Avaí atropela e coloca o Metropolitano na zona de rebaixamento

Avaí atropela e coloca o Metropolitano na zona de rebaixamento
Foto: Divulgação

Monday, 20 March 2017

Derrota no Sesi por 4x1 complica o objetivo básico da equipe de ao menos permanecer na elite.

O Clube Atlético Metropolitano entrou em campo mais uma vez prejudicado pelas chuvas que caíram no gramado antes da partida. E isso também naturalmente espantou o público. Neste domingo (19/03) o time de Blumenau recebeu o Avaí para tentar se afastar da zona de rebaixamento na classificação geral, mas acabou a tarde com os dois pés e a cabeça dentro dela.

Campeão invicto do primeiro turno, o time de Florianópolis chegou mordido na cidade depois de perder o primeiro jogo do returno em seus próprios domínios e ver o Joinville disparar na ponta da tabela com duas vitórias.

Porém, depois que a bola começa a rolar, tudo isso vai para o segundo plano. O Metrô foi pra cima logo nos primeiros segundos e tentou criar jogadas aéreas, sem muito sucesso. Mas logo na sequencia o Avaí passou a se soltar e não demorou muito para abrir o placar.

Pouco antes dos cinco minutos, Junior Dutra recebeu uma bola livre dentro da área depois de um chute mascado de Marquinhos. O atacante não teve dificuldade para tirar de Vilar e fazer 1x0 enquanto toda a zaga levantava o braço pedindo impedimento.

Aos sete, Mazinho tentou responder em uma cobrança de falta, mas não acertou o alvo. No minuto seguinte, o jovem Lourenço recebeu um lançamento longo e depois que driblou Juninho, foi derrubado dentro da área. Pênalti que Junior Dutra cobrou no ângulo para ampliar o marcador para 2x0.

O golpe duplo naturalmente desmontou o esquema do Verdão, que tentou seguir em cima para não entregar os pontos tão cedo. Ainda assim, a próxima jogada concreta só aconteceu aos 17’, quando Valkenedy arriscou de longe, mas também mandou pra fora.

Aos 20’, Marquinhos cobrou um escanteio direto que Vilar conseguiu espalmar de volta. O goleiro sofreu falta, ignorada pelo árbitro, mas na sequencia o time quase conseguiu descontar no contra-ataque. Com o time em cima, o Avaí tinha ainda mais espaços e sempre respondia com mais perigo. Aos 22’ Lourenço recebeu mais uma assistência e por pouco não marca o terceiro dos visitantes.

O Metrô conseguiu chegar de novo aos 29’, quando Sabiá tentou um chute cruzado que Kozlinski pegou sem dificuldades. Aos 30’ foi a vez de Trípodi arriscar, mas o arqueiro do Avaí estava atento no lance e mais uma vez praticou a defesa.

Nesse momento do jogo, os mandantes ditavam o ritmo, mas sem muita objetividade. Paulo Victor soltou uma bomba aos 34’ que passou bem perto do travessão e três minutos depois, o ex-corinthiano Betão tirou uma bola decisiva dos pés do argentino Trípodi.

O Avaí só voltou ao ataque aos 40’, mas sem assustar a meta de Vilar. O restante do primeiro tempo teria ficado marcado por erros de passe e de posicionamento, mas o Avaí ainda teve a chance de anotar o terceiro. Depois de nova jogada pela direita, a triangulação avaiana terminou nos pés de Junior Dutra, livre, de frente para o gol, finalizar com força. Vilar demonstrou reflexo e praticou um milagre ao defender a bola sem sequer permitir o rebote.

Cesar Paulista pediu mais atitude para o elenco no vestiário e os jogadores tentaram começar a segunda etapa novamente em cima do adversário. A pressão resultou em finalizações travadas e também em escanteios, além de uma bela jogada de Valkenedy que foi afastada pela zaga dos visitantes.

O Metrô tentava chutar com Juninho, Paulo Victor e Mazinho, mas quando acertava o alvo, encontrava novamente Kozlinski pela frente. O Avaí teve a primeira chance somente aos 16 minutos em uma cobrança de falta na entrada da área depois que Denilson foi derrubado por um garrancho de Elton. Para Marquinhos, era como se fosse um pênalti. O camisa 10 cobrou com perfeição para fazer 3x0 e calar os poucos que ainda acreditavam na reação presentes na arquibancada.

Para esses torcedores, Mazinho trouxe esperança aos 24’ quando pegou sozinho uma jogada que parecia perdida e chutou com força para diminuir o prejuízo. Houve quem lembrou do enredo presenciado no mesmo estádio contra o Figueirense, que também abriu 3x0 e viu o Verdão do Vale quase reagir, chegando aos 3x2.

E o Metrô estava disposto a isso, mas tinha que tomar cuidado com a retaguarda. Aos 28’ Caio César recebeu em posição legal e bateu colocado na trave, mas o trio equivocadamente marcou impedimento. Aos 31’ o mesmo atleta tentou novamente, mas chutou a bola pra fora.

Prova de que a sorte definitivamente não estava com a gente ontem foi que, logo após entrar em campo, Vinícius Pacheco recebeu sozinho para balançar as redes e jogar de vez um balde de água fria em cima do Metrô: 4x1 pra equipe da Ressacada.

A derrota coloca o Metropolitano em situação desesperadora na tabela. Com a vitória do Almirante Barroso na rodada, o time de Itajaí empatou com o de Blumenau na lanterna da classificação geral com nove pontos. Na frente deles, Inter de Lages e Tubarão tem 12 e podem aumentar a diferença se não reagirmos já no próximo confronto. Se contarmos só o returno, somos os antepenúltimos, na frente apenas do Figueirense, ainda sem pontuar nos jogos de volta.

E se as dificuldades não bastassem, teremos pela frente dois oponentes complicados. Na quarta-feira (22/03) o Brusque fora de casa e no domingo (26/03) o atual líder Joinville no questionado horário das 10h da manhã.

Metropolitano 1x4 Avaí
Data:
  19/03 (domingo)
Horário: 16h
Local: Complexo Esportivo Bernardo Werner (Sesi)
Público: 1.043 pessoas
Renda: R$ 20.340
Arbitragem: Cinésio Mendes Júnior auxiliado por Eli Alves e Maira Americano Labes
Metropolitano: Vilar; Breno, Júnior Fell, Élton e Juninho; Max Carrasco (Thiago Cristian), Valkenedy, e Mazinho; Paulo Victor (Alemão), Sabiá e Trípodi (Charles). Técnico: Cesar Paulista
Avaí: Kozlinski; Gustavo Santos (Léo), Alemão, Betão e Capa; Renato, Caio César e Marquinhos (Vinícius Pacheco); Junior Dutra, Denilson e Lourenço (Lucas Otávio). Técnico: Claudinei Oliveira
Cartão amarelo: Juninho (MET), Elton (MET) e Caio César (AVA)
Gols: Junior Dutra (AVA) aos 4’ e aos 8’ do 1º; Marquinhos (AVA) aos 15', Mazinho (MET) aos 24' e Vinícius Pacheco (AVA) aos 36 minutos do segundo tempo.


>> SOBRE O AUTOR

Dane Souza

>> COMPARTILHE