competição, especialmente o Real Madrid”, avaliou o craque.

“O Villarreal tem menor tradição e eu penso que terá maiores dificuldades para erguer o troféu, porém tem um técnico com muita experiência e já mostrou ser capaz de afastar times de peso como a Juventus e o Bayern.”

“Ainda assim, eu vejo os times ingleses mais bem preparados para levar o troféu - junto com o Real Madrid, que sempre é um time capacitado a brigar pelo título ou não seria ele o maior campeão da história da Champions”, concluiu Rivaldo.

Mudanças de técnico no Brasil são normais

Athletico Paranaense e América Mineiro demitiram seus técnicos logo após a conclusão da primeira rodada do Brasileirão. Na visão do craque, essas trocas ainda são apontadas como normais no Brasil. “Logo após a 1ª rodada do Brasileirão tivemos a saída dos técnicos de Athletico e América Mineiro e isso é algo que infelizmente continua sendo o normal no futebol brasileiro”, afirmou Rivaldo em entrevista. 

A continuidade do trabalho para a temporada também foi tema da conversa com o ex-jogador. “Quando o time perde, é sempre o treinador que paga por isso. Agora, será bem difícil para quem assumir esses clubes que também estão disputando a Libertadores, porém, é nesses momentos que um técnico pode se valorizar”, avalia o embaixador.

Rivaldo também destaca a importância do treinador fazer uma gestão de grupo nos elencos que passam por um momento conturbado. “Pegar um time em mau momento e sem muito tempo para preparar a equipe da sua forma é sempre um grande desafio, e o treinador que for bem nisso pode ganhar maior credibilidade enquanto técnico, e até assumir clubes maiores num futuro. É uma boa oportunidade para quem assume o Furacão ou o Coelho neste momento”, finalizou Rivaldo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE