Comissão da Câmara quer auxiliar na solução do caso da barragem de José Boiteux

Wednesday, 12 July 2017
Na última enchente, ocorrida no início de junho, membros da comunidade indígena ocuparam a barragem em protesto ao não atendimento de suas reinvindicações.
A Comissão Legislativa Temporária Especial de Acompanhamento do Cronograma de Manutenção de Comportas, Diques de Contenção e Estação de Bombeamento se reuniu na noite de segunda-feira (10/07). A reunião, realizada na sala das comissões da Câmara, contou com a presença dos vereadores Jens Mantau (PSDB), Ricardo Alba (PP) e Professor Gilson (PSD), do diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, Michael Maiochi, do diretor da Defesa Civil da Secretaria de Defesa do Cidadão, Adriano da Cunha, e do representante da empresa ACM Soluções Elétricas – responsável pela manutenção de cinco diques e uma comporta – Argemiro Corrêa, além de representantes dos diques.
Um dos assuntos abordados foram os problemas relacionados à manutenção da barragem Norte, em José Boiteux. Na última enchente, ocorrida no início de junho, membros da comunidade indígena ocuparam a barragem em protesto ao não atendimento de suas reinvindicações. Uma comissão estadual, liderada pelo deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), negociou uma alternativa com os índios naquela oportunidade e a barragem passou a ser operacionalizada manualmente.
O vereador Jens Mantau, presidente da Comissão Temporária de Comportas e Diques, disse que para a próxima reunião serão convidados os representantes do Estado para trazer informações a respeito das condições da barragem de José Boiteux. “É muito importante que possamos saber o que está sendo feito também por parte do Estado, pois isso reflete diretamente na nossa cidade”, ressaltou. Serão convocados também os deputados estaduais Jean Kuhlmann, Ana Paula Lima (PT) e Ismael dos Santos (PSD) para prestarem informações acerca do que vem sendo pleiteado com relação às barragens.
O grupo vai solicitar à Defesa Civil estadual uma visita à barragem Norte ainda neste mês de julho.
Serviços de manutenção e Julho Laranja
Além das preocupações com a Barragem Norte, o grupo também relatou como é feito o serviço de manutenção dos equipamentos e de limpeza, destacando os entraves burocráticos, orçamentários e outros problemas que impedem a fluidez dos trabalhos. O representante da ACM Soluções Elétricas abordou os trabalhos desenvolvidos pela companhia e explicou que a empresa faz periodicamente testes com motores das bombas e o atendimento nas situações de calamidades, como nas enchentes, conforme contrato firmado com o município.
O relator da Comissão, vereador Ricardo Alba, fez questionamentos sobre as limpezas dos rios e córregos nas áreas próximas aos diques. “O mato não pode impedir a fluidez do escoamento da água”, observou Alba.
Michael disse que seria ideal que houvesse uma autorização de limpeza para cada área em que ela é necessária. Explicou que por parte da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Faema), os licenciamentos ambientais estão sendo encaminhados. “Os problemas se referem à questão orçamentária e também aos equipamentos, pois alguns não são adequados para determinada remoção de lixo”.
A Comissão também ouviu o relato do representante da Defesa Civil sobre o simulado de prevenção realizado na Fortaleza Alta, no último sábado (08/07). A ação fez parte da programação do Julho Laranja, instituído por projeto de lei que teve origem na Câmara de Vereadores, em 2015, com o objetivo de conscientizar a população sobre desastres naturais. Adriano disse que foi um evento bem-sucedido, com grande participação das famílias moradoras das ruas das Bromélias e Fritz Georg, onde a ação ocorreu.
A próxima reunião da Comissão ficou marcada para o dia 14 de agosto, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, oportunidade em que serão abordadas as questões ambientais relacionadas à limpeza e conservação dos rios e córregos, procedimentos necessários para o bom funcionamento dos diques e comportas, bem como a situação da barragem de José Boiteux.