Em quem devo votar para governador?

Em quem devo votar para governador?
Foto: Divulgação

Thursday, 22 September 2022

Esse ano SC tem 10 candidatos dos quais seis merecem real atenção. Abaixo, veja nossas (inteiramente nossas) sugestões.

O dia de votar está chegando. Faltam 10 dias. Esse ano, diferente de outros pleitos eleitorais, as pessoas não estão contagiadas pelo espírito cívico. Até por quê, convenhamos, o termo ‘festa  da Democracia’ é uma piada de mal gosto, uma vez que obrigá-lo a votar não tem absolutamente nada de democrático. Mas, como é dever, votaremos.

O povo catarinense é especialmente despreocupado com política. O estado é formado por pessoas trabalhadoras que batalham para pagar seus impostos e quase nunca se beneficiam da coisa pública indireta. Mas, talvez, você se pergunte: o que faz um governador?

Como diz o nome, ele é aquele que governa. Tem um mandato de quatro anos e deve administrar o estado para o qual foi eleito. As forças policiais, redes estaduais de ensino, saúde ou infraestrutura e as relações econômicas com outros estados são atribuições suas.

No total são 10 candidatos, mas – na NOSSA opinião – apenas seis têm propostas que realmente são dignas de ser mencionadas. Abaixo, um pouco sobre eles.

Moisés (Republicanos) 10

O atual governador, Moisés, teve um começo curioso. Dizem nos bastidores que, nas eleições de 2018 o então candidato Lucas Esmeraldino precisava que o PSL tivesse um candidato ao Governo para que ele se lançasse ao Senado. Comenta-se que até o Alba teria sido sondado, mas não teve coragem e preferiu concorrer à ALESC; Nisso, Moisés teria aceitado o convite.

Esmeraldino perdeu para Jorginho Mello, mas Moisés venceu o pleito para a Agronômica.

Moisés teve uma administração muito inteligente da crise sanitária na pandemia de Covid. Nosso estado foi o primeiro a fechar, o primeiro a abrir e o que menos sofreu economicamente. Entretanto teve a CPI dos respiradores que o cassou por um bom tempo.

Se você acredita que seu governo tenha sido bom e sua nova forma de gerir (pós-afastamento) tem sido positiva, então vote nele. Certamente ele continuará seu trabalho até 2026.

Vice: Udo Dohler (MDB)
Partido: Republicanos
Número na urna: 10
Coligação: Avante, Republicanos, MDB, PSC, Democracia Cristã, Podemos e Pros
Site oficial: www.moises10.com.br

Jorginho Mello (PL) 22

Se você é um defensor do presidente Jair Bolsonaro, então Jorginho é o seu candidato.

Atualmente senador, ele entrou na vida pública aos 18 anos, como vereador de Herval d’Oeste. Em 2018 foi ele quem venceu Esmeraldino por poucos milhares de votos em uma competição extremamente acirrada.

Nos últimos anos ficou conhecido por sua postura representativa às pautas bolsonaristas e, principalmente, como maior defensor do presidente na CPI da Covid. Naquela circunstância, inclusive, protagonizou diversas discussões com o senador alagoano Renan Calheiros (MDB) e como voz de suporte ao empresário Luciano Hang, da Havan. Inclusive, esse fato garantiu o apoio do bilionário a ele. Mello também já foi deputado estadual e presidente da ALESC.

Sua vice, Marilisa Boehm, é uma delegada de Joinville que fundou a primeira Delegacia da Mulher da cidade. Pessoa da mais alta dignidade e amplamente respeitada por todos.

Se você gosta do governo Bolsonaro – se sua administração lhe agrada e você gostaria de ter alguém como ele gerindo Santa Catarina – então Jorginho é o seu candidato. Suas pautas (e até seu histórico) são razoavelmente similares e ele é quem mais pode trazer esse estilo de governar para cá.

Vice: Delegada Marilisa (PL)
Partido: PL
Número na urna: 22
Coligação: chapa pura
Site oficial: www.jorginhomello.com.br

Espiridião Amin (Progressistas) 11

Você sabe quem é ele. Um senhor careca muito simpático. De todos os nomes dessa lista Amin é, com certeza, o mais experiente. Já foi governador duas vezes e, também duas vezes, foi prefeito de Florianópolis. Sua primeira vez na prefeitura de Floripa foi em 1975, quando foi nomeado pelo então governador Antônio Carlos Konder Reis.

Mas sua experiência não se resume ao Executivo. Já foi deputado federal e até candidato à Presidência da República em 1994, onde terminou em sexto lugar. Também foi secretário de estado de Transportes e Obras. Desde os anos 70 ele tem sido extremamente ativo na política.

Sua esposa, Ângela, já foi prefeita de Florianópolis e é deputada federal. Seu filho, João, seu filho, deputado estadual. Atualmente como senador, Espiridião Amin é um dos nomes mais relevantes da política catarinense e sua família tem longos lanços com outros clãs políticos locais, como são os casos das famílias Kodner e Bornhausen.

Se você prioriza experiência, Amin é uma ótima opção. Santa Catarina talvez não seja o que é hoje sem sua história que fundiu-se à trajetória do próprio estado.

Uma curiosidade fútil: sabia que Amin foi praticante de karatê por muitos anos?

Vice: Dalírio Beber (PSDB)
Partido: Progressistas
Número na urna: 11
Coligação: PSDB, Cidadania, PP e PTB
Site oficial: www.esperidiaoamin.com.br

Gean Loureiro (União Brasil) 44

Loureiro é ex-prefeito de Florianópolis. Aqui no Vale do Itajaí muita gente não o conhece pelo nome. Bem... ele é o prefeito com a voz mais rouca, sabe? Na verdade foi um problema crônico de saúde que ele conseguiu superar. E merece respeito por isso.

Ele havia sido acusado de um crime gravíssimo anos atrás que, aparentemente, não cometeu. Versões foram mudadas e acordos foram feitos. E você sabe o que dizem sobre acordos, né?

Loureiro – que raramente pára em um partido – teve uma gestão consideravelmente elogiada em Florianópolis. Então, se você é de lá (ou conhece alguém que seja) e gosta muito do que ele fez com a cidade, ele com certeza é o candidato ideal para você.

Vice: Eron Giordani (União Brasil)
Partido: União Brasil
Número na urna: 44
Coligação: União Brasil, PSD e Patriota
Site oficial: www.geangovernador44.strelo.com.br

Décio Lima (PT) 13

O Décio é, provavelmente, o melhor amigo que o Lula tem em Santa Catarina. Já foi vereador e prefeito em Blumenau por dois mandatos. Foi a primeira (e única) vez que houve um petista no poder blumenauense. E seu legado traz, entre outras coisas, a revitalização da XV.

Ele teve um trabalho de destaque no Porto de Itajaí e foi deputado federal por mais de um mandato. No Congresso, foi um dos mais fortes defensores petistas e chegou a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). Neste período ampliou o diálogo, por exemplo, com a Furb e tornou mais palpável sonho de federalizar a instituição.

Sua esposa, Ana Paula, foi deputada estadual por alguns mandatos e também candidata à prefeitura de Blumenau em 2012. Jefferson Forest, seu genro, foi vereador.

Décio sempre se manteve fiel à sua sigla (sendo presidente do diretório petista atualmente) e, na época posterior ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff – quando muitos deixaram o partido como se fosse um barco de leprosos – Décio continuou firme e real.

Se você conhece (e gosta) do seu desempenho na prefeitura de Blumenau e, principalmente, apóia o governo Lula (bem como o próprio Lula), então Décio é sua escolha lógica. Se você crê que o Luís Inácio ‘Lula’ da Silva voltará a ser o presidente do Brasil e deseja ver seu estado alinhado com sua ideologia, então Décio Lima é a sua única resposta possível.

Vice: Bia Vargas (PSB)
Partido: PT
Número na urna: 13
Coligação: PT, PCdoB, PV, PSB e Solidariedade
Site oficial: www.decio13.com.br

Odair Tramontin (Novo) 30

Odair Tramontin é um promotor público. Um dos mais conhecidos do Vale do Itajaí. Deu dor de cabeça para muitos políticos e é o responsável pelos cabelos grisalhos precoces de muito corrupto por aí. Fez seu trabalho com maestria e chegou a ser comparado regionalmente com Sérgio Moro (em uma época em que isso ainda era elogio, faz tempo).

Tramontin é um homem extremamente inteligente, tem valores sólidos e é uma pessoa simpática aberta ao diálogo, mesmo quando contraditório.

Ele não tem experiência em cargo eletivo, mas ficou muito próximo do segundo turno em 2020, quando disputou a prefeitura de Blumenau. A verdade é que depois de Mário Hildebrandt (que se reelegeu prefeito) Tramontin foi o grande vencedor daquele pleito.

Se você gosta da forma de governar do Novo e entende que os valores do partido têm a ver com você, sua melhor opção é ele. Se você sempre quis saber como é ser governado por um caçador de corruptos – um homem cuja honestidade jamais foi colocada em xeque – digite 3- e confirme sem medo. Por uma Santa Catarina com mais startups e mais Starbucks.

Vice: Ricardo Althoff (Novo)
Partido: Novo
Número na urna: 30
Coligação: chapa pura
Site oficial: www.odairtramontin.com.br


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE