Lula escolhe política econômica que já deu errado antes

Lula escolhe política econômica que já deu errado antes
Foto: Divulgação

Wednesday, 08 February 2023

Em entrevista à CNN nesta terça, o ex-presidente do Banco Central (BC) avaliou que não há motivos "racionais" para a mudança de postura de Lula quanto ao papel do BC.

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (7), o ex-presidente do Banco Central (BC), Gustavo Loyola, avaliou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem optado por uma política econômica que se provou equivocada no passado e que não há motivos “racionais” para a mudança de postura em relação ao seu primeiro mandato, em 2003.

“Talvez a questão do presidente Lula com o BC seja mais psiquiátrica do que de fato econômica. Não sei porque Lula busca um modelo que deu errado e abandona um modelo que deu certo”, disse Loyola.

“O primeiro mandato dele foi muito bom em termos econômicos. Se ele não interferiu no BC no primeiro mandato, por que vai interferir agora? Só porque o BC tem uma autonomia formal? Eu acho que é difícil de explicar a atitude do presidente do ponto de vista racional. A verdade é que ele está escolhendo o modelo que deu errado, da ex-presidente Dilma Rousseff.”

Na visão do ex-presidente do BC, a autarquia desempenha um “excelente trabalho” no controle da escalada inflacionária e “tem toda razão em manter juros em 13,75%”.

“As expectativas de inflação estão acima da meta, as perspectivas são negativas do ponto de vista fiscal e as próprias palavras do presidente da República, totalmente equivocadas, só fazem piorar a situação, porque aumentam as incertezas, afetam preços dos ativos, e isso dificulta o trabalho do BC”, declarou.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE