Polícia Civil de SC se envolve em operação nacional contra jogo 'Baleia Azul'

Polícia Civil de SC se envolve em operação nacional contra jogo 'Baleia Azul'
Foto: Divulgação (Polícia Civil)

Friday, 21 July 2017

Força cumpriu mandados de busca nos municípios de Florianópolis, Chapecó, São José, Joinville e Araquari.

Decorrente de trabalhos da Polícia Civil de pelo menos oito estados, uma operação foi desencadeada para prender envolvidos com o jogo da 'Baleia Azul', cujo conceito incita adolescentes e crianças a realizarem desafios macabros e, por fim, tirar a própria vida.

No Estado de Santa Catarina, a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC) em conjunto com os Núcleos de Inteligência de outras Delegacias cumpriu mandados de busca nos municípios de Florianópolis, Chapecó, São José, Joinville e Araquari.   

Durante o cumprimento  dos mandados em SC, os policiais apreenderam documentos e dispositivos que apontavam para a prática e estímulo do jogo.

Dos cinco municípios, em Chapecó, três endereços foram vistoriados. Na cidade, uma menina de 13 anos estava sendo vítima do desafio.

Em Joinville, uma pessoa de 18 anos assumiu ser uma "curadora" do jogo. E um adolescente de 14 anos, em São José, é ainda investigado. Outras investigações continuam. 

No Rio de Janeiro, um dos "curadores" do jogo já havia sido preso durante a manhã de terça-feira, na operação nacional.

Ao todo, os mandados são cumpridos em SC, RJ, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Paraíba, Pará e Minas Gerais.

O "jogo"

Atualmente o termo "Baleia Azul" refere-se a um suposto fenômeno surgido em uma rede social russa, ligado ao aumento de suicídios de adolescentes. Acredita-se que ele esteja relacionado com mais de cem casos de suicídio pelo mundo, havendo fotos de feridas auto-infligidas compartilhadas em redes sociais, juntamente com as hashtags do jogo. Seu significado refere-se ao fenômeno das baleias encalhadas, supostamente suicidas.

A baleia-azul (Balaenoptera musculus) pode chegar a 177 toneladas e 30 m de comprimento, considerada o maior animal do mundo. Todavia, não são suicidas e seu encalhe acontece por motivos ainda não bem esclarecidos, sendo sugerido a falha de ecolocalização como uma das hipóteses. 

O jogo se baseia na relação entre os desafiantes (também chamados de jogadores ou participantes) e os curadores (administradores) com uma série de tarefas que devem ser completadas, uma por dia. Algumas delas envolvem auto-mutilação e a última tarefa seria o suicídio. Acredita-se que o criador desta modalidade de jogo seja o russo Filipp Budeykin, que aliciava jovens e adolescentes para tais grupos de suicídio desde 2013. Preso na Rússia, ele disse que teve a intenção de fazer uma "limpeza na sociedade".

Depois da Rússia, essa prática infeliz também passou por Geórgia, Sérvia, Espanha, Itália, China. Quênia, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE