BEC e Metrô vencem seus jogos no fim de semana

BEC e Metrô vencem seus jogos no fim de semana
Foto: Divulgação

Monday, 22 May 2017

Times de Blumenau estrearam na Série D do Brasileiro e na Terceirona Catarinense neste domingo.

Enquanto a maior parte do empresariado da cidade continua achando um péssimo negócio investir em futebol, os times de Blumenau foram a campo. E ao menos no primeiro jogo de cada um em seus respectivos compromissos, provaram o contrário.

Metrô na Série D

O Clube Atlético Metropolitano estreou na quarta divisão do Campeonato Brasileiro em um cenário bastante diferente das outras vezes em que disputou o torneio. Depois da incerteza que rondou a participação do Verdão, confirmada de última hora, pouca gente esteve no Sesi para acompanhar o primeiro duelo do grupo A17 neste domingo (21/05), contra o PSTC do Paraná.

Formado por jogadores da base e alguns atletas que permaneceram no elenco depois do rebaixamento no Catarinense, o Metrô veio a campo sem a pressão dos anos anteriores e com um novo comandante a bordo. Foi a primeira partida de Isaque Pereira como técnico profissional diante de 411 testemunhas.

O primeiro tempo terminou sem gols, mas se a rede tivesse balançado, com certeza seria a favor do time da casa. Foi grande a pressão do Metropolitano e pelo menos três chances claras foram criadas, mas o time pecou no nervosismo e na falta de experiência.

Já na segunda etapa, os visitantes perderam qualquer inibição e deram trabalho para o jovem goleiro Igor Koehler. Outro estreante da tarde, o jovem arqueiro começou com o pé direito e operou alguns milagres que evitaram a comemoração do adversário em nossos domínios.

Quando o confronto caminhava para o empate, foi outro garoto da base que resolveu mudar a história desse encontro. Aos 43 minutos do segundo tempo, João dominou com frieza e soltou um chute certeiro para o fundo do gol de Rafael Copetti; 1x0 Metropolitano.

A vitória colocou o Verdão no topo da classificação ao lado do Ituano (SP), que venceu o São José (RS) em casa por 2x1. No próximo sábado (27/05) o Metrô vai até Porto Alegre enfrentar os gaúchos por um resultado que pode lhe dar segurança para o restante da competição.

O retorno do BEC

Já o Blumenau Esporte Clube (BEC) preocupou menos os seus torcedores. Depois de um ano de muito trabalho nos bastidores, o time retornou (mais uma vez) e fez bonito em sua estreia pela Série C do Campeonato Catarinense.

O oponente era a Caçadorense, que jogava em casa.

Quando o primeiro tempo também indicava que terminaria em 0x0, um zagueiro chamado Fugão provou que tem estrela e fez o primeiro gol do Tricolor nessa nova batalha. E o placar mínimo visivelmente não interessava aos visitantes, já que o BEC manteve a pressão na etapa complementar.

O segundo gol veio com a participação de mais um zagueiro. Alex fez 2x0 e o time não tirou o pé, já que logo na sequencia Lucas Vaz anotou o terceiro. Os mandantes descontaram apenas aos 35’, mas o Tricolor não se deu por satisfeito e ainda fez o quarto, novamente com Fugão.

O placar de 4x1 coloca o BEC na liderança da Série C e o time terá a chance de defender o posto diante de sua torcida no próximo domingo (28/05). A segunda rodada começa para o Blumenau às 15h30’ contra o Imbituba no Sesi.

A cobertura do BLUMENEWS

Quem acompanha o nosso Portal sabe do compromisso e do carinho que temos com essas duas equipes. Todas as críticas que já escrevemos foram baseadas em fatos concretos e tiveram o propósito construtivo de lutar pelos interesses de seus torcedores.

Em 2015, quando ambos os times disputavam seus jogos na mesma data ou no mesmo fim de semana, dedicávamos uma notícia própria para cada um.

Não será assim desta vez.

O primeiro motivo é que continuaremos batendo na tecla da falta de apoio de nossa própria cidade com as instituições de BEC e Metropolitano. Temos sim que continuar investindo em outros esportes, mas isso não impede que haja um maior respaldo com quem há anos tenta fazer do futebol uma realidade por aqui.

O segundo é que ambas as equipes não contam mais com suas assessorias de imprensa e isso dificulta bastante o trabalho dos jornalistas, tanto na procura por fotos dos confrontos, como também pelas informações básicas que sem uma assessoria sequer nos permite fazer uma ficha técnica decente da partida.

Sabemos que esses serviços custariam um dinheiro que hoje é ainda mais valioso para cada um deles, mas também resolvemos registrar os times dessa forma para mostrar aos torcedores que, apesar da clara rivalidade, é possível conviver civilizadamente em direção ao mesmo objetivo.

O desejo do BLUMENEWS é que Blumenau tenha dois clubes competitivos. E por mais que muita gente discorde, isto é possível. Persistência, investidores sérios e um planejamento consistente já são metade do caminho para isso.


>> SOBRE O AUTOR

Dane Souza

>> COMPARTILHE