Comissão da Câmara quer auxiliar na solução do caso da barragem de José Boiteux

Comissão da Câmara quer auxiliar na solução do caso da barragem de José Boiteux
Foto: Divulgação

Wednesday, 12 July 2017

Na última enchente, ocorrida no início de junho, membros da comunidade indígena ocuparam a barragem em protesto ao não atendimento de suas reinvindicações.

A Comissão Legislativa Temporária Especial de Acompanhamento do Cronograma de Manutenção de Comportas, Diques de Contenção e Estação de Bombeamento se reuniu na noite de segunda-feira (10/07). A reunião, realizada na sala das comissões da Câmara, contou com a presença dos vereadores Jens Mantau (PSDB), Ricardo Alba (PP) e Professor Gilson (PSD), do diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, Michael Maiochi, do diretor da Defesa Civil da Secretaria de Defesa do Cidadão, Adriano da Cunha, e do representante da empresa ACM Soluções Elétricas – responsável pela manutenção de cinco diques e uma comporta – Argemiro Corrêa, além de representantes dos diques.

Um dos assuntos abordados foram os problemas relacionados à manutenção da barragem Norte, em José Boiteux. Na última enchente, ocorrida no início de junho, membros da comunidade indígena ocuparam a barragem em protesto ao não atendimento de suas reinvindicações. Uma comissão estadual, liderada pelo deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), negociou uma alternativa com os índios naquela oportunidade e a barragem passou a ser operacionalizada manualmente.

O vereador Jens Mantau, presidente da Comissão Temporária de Comportas e Diques, disse que para a próxima reunião serão convidados os representantes do Estado para trazer informações a respeito das condições da barragem de José Boiteux. “É muito importante que possamos saber o que está sendo feito também por parte do Estado, pois isso reflete diretamente na nossa cidade”, ressaltou. Serão convocados também os deputados estaduais Jean Kuhlmann, Ana Paula Lima (PT) e Ismael dos Santos (PSD) para prestarem informações acerca do que vem sendo pleiteado com relação às barragens.

O grupo vai solicitar à Defesa Civil estadual uma visita à barragem Norte ainda neste mês de julho.

Serviços de manutenção e Julho Laranja

Além das preocupações com a Barragem Norte, o grupo também relatou como é feito o serviço de manutenção dos equipamentos e de limpeza, destacando os entraves burocráticos, orçamentários e outros problemas que impedem a fluidez dos trabalhos. O representante da ACM Soluções Elétricas abordou os trabalhos desenvolvidos pela companhia e explicou que a empresa faz periodicamente testes com motores das bombas e o atendimento nas situações de calamidades, como nas enchentes, conforme contrato firmado com o município.

O relator da Comissão, vereador Ricardo Alba, fez questionamentos sobre as limpezas dos rios e córregos nas áreas próximas aos diques. “O mato não pode impedir a fluidez do escoamento da água”, observou Alba.

Michael disse que seria ideal que houvesse uma autorização de limpeza para cada área em que ela é necessária. Explicou que por parte da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Faema), os licenciamentos ambientais estão sendo encaminhados. “Os problemas se referem à questão orçamentária e também aos equipamentos, pois alguns não são adequados para determinada remoção de lixo”.

A Comissão também ouviu o relato do representante da Defesa Civil sobre o simulado de prevenção realizado na Fortaleza Alta, no último sábado (08/07). A ação fez parte da programação do Julho Laranja, instituído por projeto de lei que teve origem na Câmara de Vereadores, em 2015, com o objetivo de conscientizar a população sobre desastres naturais. Adriano disse que foi um evento bem-sucedido, com grande participação das famílias moradoras das ruas das Bromélias e Fritz Georg, onde a ação ocorreu.

A próxima reunião da Comissão ficou marcada para o dia 14 de agosto, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, oportunidade em que serão abordadas as questões ambientais relacionadas à limpeza e conservação dos rios e córregos, procedimentos necessários para o bom funcionamento dos diques e comportas, bem como a situação da barragem de José Boiteux.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE