Quem são os melhores e os piores funcionários públicos de Blumenau?

Quem são os melhores e os piores funcionários públicos de Blumenau?
Foto: Divulgação

Tuesday, 07 February 2023

Abaixo, uma lista com nomes de várias pastas, repartições e setores.

Como fazemos todos os anos, eis a análise do BLUMENEWS (opinião pessoal dos redatores) dos melhores e dos piores funcionários públicos da cidade. Nem todos, obviamente, constam na lista. Por isso, no decorrer do ano, fazemos votações populares. E os resultados desse ano foram:

Celesc
Função:
Empresa responsável pela distribuição de eletricidades nas residências, empresas e vias públicas. Quando um poste cai ou a luz acaba em seu bairro, por exemplo, o conserto é de responsabilidade da Celesc. Está veiculada ao governo do estado, não prefeitura.
Gerente regional:
Claudio Varela
Sobre: Varella gerencia a região de Blumenau e mais 16 municípios já faz algum tempo. Todos que o conhecem admiram sua competência enquanto gestor e até a população reconhece a eficácia, a justiça de valores e inclusive a presteza em restabelecer a energia onde Varela trabalha. A Celesc de nossa região está entre as melhores do Brasil.
Desempenho: ótimo

Defesa Civil
Função:
é a secretaria responsável pela prevenção, socorro e recuperação em casos de desastres. Quando um morro desbarranca, o vento derruba árvores ou enchentes nos atingem, por exemplo, é esse órgão que atende a população. Ligado à prefeitura.
Secretário:
Carlos Olimpio Menestrina
Sobre: formado e especializado em Administração de Recursos Humanos, ele tem MBA em gestão pública e diversos cursos envolvendo Defesa Civil. Certamente o melhor nome para o trabalho, Menestrina é coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, já tendo assumido a pasta em outras ocasiões – até sem remuneração e enfrentado de forma calma e competente um de nossos momentos mais trágicos. Grande profissional.
Desempenho: ótimo

Diretoria de Meteorologia
Secretária: Tatiane Reis Martins
Nota: os alertas meteorológicos públicos ficam cada vez melhores e mais precisos.
Menção honrosa.

Diretoria de Comunicação da Câmara de Vereadores
Função:
antes, é importante salientar que a Câmara é um poder independente, sem ligações. Sua Comunicação é responsável por levar à comunidade as ações do Legislativo. Uma comunicação bem feita é capaz de aumentar a democratização dos trabalhos legislativos.
Diretor:
Wagner Schanaider
Sobre: Wagner trabalhou muitos anos com o vereador Adriano Pereira (PT) onde desempenhou um papel excelente, sempre pró-ativo, comprometido e prestativo. Naturalmente, quando assumiu a Diretoria de Comunicação da Câmara, esperava-se o mesmo desempenho e ele não decepcionou. Tornou as informações do Legislativo Municipal mais acessíveis, seus serviços mais claros à comunidade e esteve à frente da importante implementação da TVL e todas as suas mudanças.
Desempenho: muito bom

Fundação Pró-Família
Função:
órgão de referência no Brasil, essa secretaria oferece atividades para toda a família, desde aulas (como dança) para crianças e adolescentes, o Clube de Mães oferecendo capacitação a mais de 100 grupos e ações para a terceira idade (como hidroginástica). Essa importante entidade é responsável pela Feira da Amizade.
Secretário:
Julio César Pereira
Sobre: Júlio é professor de Educação Física pós-graduado em Educação Básica cuja maior parte da carreira foi em cargos públicos na Câmara e na prefeitura. Seria covardia compará-lo a Cristiane Lourenço e principalmente a Patrícia Kleinübing, mas seu desempenho é extremamente fraco na pasta que comanda não sendo pior por ele ter tido a sorte de ser antecedido por pessoas extremante qualificadas que deixaram um legado sólido.
Desempenho: fraco

Furb
Função:
A Fundação Universidade Regional de Blumenau é um ente público-privado sem ligação com nenhuma instituição pública, sendo a maior universidade da região e conta com mais de 50 cursos para graduação.
Reitora:
Márcia Cristina Sarda Espindola
Sobre: a professora Espindola é formada em Arquitetura e uma professora muito popular na faculdade onde trabalha desde 1989. Ela assumiu seus primeiros três anos de reitora substituindo a competente gestão do Doutor Professor João Natel. Agora, está em seu segundo mandato e tem feito um trabalho de excelência. Um exemplo disso tem sido a outrora frágil conversa sobre federalização que, sob seu comando, vem criando real forma.
Desempenho: ótimo

Polícia Civil
Função:
Acima de tudo, investigar. Age depois de o crime já ter acontecido e tem a principal finalidade de entender o que ocorreu, colhendo provas para que a Justiça possa condenar o criminoso. É onde, por exemplo, os Boletins de Ocorrência são gerados.
Comando:
Rodrigo Emanuel Marchetti
Sobre: o delegado Marchetti sempre foi muito bem avaliado por grande parte da população blumenauense e, justamente por isso, esteve por mais de uma vez no comando da instituição. Prefeitos, aliás, aliaram-se a outras autoridades políticas recentemente iniciaram uma pequena contenda para defender a permanência de Marchetti em seu cargo. É inegável que há muito poucos crimes sem resolução ou mesmo sem punição na cidade. Sendo assim, não poderia se dizer – sem comprometer a justiça e coerência – que seu trabalho é excepcional.
Desempenho: ótimo

Polícia Militar
Função:
Opera no dia-a-dia junto à rotina do cidadão. Age com o intuito de impedir que o crime aconteça. É a força a ser chamada quando se suspeita de algo, por exemplo. Em Blumenau, por exemplo, têm ótimos projetos como a Rede de Vizinhos.
Comando:
tenente-coronel Márcio Alberto Filippi
Sobre: o coronel Filippi assumiu o 10º Batalhão da Polícia Militar – que havia sido deixado em uma excelente situação pelo coronel Jefferson Schmidt (que antecedeu o coronel Cleber Pires, cuja trabalho também foi bom).
Desempenho: ótimo

Procuradoria-Geral do Município
Fundação:
as duas mais recorrentes atividades de uma procuradoria é dar consultoria jurídica para a prefeitura com o intuito de impedir que o município faça algo que desrespeite a lei e também representá-lo – quase como advogado – quando faz-se necessário.
Procurador: Julio Augusto Souza Filho
Sobre: formou-se em Direito em 2007 pela Furb, tendo assumido os cargos de gerente administrativo, diretor de Consultoria Administrativa e Legislativa, além de procurador-geral da Câmara Municipal de Blumenau, entre 2016 e 2017. Em todas as suas experiências, teve bom desempenho e demonstrou um jeito bastante adequado de trabalhar.
Desempenho: bom

Samae
Função:
É a companhia de água da cidade. É deles a responsabilidade do abastecimento que chega até você e também da qualidade dessa água. Eles também lidam com o lixo, os resíduos sólidos e a reciclagem. O esgoto funciona quase como parceria entre eles e a BRK.
Secretário:
Michael Raul Schneider
Sobre: Schneider é formado em Direito, tendo curso de Pavimentação Intertravada. Tem experiência em Obras Internas, foi presidente da URB e secretário da Conservação e Manutenção Urbano. Infelizmente, o SAMAE sempre foi um lugar estranho onde muitas coisas pouco republicanas aconteceram. Contudo, até agora, ele parece estar convicto num bom caminho. A qualidade da água tem melhorado, os problemas com o lixo têm diminuído e poucos racionamentos foram necessários.
Desempenho: bom

Secretaria da Fazenda
Função:
Essa importante secretaria administra e fiscaliza a arrecadação de impostos municipais (IPTU, ISS e ITBI), além de controlar o uso do dinheiro público pela prefeitura, elaborando e cuidado do orçamento municipal. É quem tem a chave do cofre.
Secretário:
César Domenico Poltronieri
Sobre: César Poltronieri é, sem a menor sombra de dúvidas, o melhor secretário da cidade. Sua pasta é menos conhecida da rotina do cidadão, mas sua eficiência suíça e extrema honradez com seus compromissos são  fazem parte dos alicerces que garantem o sucesso da Prefeitura. Cezar é administrador, trabalhando desde 2002 no Executivo Municipal. A verdade é que, se Blumenau tivesse mais cinco funcionários públicos como ele, seria realmente uma cidade européia de primeiro mundo dentro do Brasil. Parabéns, secretário.
Desempenho: o melhor secretário de todos

Secretaria de Comunicação
Função:
É uma secretaria de importância ímpar, já que é o setor onde jornalistas e publicitários elaboram formas de simples compreensão para levar à comunidade. É o lugar responsável por fazer todos saberem o que o governo tem feito e conheçam cada um dos serviços públicos ao qual pode ter acesso.
Secretário:
André Espezim
Sobre: Espezim – que não tem nada em seu histórico profissional da aba ‘Equipe’ da Secretaria de Comunicação no site oficial da Prefeitura – é um homem bastante acessível e traz consigo um longo histórico político. Homem de confiança do prefeito, esforça-se para estar à altura de seu cargo mesmo que, muitas vezes, possa cometer equívocos. Sob seu comando, as redes sociais do Executivo passaram a responder de forma eficiente e a comunicação – que poderia ter mais atualizações em suas notícias – atende a imprensa com bastante presteza. Alguns nomes que trabalham para ele, como Julia Voigt, são de profissionais muito qualificados.
Desempenho: bom

Secretaria de Cultura
Função:
Cria as políticas públicas de incentivo à cultura. Lida com a biblioteca, a Fundação Cultural (com eventos de cinema e teatro), a Banda Municipal, a editora Cultura em Movimento e administra os editais e contratos, além de cadastrar produtores culturais. Cria eventos culturais de ruas, festivais e instalações artísticas, além de manter os museus.
Secretário:
Rodrigo Rogério Ramos
Sobre: vi Ramos pela primeira vez durante a administração de Sylvio Zimmermann. O homem tem um currículo impressionante, tendo passagem pelo reverenciado Magia de Natal, pela editora da FCBlu e presidido a Academia Blumenauense de Letras. As ações culturais estão muito reduzidas na cidade, mas em parte o culpa pode estar no pós-pandemia. Sua gestão passa longe de ser excepcional, mas também não é ruim nem de perto. Os novos equipamentos culturais do município apenas o abonam. Sua equipe tem nomes como a lendária Sueli Petry – a mais importante figura do estudo da História Blumenauense, independente do partido que governe a cidade – e Walter Salvador – cuja presença soou fora de contexto na diretora administrativa-financeira, mas não tem feito feio.
Desempenho: bom

Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Função:
Entre suas mais importantes funções, está fomentar o empreendedorismo e a inovação, agindo como incubadora para novos empresários. Além disso, trabalha no combate à pirataria, oferece cursos profissionalizantes e dá um suporte ao empreendedor similar ao Sebrae. Por isso, inclusive, conta com a elogiada Praça do Empreendedor.
Secretário:
Felipe Rodrigues
Sobre: desde que gerenciava a comunicação da Secretaria de Turismo sob o comando de Ricardo Stodieck, Felipe sempre teve um excelente desempenho. Depois foi para a Comunicação da Prefeitura e chegou a alçar o cargo de secretário, onde não decepcionou em nada. Como responsável público  por fomentar o empreendedorismo no município, ele tem mantido o alto padrão pelo qual sua pasta já é conhecida. Sua equipe, a citar Charles Schwanke, são pessoas extremamente dignas e qualificadas .
Desempenho: ótimo

Secretaria de Desenvolvimento Social
Função:
Implementa políticas públicas de proteção social, fomentando a inclusão produtiva, geração de renda e empregabilidade. Gere as inclusões no CadÚnico, o serviço de assistência social, os sistemas de habitação para populações de baixa renda, as políticas públicas contra drogas, a segurança alimentar, proteção do idoso, adolescente, criança e mulher, além de pessoas com deficiência. Comanda os conselhos tutelares, regularização fundiária, cozinha comunitária e banco de alimentos, além dos moradores de rua.
Secretária:
Patrícia Morastoni Sasse
Sobre: essa é uma pasta muito cara ao prefeito Mário Hildebrandt por ser o local que o forjou. Ele sempre foi bastante criterioso com suas escolhas e com Patrícia não foi diferente. Também sem biografia no site da prefeitura, Patrícia é formada em Ciências Sociais trabalhando na área desde 1993. Ela já tem experiência no cargo e tem sido bastante sensível em relação às pessoas que dependem de suas decisões. Tem feito um bom trabalho, de fato. A única coisa que a Secretaria ainda não aceitou é a liberação de pessoas com psicopatologias sem que estas estejam tratadas o suficiente para não oferecerem riscos à sociedade.
Desempenho: bom

Gerência de Inclusão Social
Secretária: 
Cleber Fonseca
Nota:
 indubtavelmente o funcionário público mais gentil e dedicado da cidade, Cléber é extremamente eficiente e merece todo o reconhecimento que existe.
Menção honrosa.

Secretaria de Educação
Função:
Importantíssima, implementa os sistemas nacionais de ensino, garantindo sua plena ação nas escolas municipais. Confecciona o calendário escolar, o cardápio de merendas e o currículo da Educação Básica. Também apóia a inclusão e o desporto.
Secretário:
Alexandre Matias
Sobre: Mathias não foi um bom vereador e certamente o PSDB merece nomes de maior para representá-lo. A forma como se elegeu pela primeira vez é caricata e muitos de seus projetos flertavam com o tragicômico. Sua escolha é eminentemente política e seu problema começa aí. Preencher o posto de Patrícia Lueders – que ficou por tanto tempo no mesmo cargo com pouquíssimas reclamações – torna o desafio ainda maior. Seu começo não está tão ruim, apenas indiferente e, quem sabe, com mais esforço, ano que vem será bom...
Desempenho: neutro

Secretaria de Manutenção de Conservação Urbana
Função:
É a responsável por manter a cidade bem conservada, como ruas limpas, bancos consertados e as gramas aparadas nas praças. Limpa os ribeirões, instala novos aparelhos em parques públicos, deixa a cidade sem lixo e é responsável pela Central Funerária.
Secretário:
Ricardo da Silva
Sobre: Ricardo está cursando técnico em Gestão Pública e tem experiência na área. Lembra-se quando Blumenau vivia cheia de instrumentos públicos (por exemplo bancos de praça ou fontes) quebrados? Isso tem ocorrido com menor intensidade. Com o competente Daniel Hostin na Iluminação Pública (e Sinalização Viária), Ricardo Bleil (Serviços Urbanos) e Luciano Müller (Manutenção dos Bairros), Blumenau tem ficado cada vez menos parecida com terra abandonada. Por ora, parece que aquele tempo de capim crescendo na rua está terminando.
Desempenho: ótimo

Secretaria de Obras
Função:
Todas as obras públicas são de sua responsabilidade. Novas ruas, calçadas, asfalto... É uma das secretarias com o maior orçamento, contando com fundos vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Eles drenam ribeirões, conservam encostas, criam rotatórias, novas ruas e fazem trabalho de zeladoria no aeroporto, na rodoviária, nos terminais urbanos, etc...
Secretário:
Michael Maiochi
Sobre: engenheiro civil pós-graduado em Defesa Civil e Engenharia Florestal, Maiochi tem longa experiência no setor público. As obras são constantes na cidade e isso é uma boa notícia. Contudo, é necessário garantir a qualidade do serviço de acabamento. A necessária calçada feita na Rua Itajaí (Vorstadt) foi uma ótima iniciativa, mas a qualidade do asfaltamento era baixa e a forma como areia e britas foram deixadas no pós-obras (ou quase pós) denota pouquíssimo capricho. Resolvendo isso, seu desempenho seria perfeito. Isso, claro, sem citar o quão desconectado soa o ex-vereador Jean Mantau na Obras Comunitárias.
Desempenho: muito bom

Secretaria de Parceria e Concessões
Função:
É a secretaria que faz o elo entre a iniciativa privada e o poder público. Quando o município constrói, por exemplo, uma praça, é esse setor que busca os empresários interessados em explorar o espaço recém-inaugurado.
Secretário:
Marcelo Althoff
Sobre: sua formação do Direito e experiência tanto com burocracias quanto com negócios o capacitam enormemente para o cargo. A cidade firmou excelentes parcerias sob sua gestão. Outras parcerias, como a praça da prefeitura – cuja licitação foi vencida pela empresa de dois ex-vereadores anteriormente cassados – soa um pouco desconfortável. Mas não desabona o serviço que tem feito.
Desempenho: muito bom

Direção de Estruturação de Parcerias e Concessões
Servidora: Cléber Luciano Santana
Nota: Santana é um homem quieto e bastante dedicado ao que faz. Tem longo histórico no Poder Público e certamente merece ser citado de forma honrosa aqui. Grande profissional.
Menção honrosa.

Secretaria de Planejamento Urbano
Função:
Setor importantíssimo, lida com o planejamento controlado da cidade. Seu crescimento inteligente. Lida com o Plano Diretor (que define, por exemplo,a altura máxima dos prédios), fiscaliza calçadas, o patrimônio cultural e a instalação de semáforos.
Secretário:
Éder Antônio Boron
Sobre: Boron é um excelente profissional e bastante qualificado. Porém, sua pasta apresenta projetos que nem sempre mostram ao que vieram. Fora de questionamentos sobre pontes, há citações mais diretas. A citar: instalar um semáforo em frente ao Hospital Santo Antônio – de acordo com vários moradores – tem sido visto com temor que tornar o tráfego ruim da via ainda pior. Certamente o Planejamento, Controle, Projetos, Mobilidade Urbana, Drenagem e até Cartografia, exigem muito. Alguns profissionais, como Patrícia Schwanke, têm um nível altíssimo, com resultados impressionantes. Mas, como um todo, dá para melhorar.
 Desempenho: neutro

Secretaria de Saúde
Função:
Talvez a mais importante de todas as secretarias, versa sobre os postos de saúde, ambulatórios gerais e hospitais públicos. Lida com a profilaxia de doenças (como a dengue), liderando as vigilâncias epidemiológica e sanitária.
Secretário:
Marcelo Barasuol Lanzarin
Sobre: Lanzarin é médico. Isso já é um excelente começo. O homem é acessível, humano, competente e tem experiência. Sua secretaria funciona muito bem. Os profissionais sob sua batuta, são bons. A Saúde Pública de nossa cidade está no mesmo nível de qualidade de Planos de Saúde em metrópoles. Excelente.
Desempenho: ótimo

Secretaria de Turismo
Função:
O fomento do turismo na cidade. É essa secretaria quem organiza a Oktoberfest e as demais festas. Também organiza grandes eventos, como o Réveillon. Está sob a tutela desse segmento o Parque Vila Germânica e tantas outras atrações pela cidade.
Secretário:
Marcelo Greuel
Sobre: Gruel é um péssimo secretário e sua gestão é uma das piores. Confuso, inacessível e pouco prático, ele demonstra pouquíssimo respeito pelas reais tradições do nosso povo. Sua experiência na área do Esporte não depõe ao seu favor. Mesmo antes da pandemia, ele já havia enfraquecido consideravelmente algumas de nossas festas e tradições. A última Oktober perdeu sua essência alemã – ganhando comida de outros lugares, estilos diversos de música e se perdendo na própria identidade. Ele apega-se a números (com comparações questionáveis) para dizer que teve sucesso, mas, a verdade, é que seus dois antecessores foram infinitamente mais importantes para nossa identidade do que ele. Eu o colocaria como segundo pior secretário de Turismo nos últimos 30 anos. Resta esperar que melhore antes que nossa festa mais querida se torne apenas mais uma micareta.
Desempenho: péssimo

Secretaria do Meio Ambiente
Função:
Responsável pelo licenciamento e fiscalização ambiental, protege e recuperam a natureza, quando necessário. Monitora o nível do rio, o desenvolvimento rural, ações de educação ambiental, feiras ao ar livre, proteção do bem-estar animal e o Parque São Francisco.
Secretário:
Jefferson Edemar Voigtlaender
Sobre: Voigtlaender é advogado pós-graduado em Gestão Ambiental. Já circulou por vários cargos na Prefeitura de Blumenau e lida bem com uma pasta que nem sempre recebe a atenção que merece. Tatiana Regina Lenzi Alvise  - conhecida e tão querida por seu importante trabalho na Rede Feminina de Combate ao Câncer – tem trazido dignidade para o Bem-Estar Animal merece e que nunca nenhum diretor do Cepread teve competência para demonstrar.
Desempenho: muito bom

Seterb
Função: 
Basicamente, consiste no departamento de trânsito de Blumenau. É o responsável pelo aeroporto, pela concessão do transporte coletivo, pela criação de pontos de ônibus, novas linhas, horários e por sua tarifa. Também compreende a Guarda Municipal de Trânsito, as multas, a rodoviária e o fluxo do tráfego (em parceria com o planejamento).
Secretário:
Alexandro Eduardo Fernandes
Sobre: o antigo Seterb sempre foi um câncer. Um dos piores lugares da Administração Pública blumenauense. Desde que o ex-prefeito Napoleão Bernardes ajudou no fim do Consórcio Siga e a Autoviação Piracicabana (hoje Blumob) chegou da forma mais estranha possível, o órgão iniciou uma decadência que nunca terminou. Fernandes era governo na época. A relação do Executivo – que sempre se porta como refém de uma empresa abusiva – é terrível. Certamente, a gestão de Fernandes é a pior da cidade. Há muito pouco a se elogiar, infelizmente.
Desempenho: o pior secretário de todos.

Direção de Transportes
Servidora: Lairto Leito
Nota: Lairto é acessível e muito ponderado no que faz. Um homem inteligente com boas intenções para o contribuinte, é certamente o melhor que essa secretaria tem a oferecer.
Menção honrosa.

Praça do Cidadão
Função:
Atende direto à comunidade, onde concentra todos os atendimentos da prefeitura.
Diretor:
Valdir Mueller
Sobre: A Praça foi uma excelente criação de Napoleão Bernardes enquanto prefeito, mas sempre foi difícil de administrar. O primeiro grau de contato do contribuinte com a Prefeitura, ela exige compromisso, competência e celeridade. Já teve nomes bons como o advogado Jairo Santos e ruins como Geraldo Pfiffer (que, inclusive, tentou nos processar por não saber lidar com críticas demonstrando um comportamento pouquíssimo republicano). Valdir, infelizmente, tem dito um desempenho muito fraco frente ao órgão e não é raro haver críticas sobre sua gestão, infelizmente.
Desempenho: péssimo

Praça do Empreendedor
Função:
Uma mistura de Sebrae com a Praça do Cidadão, é fundamental para o empreendedor blumenauense, principalmente de pequeno porte.
Diretor:
Rafael Phillipe de Oliveira
Sobre: uma das melhores idéias do Executivo blumenauense nos últimos anos (também legado de Napoleão), a Praça do Empreendedor foi um divisor de águas para o empreendedorismo local de pequeno porte. Entidade que sempre teve a ‘sorte’ de contar com bons diretores, repetiu o caso no caso de Oliveira, que demonstra capacidade e comprometimento em seu cargo.
Desempenho: muito bom

Atendimento da Praça do Empreendedor
Servidora: Márcia Regina de Carvalho
Nota: indo muito além da sua obrigação, Márcia coleciona elogios atendendo com carisma, cuidado e uma eficiência impressionante. É um nome que merece atenção.
Menção honrosa.

Procon
Função:
Instituto de Defesa ao Consumidor,garante que más empresas não prejudiquem seus clientes. Tem atendimento itinerante e busca mediar os problemas antes da judicialização.
Diretor:
Alexandre Pereira Caminha
Sobre: sempre gostei do trabalho de Caminha frente o Procon, mas desaprovei firmemente seu desempenho como vereador. Advogado especializado em Direito do Consumidor, ele foi referência no estado – e talvez além – sobre gestão do Programa. Seus índices de atendimentos finalizados com sucesso são autos e empresas que tentaram abusar do consumidor blumenauense realmente sentiram o peso da punição.
Desempenho: ótimo

Urb
Função:
A Companhia de Urbanização de Blumenau, em tese, nem deveria ainda existir. No passado, foi ninho de corrupção e pouco se salvou de lá. Ela consiste, basicamente, em uma espécie de empreiteira pública municipal. Não parece mesmo ter como dar certo.
Secretário:
Edson Francisco Brunsfeld
Sobre: a URB já foi a Chernobyl da corrupção blumenauense. Tanto que, em gestões passadas foi extinta (ou assim fizeram parecer) e nessa foi reativada. Brunsfeld é macaco velho. Está na política faz muito tempo. Engenheiro, foi diretor de Obras nos anos 80, secretário da pasta nos 90, presidente da URB na mesma década, vereador, vice-prefeito, secretário de Articulação Política e diretor geral da Câmara (além de um velho conhecido do Ministério Público). Seu trabalho aqui, no entanto, tem sido bastante positivo. As obras – com exceção do asfalto vagabundo e as falas criadas nas ruas recém-pavimentas – são muito boas e sua gestão tem conseguido deixar Blumenau com a positiva aparência de uma cidade bem cuidada.
Desempenho: bom

Melhor vereador
Nome: Almir Vieira
Sobre: Vieira praticamente saiu da caserna direto para a vida pública. Homem pragmático e direto, teve um desempenho respeitável no Executivo e, chegando ao Legislativo, soube modular seu jeito, tornando-se alguém que aprendeu a acolher a sociedade. De projeto combatendo a pobreza menstrual, até inclusão dos autistas e pedido de CPI contra a Casa São Simeão (asilo que vive às voltas de acusações de corrupção), ele cresceu perante o eleitor e cresceu politicamente também. A prova disso é sua vitória à Presidência da Câmara.

Pior vereador
Nome: Carlos ‘Alemão da Alumetal’ Wagner
Sobre: Wagner surgiu como líder comunitário e, enquanto vereador, raramente tomou decisões coerentes. Um parlamentar atrapalhado envolto em conceitos pouco inteligentes, soa como um chihuahua que ao latir pensa ser um rottweiler. Felizmente ele já está no final de sua vereança e muito raramente voltará. Poderia ser até o sucessor espiritual do ex-vereador Oldemar Becker, porém Becker tinha bons projetos em parques para crianças cadeirantes, por exemplo.

Apoio Técnico ao Programa do Vereador Mirim
Servidor: Ramsés Oliveira Costa
Nota: profissional extremamente gabaritado que é parte importantíssima da engrenagem que faz a Câmara Mirim funcionar. O Legislativo jovem já apresentou nomes promissores, como a ex-vereadora mirim Marcela Farias e, sem a eficiência de Ramsés, tal sucesso talvez não tivesse tamanho alcance.
Menção honrosa.

Todas as opiniões expressas aqui são um reflexo exclusivo dos pensamentos de seu redator.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE