Equipes Blumenauenses de Bolão fazem amistosos preparatórios
Foto: DivulgaçãoWednesday, 27 April 2022
As duas equipes femininas tradicionais de Bolão 16 cm e Bolão 23 cm de Blumenau, irão se enfrentar no Esporte Clube Água Verde e na Sociedade Desportiva Vasto Verde.
As tradicionais equipes femininas de Bolão 16 SME Blumenau / Sociedade Desportiva Vasto Verde e Bolão 23 SME farão dois amistosos, visando à preparação para a temporada das equipes e a integração entre as modalidades. O primeiro encontro será nesta quarta-feira, dia 27, às 19h30, no Esporte Clube Água Verde, com a disputa do Bolão 23 cm. O jogo da volta será na Sociedade Desportiva Vasto Verde na próxima semana, jogando o Bolão 16 cm. Apesar das modalidades terem os nomes e o modo de jogo parecidos, em pista apresenta suas diferenças.
Sobre o Bolão 16 cm e 23 cm
O Bolão é a modalidade esportiva das mais antigas em atividade. O primeiro registro do jogo é datado entre 1260 e 1309 e se difundiu da Alemanha para a França, os Países Baixos e para a Inglaterra. No Brasil, ele veio com a imigração alemã de 1806 a 1871, inicialmente em Nova Friburgo, São Leopoldo, Rio Negro (Paraná), Mafra, Pernambuco, Petrópolis. Entre 1850 e 1859 em Blumenau, Joinville e Brusque.
A prática do bolão na cidade de Blumenau teve início com a fundação em 1859 do Schützenverein Blumenau, hoje Tabajara Tênis Clube e no Geselliger Verein Teutônia, hoje Sociedade Esportiva Ipiranga. Nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), o Bolão foi introduzido já na sua primeira edição em 1960 na cidade de Brusque. Até o ano de 1974 ele foi disputado com bolas de madeira de diâmetro de 23 cm. A partir daquele ano, deram-se as disputas com a bola de fibra com 16 cm de diâmetro.
O Bolão 16 começou a ser praticado em São Paulo, no ano de 1969 organizou-se um Campeonato Brasileiro com a participação de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com o intuito de introduzir esta modalidade em todas as Federações do país, pois até então somente São Paulo o praticava. Em Santa Catarina, houve uma rápida adaptação dos atletas e já em 1972 o estado se sagrava Campeão Brasileiro, com uma equipe praticamente toda de blumenauenses.
A modalidade ganhou força e adeptos em Santa Catarina através de um trabalho realizado pela Federação Catarinense de Bocha e Bolão, que formou um grupo de atletas e viajou pelo estado divulgando e instruindo os demais clubes, introduzindo assim o Bolão 16 em todas as regiões. Os campeonatos estaduais iniciaram a partir de 1972 e em 1974 a modalidade estreou nos Jogos Abertos de Santa Catarina, na cidade de Criciúma, tendo Blumenau como seu primeiro Campeão.
Atualmente o Bolão 23 cm e 16 cm são modalidades de prática mundial.