Paranatação conquista resultados expressivos no Campeonato Brasileiro
Foto: DivulgaçãoThursday, 25 August 2022
A delegação blumenauense foi composta por 8 paratletas do Programa de Paradesporto.
Oito paratletas do Programa de Paradesporto de Blumenau conquistaram 16 medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação para Deficientes Intelectuais. A competição foi realizada, dias 21 e 22 de agosto, no Centro Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo (SP). Organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), o Campeonato Brasileiro de Natação reuniu cerca de 119 paratletas, de 15 equipes, representando nove Estados brasileiros.
A paranatação blumenauense disputou 28 provas no total, nas classes: síndrome de Down, síndrome de Down Base, S14, S14 master e S14 Base, conquistando dezesseis medalhas, sendo: Seis de ouro, quatro de prata e seis de bronze, além disso, a equipe de síndrome de Down feminino terminou a competição em terceiro lugar na classificação geral.
Fernanda Vogt conquistou duas medalhas de ouro (200 e 400m livres), duas medalhas de prata (100m livres e 50m nado costa) e uma medalha de bronze (50m livre); Maria Eduarda Souza conquistou três medalhas de ouro (100 e 50m livres e 50m nado costa); Lucas Inácio Cipriani obteve uma medalha de prata (200m livres) e três medalhas de bronze (100 e 50m livres, 50m nado costa); Raquel Cristiane Kanis; Diogo Sacani; Nelson júnior e Victor Gabriel Vieira não subiram ao pódio, porem obtiveram bom desempenho e melhorias nas marcas pessoais.
O Programa de Paradesporto é realizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu), com o apoio da Secretaria do Esporte (SME) e de diversos parceiros da iniciativa privada, que contribuem para sustentabilidade do projeto, desde a iniciação paraesportiva escolar até o alto rendimento. O Programa de Paradesporto de Blumenau tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro.