Incêndio atinge morro ao lado do Shopping Neumarkt

Incêndio atinge morro ao lado do Shopping Neumarkt
Foto: Jaqueline Kroplin

Monday, 10 December 2018

O fogo começou na manhã de ontem e só foi completmente extinto na madrugada de hoje, culminando em uma névoa de fuligem que se manteve até o amanhecer de hoje.

No fim da manhã de ontem um incêndio atingiu a mata do Morro do Padre, na Rua Sete de Setembro (Centro) em frente ao Colégio Bom Jesus, ao lado do Shopping Neumarkt e atrás de um prédio onde atualmente funcionam tanto um boliche quanto uma loja de variedades.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o tempo seco poderia ser o principal causador do incidente.

Uma espessa fumaça subiu muito alto e as chamas assustaram quem passava. Dezenas de pessoas correram para retirar seus carros estacionados no ‘morro do Neumarkt’, rua ao lado do shopping.

Equipes de Gaspar e Timbó vieram auxiliar no controle do incêndio que já tomava 2 hectares até o meio da tarde. Havia a preocupação de que o fogo atingisse o Parque São Francisco. O Samae disponibilizou caminhões-pipa para controlar as labaredas que já chegavam no bairro do Bom Retiro, bombeiros de folga foram convocados e o helicóptero Arcanjo-03 foi acionado, mantendo sua rotina operacional de apoio até depois das 20h.

Já passava da meia-noite quando o incêndio finalmente foi contido na sua totalidade, mas as buscas por novos focos continuaram por mais uma hora. Às 3h da madrugada a Rua Sete de Setembro ainda estava tomada pela fumaça dos 10 focos de incêndio do incidente.

De acordo com informações da rádio CBN vizinhos do local relataram forte cheiro de fumaça na manhã de hoje. A corporação informa que “Como o terreno é muito grande, está numa cota mais elevada em relação à rua e há muito material queimado, é natural que haja cheiro nos arredores, pois uma brisa pode carregar os odores do material queimado”, mas garante que novas buscas para evitar uma retomada por parte do fogo ainda acontecerão.

Recordando uma tragédia

Durante a enchente de 2008 houve um grande deslizamento nesse mesmo morro. Na época chegou-se a falar sobre demolição do prédio onde hoje funciona o boliche.

Com o incêndio de ontem – e, consequentemente, com a destruição de boa parte da mata – muitos temem que uma chuva poderia incorrer em novos deslizamentos nos próximos dias, como aconteceu na tragédia de 2008.

Ao passar pelo local ou esperar o ônibus no ponto ali embaixo, tenha cuidado. Precaver-se nunca é demais.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE