Em quem votar para o deputado federal?
Foto: DivulgaçãoMonday, 26 September 2022
Conheça um pouco sobre todos os nomes blumenauenses para a disputa e veja nossa seleção pessoal (e parcial).
Hoje, em mais uma matéria da série ‘Em Quem Votar’, falaremos dos candidatos a deputado federal.
Um deputado federal é um político cuja função é criar leis que abrangem todo o país e fiscalizar o Governo Federal. É, portanto, um dos cargos mais importantes da nação.
Justamente por isso é fundamental frisar que você só pode votar nos deputados do seu estado, mesmo que a abrangência de suas ações seja no âmbito do território nacional. Dessa forma, por exemplo, mesmo que você fosse muito simpático ao finado Clodovil, só poderia votar nele se o seu título de eleitor fosse do estado de São Paulo.
Nós do BLUMENEWS acreditamos na representatividade da região e, justamente por isso, sempre iremos sugerir os candidatos blumenauenses para o pleito.
Mas quem são?
Alba
Partido: União Brasil
Número na urna: 4422
Ana Paula Lima
Partido: PT
Número na urna: 1313
André Espezim
Partido: Podemos
Número na urna: 1980
Arlene Graff
Partido: Patriota
Número na urna: 5122
Arquiteta Michelle Schwanke
Partido: Patriota
Número na urna: 5115
Detz
Partido: Avante
Número na urna: 7000
Estelita
Partido: PROS
Número na urna: 9088
Ismael
Partido: PSD
Número na urna: 5577
João Pizzolatti
Partido: Progressistas
Número na urna: 1111
Marilise Martinez
Partido: Progressistas
Número na urna: 1188
Mateus Vetter
Partido: PCO
Número na urna: 2929
Ramon Lima
Partido: PSB
Número na urna: 4047
Rui Godinho
Partido: PTB
Número na urna: 1400
Sylvio Zimmermann
Partido: PSDB
Número na urna: 4578
Zeca Bombeiro
Partido: Patriota
Número na urna: 5193
Nossa opinião sobre as opções
Primeiramente nós excluiríamos extremos ideológicos como o PCO, que só servem como braços-úteis para partidos maiores se apresentarem como moderados.
Também nos absteríamos de colocar Ramon Lima e Zeca Bombeiro na lista. Ramon por causa do mal-estar criado quando ele supostamente declarou etnia errada e Zeca porque já foi vereador (por muitos anos) e fez um trabalho muito ruim. Como o termo ‘voto’ é abreviação para ‘voto de confiança’, é um direito que temos não confiar neles. É do jogo.
Já o nome de Pizzolatti está fora da lista porque, honestamente, EU não consigo desassociá-lo daquela imagem grotesca de seu pai completamente bêbado depois de se envolver em um acidente. Claro que ambos não são a mesma pessoa (e João se esforçou muito para deixar isso claro), mas a política trabalha com clãs e, querendo ou não, votar em um é votar em todos.
Quais nomes ficam?
Alba
Atual deputado estadual, Ricardo Alba surgiu ajudando a organizar os protestos contra a então presidente Dilma Rousseff. Escorado pelo momento, ele conseguiu se eleger vereador e, 2016, mesmo tendo afirmado categoricamente (em vídeo) que jamais se candidataria. Mas opiniões podem mudar. Em 2018 ele se elegeu deputado estadual. Totalmente colado na popularidade do então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, ele foi mais votado da história de Santa Catarina.
Seu perfil de ação lembra muito o de bolsonaristas mais afetados, como o deputado paulista Gil Diniz (o ‘Carteiro Reaça’), que late mais do que morde. Se esse é o seu perfil de político ideal, por favor, ele é a sua escolha: digite 4422.
Ana Paula Lima
Ana Paula é a esposa de Décio Lima, o candidato do PT ao governo de Santa Catarina. Ela é enfermeira e tem vasta experiência no Legislativo Estadual (onde atuou por mais de um mandato).
Seu trabalho público foi pautado pelos assuntos de interesse do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores, porém ganhou uma peculiaridade: a defesa animai foi um dos carros-chefes de seu período na ALESC, onde criou importantes leis de defesa dos bichinhos.
Se você gosta de animais e vai votar no Lula, a Ana Paula é para você. 1313.
André Espezim
Espezim é o homem forte do prefeito Mário Hildebrandt. Anteriormente à frente da Secretaria de Comunicação, André é um sujeito acessível, bastante razoável e aberto ao diálogo em diversas frentes. São qualidades bastante desejáveis em um deputado federal.
Se você aprecia o que tem sido feito na Prefeitura de Blumenau e gostaria de ver algo assim reproduzido no Congresso Nacional, o que procura é André Espezim. 1980.
Ismael
Ismael dos Santos é candidato da Igreja Evangélica. Sempre foi e sempre será. Homem de uma cultura admirável, tem um currículo acadêmico impressionante e é um excelente comunicador, além de reconhecido autor literário. De fato, um homem de Letras.
Tem longuíssima experiência no Legislativo, onde se destacou na defesa da família tradicional e também é o fundador de um centro de auxílio a dependentes químicos muito conhecido.
Homem de trânsito fácil nas mais distintas esferas da política, ele é alçado quase ao patamar de celebridade gospel na região, onde goza de inquestionável prestígio. Comunidade, inclusive, que tem nele um porta-voz de seus anseios. Traduzindo. Se for evangélico, 5577 é uma boa pedida.
Rui Godinho
Em 2016, Godinho foi um fenômeno. Diferente de muitos dos seus colegas candidatos, ele foi um fenômeno orgânico. Era difícil não ter ouvido falar dele.
Policial, Rui é um ávido praticante de jiu-jitsu abraçado pela comunidade. Fez uma votação excelente que, apesar de não garantir um assento no Legislativo, lhe valeu a presidência da Fesporte, onde realizou um trabalho de excelência muito reverenciado até hoje.
Se você é do jiu-jitsu ou prioriza esporte e segurança, vote 1400 sem medo. Oss.
Sylvio Zimmermann
Sylvio é um homem educado, inteligente e com uma cultura elevadíssima. Sua carreira pública demonstra uma absoluta competência e sua reputação deixam claro seu comprometimento e honra com a própria palavra.
Como secretário de Cultura de Blumenau ele trouxe novas cores à arte e novos sons à música, enchendo uma então tristonha FCBlu de vida. Depois, como vereador, desenvolveu um belíssimo trabalho na defesa da Economia e Tradições. Em seu gabinete repleto de belas estátuas templárias, Sylvio Zimmermann fez mais pelas relações internacionais do município do que os dois últimos cônsules que passaram por aqui,
Se você é um blumenauense que tem orgulho da sua gente e deseja um futuro onde a cidade seja ainda mais rica, próspera e germânica, a melhor pedida é 4578.
Outras indicações
Agora, se você quer um bom candidato – que negou o Fundão – defende valores de Economia Liberal e não se importa em votar em alguém de Blumenau, a melhor opção para você é Samuca Chang. O norte-coreano capitalista do MBL tem um perfil consideravelmente similar ao do deputado paulistano Kim Kataguiri e deseja defender um Brasil independente e honesto. Seu número é 1999.
Porém, se você sente-se atraído (ou atraída) pelas propostas do Novo, o nome para você é Valcir Matiello. Ele é de Indaial – aqui do ladinho – e traz consigo as pautas econômicas de seu partido. É teólogo, gestor empresarial, psicólogo e administrador público. Seu número é 3077.