Brusque e Criciúma avançam de fase na Copa do Brasil

Brusque e Criciúma avançam de fase na Copa do Brasil
Foto: Divulgação

Friday, 17 February 2017

Avaí e Joinville se classificaram na quarta-feira e Figueirense foi o único catarinense eliminado.

Já terminou a primeira fase da ‘nova’ Copa do Brasil e Santa Catarina quase avançou com todas as suas equipeas para a etapa seguinte. Dos cinco participantes, quatro continuam na disputa.

Batizada atualmente de ‘Copa Continental Pneus do Brasil de 2017’, o torneio sofreu diversas modificações no regulamento para este ano. Antes jogado em seis meses, o campeonato agora vai até o final do ano, com a decisão marcada para o mês de dezembro.

Outra mudança significativa refere-se às duas primeiras fases, que agora são em jogo único baseado no ranking da CBF. Com a vantagem de contar com o apoio dos torcedores, todos os mandantes precisam vencer seus jogos. Já os visitantes, teoricamente em melhor qualificação, atuam com a vantagem do empate. Partidas de ida e volta estão definidas apenas para a terceira fase e os times precocemente eliminados da Libertadores engrossam o caldo cortando caminho nas etapas seguintes.

Até então, Santa Catarina conseguiu chegar a duas finais. Em 1991, conquistou o título com o Criciúma e em 2007, depois de segurar o empate no Maracanã, o Figueirense perdeu a taça para o Fluminense em pleno Orlando Scarpelli.

Dez anos depois, por ironia do destino (ou não), o alvinegro de Florianópolis foi o único catarinense que não conseguiu passar de seu primeiro jogo. Na quarta-feira (15/02) o time perdeu de 1x0 para o Rio Branco do Acre na Arena da Floresta. O gol do time da casa saiu com menos de 10 minutos restantes para o fim da partida.

Na mesma data, o rival Avaí teve destino diferente e despachou a Desportiva Ferroviária no Espírito Santo. O time chegou a fazer 2x0 antes dos mandantes descontarem, mas contou também com a sorte de ter dois gols dos adversários anulados ao longo do duelo.

O Joinville contou com a incrível falta de diversidade do sorteio da CBF e encarou o mesmo oponente do ano passado. E felizmente o resultado também foi igual, mas agora em uma tacada só. O triunfo de 1x0 contra o Comercial do Mato Grosso do Sul veio com um tento de Aldair, mesmo atleta que balançou as redes na vitória contra o Metropolitano.

Destaque das primeiras edições da Copa do Brasil, o Criciúma também manteve o favoritismo e conseguiu superar a difícil equipe do Santo André no Bruno José Daniel. Luiz fez defesas importantíssimas e o time que antes de beliscar o título também chegou a uma semifinal segue adiante para encarar o Altos, do Piauí.

A grande surpresa da noite de ontem (16/02) talvez tenha sido a inédita classificação do Brusque. Nossos vizinhos fizeram 1x0, levaram o empate que resultaria na eliminação, perderam um pênalti, mas conseguiram desempatar a partida e vencer o Remo por 2x1.

Porém, o desafio agora será enorme, já que o grupo caiu na chave que enfrenta o Corinthians na próxima etapa. O duelo já tem inclusive data marcada e será no dia 1º de março para lotar o Augusto Bauer.

Além de Brusque x Corinthians e de Criciúma x Altos, a segunda fase da Copa do Brasil ainda terá Joinville x São Raimundo e Avaí x Luverdense. Não sabemos de onde que o Altos pode ser melhor ranqueado que o Criciúma e o Luverdense que o Avaí, mas todos os catarinenses jogam em casa e não podem nem pensar no empate se quiserem seguir adiante.

Vamos acompanhar.

E torcer pra que o Metropolitano consiga, de alguma forma, fazer parte dessa batalha nos próximos anos.

Confira a tabela completa já com as datas definidas dos próximos confrontos.

Quarta-feira (22/02)

16h - Murici (AL) x América (MG)
19h30 - Portuguesa (SP) x Boavista (RJ)
19h30 - Sinop (MT) x Fluminense (RJ)
19h30 - Criciúma (SC) x Altos (PI)
19h30 - Vitória (BA) x Bragantino (SP)
21h45 - Sport (PE) x Sete de Setembto (MS)
21h45 - Cruzeiro (MG) x São Francisco (PA)
21h45 - Internacional (RS) x Oeste (SP)

Quinta-feira (23/02)

21h30 - Coritiba (PR) x ASA (AL)

Sábado (25/02)

16h30 - Paraná x Bahia

Domingo (26/02)

17h - Sampaio Corrêa (PE) x Guarani-CE

Quarta-feira (01/03)

19h30 - Ponte Preta (SP) x Cuiabá (MT)
19h30 - Joinville (SC) x São Raimundo (PA)
19h30 - Avaí (SC) x Luverdense (MT)
19h30 - PSTC (PR) x São Paulo
19h30 - ABC (RN) x Audax (SP)
20h30 - Gurupi (TO) x Rio Branco (AC)
21h45 - Brusque (SC) x Corinthians
21h45 - Boa Esporte (MG) x Goiás
21h45 - Vila Nova (GO) x Vasco


>> SOBRE O AUTOR

Dane Souza

>> COMPARTILHE