O péssimo número para Lula na nova pesquisa Ipec
Foto: DivulgaçãoTuesday, 21 March 2023
Entenda.
Além de captar uma aprovação pior em início de governo do que nos seus outros mandatos, a última pesquisa Ipec revelou que quase metade dos brasileiros (44%) acredita que há risco de o país “virar comunista” com o retorno do PT ao poder.
É uma péssima notícia para Lula, e integrantes do governo admitiram isso à coluna.
A leitura de auxiliares do presidente é simples.
Primeiro, para eles, a polarização continua extremamente viva no Brasil, bem mais forte que na época em que o PT e o PSDB disputavam o poder. Segundo, ela não arrefeceu após as eleições.
Depois, essa estapafúrdia ideia relacionada ao comunismo mostra como a extrema-direita conseguiu não só chegar ao poder, mas inocular o “antiesquerdismo” em uma parcela enorme da população brasileira.
A pesquisa mostra dados tão absurdos que assusta. Para além dos 44% que acreditam nessa possibilidade de o país ter um regime comunista, 31% dizem ter certeza que ela vai vigorar no Brasil no terceiro governo Lula.
Na política, o que vale mesmo é a narrativa. Lula era tido como carta fora do baralho. Voltou a governar o país. Tudo indica que Bolsonaro estará inelegível em 2026, mas seus filhos acreditam que – se isso ocorrer – o ex-presidente será o maior cabo eleitoral do país.
Nesse enredo entre dois polos, o bolsonarismo continuará a incensar o medo – usando o PT e o “comunismo” – para tentar voltar ao poder. O que a legenda esquerdista fará… isso saberemos nos quatro anos do terceiro mandato de Lula.