Ana Paula Lima que pede habilitação de leitos de UTI

Ana Paula Lima que pede habilitação de leitos de UTI
Foto: Divulgação

Thursday, 29 June 2017

Alesc aprova moção da Deputada Ana Paula que pede habilitação de leitos de UTI do Hospital Santo Antônio junto ao SUS.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, acolhendo proposição da deputada Ana Paula Lima (PT), aprovou nesta quarta-feira, 28, Moção solicitando solução urgente para habilitação de cinco novos leitos de UTI do Hospital Santa Antônio, de Blumenau, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O documento será encaminhado ao Ministro da Saúde e ao Secretário de Estado da Saúde.

O Hospital Santo Antônio vai desativar cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, instalados e sem uso desde novembro de 2016, por falta de recursos e excesso de burocracia para habilitação junto ao SUS, segundo reportagem veiculada essa semana pela imprensa. Essa situação impede o repasse de recursos por parte do Ministério da Saúde para cobrir os custos e faz com que pacientes que poderiam estar internados nestes leitos sejam transferidos para outras regiões.

“É inadmissível que uma situação absurda como esta ocorra nos dias atuais, em que leitos existam e apenas um aspecto burocrático exigido pelo SUS impede o funcionamento dos mesmos em benefício da população de Blumenau e região”, argumenta a deputada Ana Paula Lima.

Santo Antônio - O Hospital Santa Antônio atende a população há 155 anos e atualmente conta com uma equipe médica de mais de 150 profissionais e aproximadamente 650 colaboradores diretos e outros indiretos. Referência em várias especialidades médicas – oncologia, ortopedia, materno-infantil, cirurgia bariátrica e psiquiatria para a região do Vale do Itajaí - a instituição realiza mais de 260.000 atendimentos anuais e disponibiliza 198 leitos hospitalares, além de 5 salas equipadas em seu Centro Cirúrgico, 10 leitos de UTI Geral, 10 leitos da UTI Neonatal e 10 da UTI Pediátrica.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE