Remédio mais caro do mundo está incluso no SUS
Foto: DivulgaçãoFriday, 09 December 2022
Peninha já havia conseguido zerar o imposto de importação do medicamento.
A oferta do Zolgensma por intermédio do SUS foi motivo de comemoração por parte do deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB). O remédio é utilizado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (Ame), doença degenerativa que afeta principalmente recém-nascidos. O valor estimado do tratamento é de R$ 10 milhões.
Em 2020, Peninha obteve um grande avanço junto ao Governo Federal. O Ministério da Saúde atendeu ao seu pedido para que o imposto de importação do medicamento fosse zerado, dessa forma reduzindo seu custo para as famílias que necessitavam. “Foi uma das conquistas mais importantes da minha vida pública”, lembrou.
Nesta semana, o ministro Marcelo Queiroga anunciou que a incorporação do Zolgensma pelo SUS foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde (Conitec). “Um grande alívio para as famílias que necessitam do tratamento e até então tinham que mobilizar a comunidade para arrecadar o valor e salvar a vida de seus filhos”, explica Peninha.